moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Movimento global "Maio Amarelo" estimula a conscientização no trânsito

A Honda, apoiadora dessa causa, está à disposição para contribuir com dicas, porta-vozes, além de espaço e equipamentos para fotos, simulações e filmagens

03 de May de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Durante este mês, a sociedade se vestirá de amarelo em prol da mesma causa: chamar a atenção para o alto índice de acidentes no trânsito em todo o mundo. Chamado de Maio Amarelo, o movimento global estimula a conscientização por meio do debate das responsabilidades e da avaliação de riscos sobre o impacto do comportamento de cada cidadão no trânsito.

A Honda, apoiadora do movimento, acredita na educação para a construção de um trânsito mais seguro para todos. A empresa contribui ativamente para essa causa por meio de ações de conscientização, palestras e das três unidades do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), localizadas em Indaiatuba (SP), Recife (PE) e Manaus (AM), onde são realizados treinamentos de pilotagem segura.

Os CETHs se tornaram referência em educação no trânsito no País devido ao método de ensino, estrutura e equipe especializada de instrutores que ministram cursos básicos e avançados de pilotagem, divididos em aulas práticas e teóricas. E para contribuir com a multiplicação do tema, os instrutores da Honda destacam abaixo cinco dicas simples, mas fundamentais, para o deslocamento seguro e ágil do motociclista no trânsito caótico do dia a dia.

1 - Respeite os três limites: o primeiro a ser respeitado é o próprio limite. O autoconhecimento é fundamental para entender como está sua condição física, mental e habilidade de pilotar (não realize manobras para as quais não esteja preparado).  O segundo é o limite do veículo, ou seja, a capacidade de frenagem, aceleração, esterçamento e inclinação em curvas. Finalmente, avalie e respeite os limites impostos pelo ambiente, como as condições climáticas, da via e da legislação de trânsito.

2 – Use o capacete corretamente: na hora da compra, dê preferência a cores claras. Aplique adesivos refletivos para que você seja visto com mais facilidade, especialmente à noite. Não se esqueça de checar a etiqueta de Certificação do Inmetro no produto. Ao utilizar o capacete, ajuste a cinta jugular de modo que não ultrapasse o queixo. É importante que o equipamento fique justo, mas não apertado. Mantenha a viseira limpa e sem riscos. Caso não tenha viseira, é permitido o uso de óculos, desde que as lentes sejam inquebráveis. O ideal é que o produto seja trocado a cada três anos. Jaqueta, calça, luvas e botas completam a lista de itens de segurança para o motociclista.

3 – Posicione a sua motocicleta: evite os pontos cegos e o deslocamento de ar criado pela passagem de outros veículos. Ajuste constantemente sua posição e não mude de faixa repentinamente, pois o condutor do outro veículo pode estar distraído e não conseguir reagir a tempo de evitar um acidente.

4 – Seja responsável ao usar o corredor: a primeira dica aqui é não use sempre o corredor. Essa deve ser uma alternativa para quando os carros à frente estiverem realmente parados. Se o fluxo estiver normal, ocupe seu espaço na faixa. Caso precise utilizar o corredor, certifique-se de que está no campo de visão do motorista. Reduza a velocidade e mantenha distância da moto a sua frente.Sempre dê passagem para o motorista caso o mesmo dê seta para mudar de faixa. Não fique entre dois veículos maiores, como caminhões, pois você corre o risco de não ser visto por ambos.  

5 – Redobre a atenção na chuva: nessas condições, a velocidade tem que ser reduzida.As primeiras gotas de chuva se misturam a alguns detritos do asfalto e formam uma película que favorece a derrapagem. A frenagem deve ser ainda maiscautelosa e sem pressionar bruscamente o manete ou o pedal de freio. Utilize primeiramente o freio traseiro e, em seguida, o dianteiro para que a transferência de peso seja feita de forma mais suave, evitando derrapagens. Não passe em poças d’água ou em qualquer lugar que não permita a visualização do asfalto. E lembre-se, se a chuva virar tempestade, o melhor a fazer é parar em um local seguro até a intensidade diminuir.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Ducati Monster 821 ganha versão comemorativa de 25 anos

Sorocaba tem 1º Encontro de Motos na Garagem no dia 28/10

Contran autoriza pagamento de multas de trânsito com cartões

Kawasaki inicia produção da nova Ninja 1000 na Índia

Boletim MOTO.com.br - Notícias de motos em 1 minuto (14/10/17)

Lançamento: Suzuki lança nova GSX-S750 ABS no Brasil

Polícia de Dubai anuncia moto voadora no combate ao crime

Kawasaki lança Versys-X 300 no Brasil em três versões

Triumph lança nova naked Street Triple RS e S no Brasil

Kawasaki lança nova Z900 no Brasil em versão única com ABS

Kawasaki Versys-X 300 é atração no Megacycle Paraty (RJ)

MOTO.com.br divulga ranking de motos mais anunciadas em agosto

MotoTest: 4ª edição acontece com foco em nakeds e big trails

Ducati XDiavel S surpreende com a nova cor Iceberg White


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras