NOVA SUZUKI GSX-R750 CHEGA ÀS LOJAS

Modelo 2007 desta superesportiva será comercializado por R$ 60.270,00.

Por Thiago Fuganti

A segunda quinzena de setembro marcará a chegada de outro modelo 2007 da Suzuki nas concessionárias autorizadas de todo o Brasil. Dedicada aos apreciadores de motocicletas superesportivas, a GSX-R750 continuará sendo reverenciada por seus traços de modernidade, robustez e velocidade, mas desta vez numa versão mais compacta e de melhor design aerodinâmico.

O lançamento conta com um motor de 750cc completamente novo, mais compacto e leve, garantindo maior potência e maior amplitude de rotação. Com novas dimensões de diâmetro e curso, 70mm x 48,7mm (contra 72mm x 46mm) a distância entre os mesmos também diminuiu, de 80mm para 76mm, resultando num propulsor estreito.

O sistema SRAD fornece alimentação forçada por ar pressurizado dentro do filtro de ar em altas velocidades, aumentando a eficiência do motor e a resposta de aceleração. Outra novidade na GSX-R750 é o SAES (Sistema de Exaustão Avançado Suzuki) em aço inox, que ajuda a baixar o centro de gravidade, centralizar a massa e melhorar a aerodinâmica.

Este aparato de exaustão é provido de catalisador e sensor de oxigênio, reduzindo a emissão de poluentes no meio ambiente. Além disso, o modelo conta com o sistema PAIR, controlado pela ECM (Engine Control Module) e baseado na posição das acelerações e na rotação do motor.

Um escapamento projetado para aumentar o torque está posicionado abaixo do motor, dentro da carenagem inferior. Uma ponteira lateral menor devido à aerodinâmica está posicionada logo atrás da pedaleira direita. Com a maior parte do escapamento embaixo da motocicleta, o centro de gravidade fica mais próximo ao solo, melhorando a performance nas curvas.

A GSX-R750 é 15mm menor no seu comprimento total e 25mm mais enxuta em sua  altura total, ao ser comparada ao modelo anterior. O assento é 15mm mais baixo, e as pedaleiras podem ser ajustadas em três diferentes posições, sendo 14mm na horizontal e vertical. A posição do pedal de câmbio também pode ser ajustada, para acomodar às mudanças de posição das pedaleiras.

O tanque de combustível, com capacidade de 16,5 litros, é mais curto e o assento foi movido à frente, aperfeiçoando o conforto do piloto. O novo chassi foi totalmente construído em liga de alumínio fundido, incluindo nesse processo a secção da coluna de direção vazada e duas longarinas laterais/secção da articulação central da balança traseira.

A balança traseira, em liga de alumínio e com perfil retangular, é fundida e mais rígida. O diâmetro do eixo da balança foi reduzido para 22mm (de 25mm) e a balança é 35mm mais longa, podendo distribuir o mesmo curso da roda traseira sem afetar a geometria do chassi, o que facilita o piloto a sentir a suspensão e a tração da roda traseira.

A nova Suzuki possui, ainda,  um novo sistema de link na suspensão traseira, cujos braços forjados em liga de alumínio são conectados ao chassi e ligados a um link central do mesmo material.

Novos e maiores freios a disco dianteiros (310mm contra 300mm) trabalham com pinças e cilindro mestre radiais. Um novo pistão simples da pinça de freio traseiro é aproximadamente 50g mais leve.

O compacto e leve painel de instrumentos caracteriza-se por um conta-giros analógico controlado por motor de passo, com velocímetro digital LCD. Outros LCD´s incluem duplo hodômetro parcial, relógio, reserva de combustível, marcha engatada, temperatura do motor e status da injeção eletrônica.

O modelo pode ser encontrado nas cores preta, azul, preta/vermelha e preta/amarela. Vale lembrar que a moto possui um ano de garantia sem limite de quilometragem e que as concessionárias autorizadas Suzuki oferecem serviço especializado, com mecânicos treinados e peças originais de reposição.

Em termos financeiros, a GSX-R750 sairá por R$ 60.270,00 — valor sujeito à alteração sem prévio aviso. Para mais informações sobre toda linha de motocicletas Suzuki, basta acessar o site www.suzukimotos.com.br ou ligar para 0800 707 80 20 em horário comercial.¬

FICHA TÉCNICA

Motor: 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, refrigeração líquida, com SRAD
Cilindrada: 750 cm³
Diâmetro x Curso: 70,0 X 48,7 mm
Taxa de Compressão: 12,5:1
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de Transmissão: Corrente
Sistema de Lubrificação: Cárter Úmido
Alimentação: Injeção eletrônica
Tipo de Ignição: Eletrônica Digital
Sistema de Partida: Elétrica
Comprimento Total: 2.040 mm
Largura Total: 715 mm
Altura Total: 1.125 mm
Entre Eixos:
1.400 mm
Vão Livre: 130 mm
Altura do Assento: 810 mm
Peso Seco: 163 kg
Suspensão Dianteira: Telescópica invertida de amortecimento hidráulico, mola espiral, pré-carga da mola  ajustável, força de amortecimento de compressão e retorno ajustáveis
Suspensão Traseira: Balança de amortecimento hidráulico tipo link, mola espiral, pré-carga da mola ajustável, força de amortecimento e compressão ajustáveis
Freio Dianteiro: Duplo disco ventilado flutuante de 310 mm, mordido por pinça deslizante de 4 pistões opostos de acionamento hidráulico
Freio Traseiro: Disco ventilado de 220 mm, mordido por pinça deslizante de 2 pistões opostos de acionamento hidráulico
Pneu Dianteiro: 120/70 ZR17M/C (58W) sem câmara
Pneu Traseiro: 180/55 ZR17M/C (73W) sem câmara
Tanque: 16,5 litros
Óleo do Motor: 2,50 litros (com troca de filtro)
Potência Máxima: 150 HP a 13.200 RPM
Torque Máximo: 8.8 Kgf.m a 11.200 RPM
Cores: Azul, Preta, Preta/Vermelha, Preta/Amarela


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br