Petrobras inaugura posto para elétricos

A Petrobras Distribuidora inaugurou, 10 de junho, no Rio de Janeiro, o primeiro posto para recarregar veículos elétricos a partir de energia solar. Desenvolvido com tecnologia 100% nacional, o Eletroposto vem atender uma demanda de veículos elétricos que, segundo pesquisas, registra um crescimento estimado em 50% ao ano.  Atualmente, as motos elétricas já formam uma frota de 300 unidades no país, das quais 180 no Rio de Janeiro, onde circulam duas dezenas de automóveis com a mesma característica ou híbridos.

A energia solar é captada por um conjunto de 28 módulos reunidos em painéis fotovoltaicos que gera 184 volts em corrente contínua, cuja potência é convertida por um Inversor em energia trifásica alternada de 220 volts. A energia resultante é oferecida nos pontos de recarga de motos e carros em tomadas de 110 ou 220 volts. Em caso de ausência de luz solar ou demanda de recarga maior do que a projetada, o inversor capta energia da rede externa.

“Trata-se de mais uma iniciativa da Petrobras Distribuidora no sentido de consolidar seu compromisso de reduzir a emissão de dióxido de carbono, buscar a eficiência energética e estimular a pesquisa de energias renováveis”, explica o Diretor da Rede de Postos de Serviço, Edimario Oliveira Machado. Segundo ele, o Eletroposto oferecerá possibilidade de recargas pontuais de 1h a 3h ou a troca de baterias descarregadas por carregadas.

Segundo o gerente de Tecnologia e GNV da Rede de Postos, Paulo da Luz, na fase inicial, a cobrança no Posto Parque das Rosas será fixa por recarga, independente da duração (mínimo de 1 hora), a R$ 5. O custo é o mesmo para a substituição da bateria descarregada por outra carregada. Com a instalação de novos postos, o valor deverá ser cobrado por tarifadores individuais de energia. Em geral, uma recarga completa permite uma autonomia média de 40 km para a moto e 60 km para um carro elétrico, sendo que o consumo gira em torno dos 1,2 kWh.

Foto: Alexandre Brum



Fonte:
Agência Infomoto




Compartilhe essa notícia

Receba notícias de moto.com.br