Plantando o futuro em duas rodas

Projeto de músico-motociclistas une ação de reflorestamento da Mata Atlântica, música e motos.

Por Leandro Alvares

Três músicos, a bordo de suas motocicletas, cruzarão o Brasil de norte a sul numa viagem que deve demorar um ano. Até ai nenhuma novidade, afinal, é comum ver empresários, profissionais liberais e pessoas de todos os tipos em suas motos encarando estradas e trilhas brasileiras, na crescente onda do moto turismo.

No entanto, os artistas motociclistas fazem parte da banda 3HD e a partir de maio promoverão shows em 22 cidades litorâneas no projeto “Plantando o Futuro em duas rodas”.

A ação de cidadania tem como finalidade levar reflorestamento às áreas degradadas na Mata Atlântica, a mais importante área verde da costa brasileira. A vegetação, que está sendo destruída pela ação do homem, é também uma defensora dos animais remanescentes, cujo habitat se reduz a cada ano.

O projeto é, portanto, uma forma de conscientizar população e motociclistas para a necessidade de defender o verde e o meio ambiente. Na primeira etapa do trabalho, estão sendo identificadas as áreas com necessidades específicas de reflorestamento.

As mudas de árvores para esta fase serão doadas pela Fundação SOS Mata Atlântica, que apóia a iniciativa da banda em forma de assessoria e estuda a melhor forma de distribuir a nova vegetação para a população local. Também estão sendo contatadas as prefeituras, para se estabelecer programas de manutenção das áreas beneficiadas com o plantio.

“Já existem técnicas e mecanismos para que a pessoa que receber a muda a plante e cuide dela até virar árvore”, disse Sérgio Hinds, músico e organizador do projeto. “Se cada pessoa no planeta plantar e cuidar de uma única árvore, resolveremos o problema do aquecimento global. Acho que não é pedir muito”, acrescentou.

A banda 3HD é formada pelos músicos Sérgio Hinds (guitarra e vocal), Humberto Zigller (bateria) e Carlos Paga, ou Mad Dog (baixo, guitarra e sax). Além da música, os três são apaixonados por motos. Unir a máquina de duas rodas e a música em uma ação social foi a forma encontrada pelos integrantes para tentar amenizar os efeitos do gás carbônico no meio ambiente.

Num momento em que todo o mundo, inclusive os EUA e alguns conglomerados industriais, discute como diminuir a presença do dióxido de carbono na atmosfera, o projeto “Plantando o Futuro em duas rodas” quer contribuir para uma melhor qualidade de vida das futuras gerações.

“O meu prazer de pilotar uma motocicleta também ajuda a emitir gases poluentes e precisamos dar nossa contribuição pela preservação do meio ambiente e na luta contra o gás carbônico”, destacou Hinds.

Nos shows, programados para 22 municípios — a serem definidos — do litoral brasileiro, a banda 3HD vai fazer o lançamento do CD “Os três harlistas” e a verba arrecadada na venda será revertida em prol da AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência).

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br