NOVA GERAÇÃO DE CAPACETES

BMW inova no projeto do Motorrad System 5.

Por Fredy

Famosa pela beleza e tecnologia de suas motos e carros, a BMW também busca aumentar sua visibilidade por meio dos acessórios. O novo capacete Motorrad System 5, projetado para os aventureiros das duas rodas, ratifica os ideais da montadora alemã, cada vez mais atuante no mercado brasileiro.

A novidade, chamativa por seu aspecto esportivo, atende aos mais elevados padrões aeroacústicos. O nível de ruído a 100 km/h é de apenas 86 decibéis, o que torna o capacete como um dos articulados mais silenciosos já construídos. Ainda oferece como acessório a tecnologia Bluetooth, que permite a comunicação sem fios e sem cabos entre piloto e garupa.

O novo System 5 conta com uma camada exterior composta de um laminado de fibra de vidro, carbono e kevlar (um polímero resistente ao calor), fabricada por um processo de pressão a quente. Em termos de aerodinâmica, o projeto da BMW permanece em posição neutra em relação à corrente de ar e apresenta apenas uma pequena resistência ao ar quando o piloto gira a cabeça.

No quesito segurança, obteve-se um alto nível de amortecimento de impacto por meio da segmentação individual, ajustada de acordo com a carga, da camada EPS (poliestireno expandido) do capacete em oito segmentos isolados.

A seção do queixo pode ser aberta ou fechada com uma mão. A responsável por esta praticidade é uma nova mecânica com cabos Bowden. A entrada de ar também é simples de regular. A ventilação do visor, que pode ser fechada, funciona por meio de um botão deslizante na área do queixo. A ventilação da cabeça possui dois ajustes na área da testa. Na parte de trás da cabeça a corrente de ar é regulada por um controle deslizante variável. Aberturas para exaustão do ar encontram-se na área de baixa pressão, maximizando a corrente de ar na parte interna do capacete.

O movimento de torção do capacete é evitado pela fixação de uma faixa protetora da nuca à direita e à esquerda da tira protetora do queixo. Em caso de acidente o capacete permanece na melhor posição possível e protege a cabeça. No revestimento da tira protetora do queixo estão fixados os chamados Noiseflaps. Eles são responsáveis por um bom isolamento do capacete e mantêm as turbulências afastadas da área do ouvido.

O System 5 pesa cerca de 1,69 kg. Ele possui um equipamento interno Dupont-Coolmax ativado pela respiração e que pode ser removido para limpeza. Seu visor tridimensional é curvo, resistente a arranhões e revestido com proteção antienvasante.

O sistema independente de veículo e chamado WCS-1 (Wireless Communication System ou Sistema de Comunicação sem Fio) é incorporado no capacete. Ele é composto de dois microfones na área da testa, um processador de sinal digital (DSP) para filtrar ruídos espúrios e do vento, um circuito principal com o módulo Bluetooth, dois alto-falantes e um conjunto integrado de bateria. Do lado esquerdo situa-se um painel de controle com três botões para as funções "On/Off/Select" (entre elas as funções "Pairing", que conecta os sistemas de comunicação, e "Multifunção" para ligação com outros equipamentos), assim como para os comandos de volume "+" e "-".

É possível ouvir com clareza as vozes dos participantes de uma comunicação mesmo além de 150 km/h, dependendo do modelo da motocicleta: O kit de comunicação pesa pouco mais que uma barra de chocolate (cerca de 120 g) e pode funcionar por várias horas com uma carga. No momento já é possível conectar-se a celulares compatíveis com Bluetooth. No Brasil foi testado também em conexão com o tocador de MP3 da Apple, o iPod, por meio de um acessório de transmissão via Bluetooth, com resultados positivos.

Os usuários podem ter os benefícios do System 5 nas cores preto noite e prata titânio metálico. Neste ponto, a escolha depende das preferências do motociclista; o trabalho pesado, a BMW já fez.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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