KTM apresenta 890 Adventure R e 890 Adventure R Rally

Novidades ampliam família 890 da fabricante, que nasceu com a 890 Duke R

Por Gabriel Carvalho

A KTM revelou duas novas aventureiras para o lineup da marca e ampliou a família 890 com o lançamento da 890 Adventure R e da 890 Adventure R Rally. As novidades chegam praticamente um ano depois da fabricante austríaca lançar a 890 Duke R, primeira moto da família.

890 Adventure R e 890 Adventure R Rally, assim como a 890 Duke R, também são equipadas com um bicilíndrico de 889 cm³ de cilindrada, mas readequado para as necessidades de uma aventureira, que obviamente são diferentes das de uma naked.

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Na 890 Duke R, o propulsor alcança 120 cv de potência máxima a 9.250 giros e torque máximo de 10,09 kgf.m a 7.750 giros. Nas duas versões da 890 Adventure R, são 106 cv de potência máxima e 10,18 kgf.m de torque - a fabricante não divulgou a faixa de giro em que os números são alcançados. A transmissão é de seis velocidades nas duas versões, com a 890 Adventure Rally R ganhando quickshifter + de série.

O controle de tração foi retrabalhado, segundo a fabricante, e oferece controles distintos para controlar a saída da roda dianteira do solo e para controlar a derrapagem da roda traseira, além de atuar enquanto a moto está inclinada - assim como os freios ABS, que possuem modo off-road e são compostos por dois discos de 320 mm na dianteira e um de 260 mm na traseira.


Foto: Divulgação

O painel TFT de cinco polegadas permite ao piloto visualizar as configurações da moto, que podem ser modificadas através de controles no punho esquerdo em um sistema de comandos semelhante ao que se vê na 390 Duke vendida no Brasil.

O conjunto de suspensão é um dos diferenciais entre as duas versões, apesar do fornecedor ser a WP - parceira de longa data da KTM no setor - nos dois modelos. Na 890 Adventure R, a dianteira conta com garfo invertido XPLOR, enquanto a traseira é equipada com um amortecedor XACT PDS. Na 890 Adventure R Rally, os equipamentos são da linha XPLOR Pro.

O assento também é mais alto na 890 Adventure R Rally, que recebe um modelo de competição com 923 mm em relação ao solo - na verssão standard, o assento está a 880 mm do chão.

Além desses diferenciais, a 890 Adventure R ainda recebe ponteira Akrapovic, pedaleiras de rali e chassi de competição, além do modo de pilotagem Rally. A versão Rally, no entanto, é para poucos: apenas 700 unidades serão produzidas no mundo todo.

A KTM ainda não divulgou os valores da 890 Adventure R e da Adventure 890 R Rally. 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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