moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Mercado: Setor de veículos prevê crescimento em 2017

Distribuidores esperam retomada da economia no segundo semestre e aumento de 3,11%, nas vendas do setor neste ano

06 de January de 2017
Compartilhe este conteúdo:



Em 2016 foram emplacados 3.174.625 carros, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas, segundo levantamento da Fenabrave, federação que reúne os distribuidores de veículos no Brasil, divulgado hoje, 4 de janeiro. O mau resultado significa uma queda de 20,29% nas vendas em comparação a 2015 e faz o setor de veículos regredir ao patamar de 2006. O segmento de motocicletas fechou o ano com 997.979 unidades emplacadas, uma queda de 21,62% e a primeira vez desde 2004 que as vendas de motos ficam abaixo de 1.000.000 de unidades.

Apesar do desempenho ruim, a entidade prevê que neste ano a economia brasileira dê sinais de recuperação, principalmente a partir do segundo semestre. “Com base no cenário atual, projetamos um crescimento de 3,11% nas vendas do setor de veículos neste ano”, declarou o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior. 



Ainda que tímido, a projeção de aumento nas vendas é um alento para que o setor comece a sair do fundo do poço. Analistas e economistas em geral acreditavam que o afastamento definitivo de Dilma Roussef, consumado em 31 de agosto passado, traria certo alento à economia nos últimos meses do ano passado. Mas as estatísticas contrariaram as expectativas e o PIB brasileiro de 2016 deverá cair 3,5%. 

“A única boa notícia foi que a inflação do período ficou dentro do teto da meta”, afirma a economista Tereza Maria Fernandez, sócia diretora da MB Associados, empresa que presta consultoria à Fenabrave. Para Fernandez, a agenda econômica do governo Temer e as reformas que devem ser feitas podem trazer confiança ao mercado e resgatar os investimentos. Segundo a MB Associados, o PIB brasileiro em 2017 deverá ser positivo e crescer 1,0 % – projeção até otimista, uma vez que outros economistas preveem crescimento de somente 0,5% para o ano. 



Juros menor e mais crédito
Com a inflação controlada, o Banco Central já reduziu a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual desde outubro para 13,75%. E tudo indica que deverá cair mais. Juros menores tornam o crédito mais acessível e também incentivam os investimentos. Outros indicadores do mercado, como o saldo de crédito à pessoa física, já demostram sinais de reversão. “Ainda não estão positivos, mas pararam de cair. E acreditamos que a taxa de desemprego também se estabilize”, declarou a economista.

O crédito escasso e a falta de confiança do consumidor são apontados como as principais causas da queda na venda de veículos. “Hoje, apenas 3 de cada 10 fichas de financiamento são aprovadas. Em uma situação normal, seria o oposto”, revela o presidente da Fenabrave. No segmento de motos, a taxa de aprovação é ainda menor: apenas 1,5 pedidos de financiamento em cada 10 solicitados.

A tímida retomada da economia e do crédito devem ajudar a indústria de duas rodas. Para o mercado de motocicletas, a Fenabrave projeta um crescimento de 4,4% para 2017, chegando a 1.041.939. Quantidade bem abaixo do tamanho do mercado, que já chegou a vender quase 2.000.000 de motos em 2011. Mas, ao menos, um sinal de retomada do setor.

TEXTO: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO 
FOTOS: Divulgação e Agência INFOMOTO



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

KTM divulga preço da nova 390 Duke ABS 2018 no Brasil

Ducati promete moto com radar para 2020

Ranking: Harley-Davidson Road Glide segue líder entre as Touring

Suzuki lança GSX-R1000 com as cores da equipe da MotoGP

Triumph abre 'Adventure Experience' no País de Gales

Honda lança RedRider para ampliar relação com motociclistas

Motorcycle Rock Limeira realiza edição 2018 no fim de maio

Kawasaki lança Versys-X 300 no Brasil em três versões

Triumph lança nova naked Street Triple RS e S no Brasil

Kawasaki lança nova Z900 no Brasil em versão única com ABS

Kawasaki Versys-X 300 é atração no Megacycle Paraty (RJ)

MOTO.com.br divulga ranking de motos mais anunciadas em agosto

MotoTest: 4ª edição acontece com foco em nakeds e big trails

Ducati XDiavel S surpreende com a nova cor Iceberg White


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras