NOVA HONDA CB 600F

Modelo 2006 é apresentado sob o slogan "desempenho, conforto e segurança".

Por Fredy

Determinada a se manter entre as motos mais cobiçadas pelo público que aspira por status e esportividade, a versão 2006 da Honda CB 600F chegou ao mercado no último mês com visíveis alterações, a começar pela cor. O modelo, de estilo "naked" (sem carenagem), recebeu a nova tonalidade amarela metálica, além da cor preta, mantendo suas características como robustez mecânica e boa dirigibilidade.

Vencedora do Prêmio Imprensa Automotiva 2005, na categoria "Melhor Moto Nacional", concedido pela Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), a esportiva de média cilindrada desponta no cenário motociclístico com motor DOHC (Double Over Head Camshaft) 4 tempos, 4 cilindros e 16 válvulas, com duplo comando de válvulas no cabeçote, de 599 cm³, que gera potência máxima de 96,5 cv a 12.000 rpm e torque máximo de 6,43 kgf.m a 9.500 rpm.

Compacto e leve, em regime de média e alta aceleração, o propulsor alcança elevadas rotações que podem chegar aos 13.000 rpm. O torque e a potência disponíveis desde as baixas rotações permitem pilotar com segurança também em velocidades mais baixas sem falhas na aceleração.

O tanque de combustível, com capacidade para 17,3 litros, tem formato que permite o encaixe perfeito das pernas do piloto. As tampas laterais são compactas e harmonizam com a rabeta afilada, que traz a lanterna integrada. Os pára-lamas têm desenho aerodinâmico, e o traseiro traz suporte de placa esportivo.

Para favorecer o conforto, o guidão é posicionado de forma que o piloto fique mais próximo da coluna de direção. Os pedais são recuados e o câmbio tem curso reduzido, visando à agilidade na troca de marchas. Com isso, a posição natural se aproxima mais do centro de gravidade, aumentando consideravelmente a maneabilidade da motocicleta na pilotagem esportiva.

O assento, em dois níveis e feito com espuma moldada, é ergonômico, garantindo uma pilotagem agradável em percursos longos, além de ser dotado de ganchos retráteis para fixação de volumes. Sob o banco também há um espaço disponível para acondicionar pequenos objetos. Em linha com o assento, o escapamento, do tipo 4 x 2 x 1 e feito de aço inoxidável, tem a saída lateral sob a rabeta e uma proteção térmica em toda a sua extensão.

O painel de instrumentos tem acabamento e é totalmente eletrônico. Tem dois mostradores com velocímetro e tacômetro, relógio, um visor de cristal líquido que informa a distância percorrida (total e parcial) e marcador da temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Para facilitar o monitoramento de algumas funções, o painel é equipado com luzes que indicam farol alto, pressão do óleo, posição "neutro" e combustível na reserva quando o volume atinge 2,6 litros no tanque.

O farol dianteiro de formato oval tem duas lâmpadas sobrepostas de 55W cada, instaladas em um refletor de corpo duplo, proporcionando maior capacidade de iluminação e durabilidade. O conjunto óptico, feito de policarbonato e alumínio, dispõe de refletores com 180 mm de diâmetro e traz o sistema "Piggy Back", que consiste em lâmpadas de filamento único, uma para o farol alto e outra para o baixo, resultando em menor ofuscamento para os condutores que trafegam em sentido contrário e menor índice de dissipação.

Com peso seco de 181 kg, a motoca apresenta considerável relação peso x potência: 1,88 kg para cada 1 cv do motor, comprovando sua vocação esportiva. Colabora para a performance o câmbio de seis marchas, de acionamento suave e de engates precisos.

O chassi - do tipo Diamond Frame, monotrave, estampado em aço de secção retangular - é compacto e utiliza o bloco do motor como parte integrante de sua estrutura. A suspensão dianteira telescópica tem curso de 120 mm, enquanto a traseira, monoamortecida com balança de alumínio, tem curso de 127 mm e oferece 7 posições de regulagem da tensão da mola.

O modelo utiliza freio dianteiro a disco duplo flutuante com cáliper de pistão duplo e diâmetro de 296 mm e na traseira, a disco de pistão simples com diâmetro de 220 mm. Os pneus radiais largos, sem câmara e de perfil esportivo, são montados em rodas de liga leve aro 17" de três braço:, o dianteiro é do tipo 120/70 ZR-17M/C 58W, enquanto o traseiro tem a configuração 180/55 ZR-17M/C 73W.

Para maior proteção, a Honda CB 600F Hornet é dotada do sistema H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), em que a chave possui um chip que envia uma mensagem ao módulo de ignição, liberando o motor para o funcionamento. Para proporcionar segurança, a motocicleta também contém um interruptor que impede o engate da primeira marcha com o cavalete lateral abaixado.

A moto é comercializada em toda a rede de concessionárias Honda com preço sugerido de R$ 30.837, incluindo um ano de garantia, sem limite de quilometragem.




Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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