Jovens projetam moto superesportiva

Modelo de aparência surreal é empurrado por um motor BMW de 150cv.

Por Leandro Alvares

Dois jovens estudantes da Escola Internacional de Design, na França, provavelmente receberam nota máxima de seus professores ao apresentarem um interessante projeto de motocicleta, veículo considerado por ambos como ideal para o desenvolvimento dos conceitos aprendidos em sala de aula.

O experimento teve início com a escolha do coração da máquina de duas rodas, um motor BMW Boxer de 1200cc. A etapa seguinte foi a elaboração geral do modelo superesportivo, que deveria impressionar nas soluções aerodinâmicas, além de conciliar força e robustez.

Para tanto, os garotos Nicolas Bubar (24 anos) e Yves Dufeutrelle (22) adotaram diversas fórmulas, entre as quais uma estrutura tubular em volta do propulsor para direcionar o ar uniformemente às partes mecânicas, em especial os cilindros.

Com base nos estudos, a dupla de designers constatou que o uso do coletor trouxe uma resposta positiva para a eficiência do conjunto, que passou a imprimir 150cv de potência. Para uma moto de 155 kg, a performance se demonstrou aceitável.

As suspensões — Telelever na dianteira e Paralever na traseira — possibilitam ajustes finos ao condutor, que também pode personalizar outros itens da motocicleta, como os pedais e a mesa de direção.

Espelhos, faróis e placa são facilmente removidos com uma chave especial, possibilitando em poucos minutos a troca das características da moto de rua para uma máquina de pista de corrida.

Apesar de todos os detalhes elaborados, o modelo de aparência surrealista que você, leitor, vê nas imagens ainda não saiu do papel. Por enquanto, só existe no computador. Contudo, o projeto já está em andamento, graças a uma parceria dos garotos com fornecedores da BMW e uma empresa de design.

Vamos então aguardar para ver esta superesportiva, de fato, nas pistas.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br