Museu da Moto de Tiradentes: Como tudo começou

Para quem quer conhecer a história da evolução da motocicleta, não pode deixar de conhecer o Museu da Moto de Tiradentes (MG), do acervo particular de Rômulo Filgueiras. São 85 motos entre réplicas, modelos históricos, militares, agrícolas e scooters, vindos de várias partes do mundo. Uma viagem no túnel do tempo mundo moto que começou em 1790.

O acervo conta com uma réplica do Celerífero (1790), veículo de madeira de tração humana, com roda de carroça e que só se movimentava em linha reta. Destaque para a FN, de 1909, com side-car feito em vime. A moto belga traz motor monocilíndrico com menos de 5 cv de potência, farol a carbureto e, como diferencial, transmissão por eixo-cardã, sistema que ficou imortalizado nos modelos BMW. Da Alemanha também veio a BMW K1, a primeira moto a sair de fábrica com freios ABS. Seu motor com 1.171 cm³ de capacidade oferecia 100 cv de potência máxima.

Há ainda um exemplar da Indian Brave 250, de 1952. O modelo foi fabricado na Inglaterra sob licença da Indian norte-americana. Há exposta também uma Aprillia Motó 650. A moto foi criada pelo renomado designer Phillippe Starck, que assina mais de 10 mil projetos entre arquitetura e design de interiores.

Para finalizar, o Salsbury é um dos scooter mais exóticos e raros do mundo. Construído nos Estados Unidos em 1947, apenas 1.000 unidades saíram a linha de montagem. Já, naquela época, a missão era tirar o motorista de dentro do carro para viver novas experiências sobre duas rodas.

O Museu da Moto de Tiradentes exibe também a 29ª moto Honda produzida no Brasil. Segundo Rômulo Filgueiras, a CG 125 “bolinha” modelo 1976 é a mesma usada pelo rei Pelé na campanha de marketing do lançamento da moto. Há outras relíquias vindas do Japão e que rodaram pelo Brasil. Entre elas estão a CUB S 90 (1968), CB 50 e CD 90 (ambas de 1974). O museu fica localizado na Av. Gov. Israel Pinheiro, 35, Tiradentes (MG). Ingresso: R$ 10 para adultos. Crianças não pagam.

TEXTO E FOTOS: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO



Fonte:
Agência Infomoto




Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br