Honda totalmente no Promot 3

Montadora japonesa já fabrica todas as suas motos com base na nova regra de emissão de poluentes, apesar da prorrogação do governo.

Por André Jordão

Seguindo o seu compromisso mundial de respeito ao meio ambiente, a Honda lançou no mercado brasileiro, em 2008, motocicletas com níveis de emissão de poluentes menores do que o estabelecido pelo Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), legislação que entrou em vigor em 2009.

Apesar da prorrogação, no início do ano, da licença concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para produção e importação de motocicletas adaptadas à norma anterior (Promot 2), a Honda manteve sua decisão de produzir, a partir de 1º de janeiro, exclusivamente motocicletas adequadas ao Promot 3.

Desta maneira, a empresa não se beneficiará com a recente prorrogação do prazo para comercialização a rede de modelos Promot 2. As motocicletas Honda que não atendiam à nova fase da legislação foram descontinuadas em 31 de dezembro de 2008.

Vale lembrar que o Promot 3 espelha-se na rígida legislação de emissões do mercado europeu, denominada Euro 3.

Além da redução da emissão de gás e poluentes, a adoção da injeção eletrônica contribuiu para melhor desempenho e maior economia de combustível nas motocicletas da marca.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br