Harley-Davidson e Grupo Izzo fazem acordo

Grupo Izzo mantém a exclusividade da distribuição das motos americanas por prazo não revelado.

Por André Jordão

Aldo Tizzani

Finalmente chegou ao fim a batalha judicial envolvendo a Harley-Davidson Motor Company e a HDSP/Grupo Izzo, distribuidora exclusiva da marca norte-americana de motocicletas no Brasil. Em nota oficial, datada de 1º de dezembro, as duas empresas anunciam mudanças nas operações da Harley-Davidson no país. O acordo entre as partes encerra o processo judicial que se arrastou desde março na 26ª Vara Cível, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Para viabilizar a estratégia de crescimento da marca no Brasil, a Harley-Davidson Motor Company (HDMC) e a HDSP/Grupo Izzo chegaram finalmente a um acordo em relação ao modelo de operação no Brasil, o que permitirá à Harley aumentar a sua participação no mercado nacional por meio de novos concessionários no futuro. Infelizmente, detalhes, como um possível pagamento de indenização à empresa brasileira e o prazo de validade da exclusividade do Grupo Izzo, são confidenciais nos termos do acordo celebrado.

Mas até quando a HDSP/Grupo Izzo continuará a operar com exclusividade a marca Harley no país? “Até que a HDMC tenha estruturada sua nova rede de distribuidores. Ou seja, os americanos estão trabalhando na confecção de um plano e prazo que acomodem as mudanças no mercado para atender as necessidades aos clientes”, informou, via e-mail, a assessoria de imprensa da Harley-Davidson do Brasil.

Elogios

Em nota oficial, Mark Van Genderen, vice-presidente da HDMC para a América Latina, até elogiou a atuação do Grupo Izzo no País: “Como a HDMC começa a partir de agora a exercer um papel mais ativo no Brasil, gostaríamos de agradecer ao Paulo Izzo por todo o seu entusiasmo e empenho e, mais importante, pela sua paixão pela marca Harley-Davidson”.

Mesmo após a batalha judicial e todas as acusações ontidas no processo aberto pela empresa norte-americana, Van Genderen, reconhece os méritos da distribuidora brasileira: “Tendo a HDSP/Grupo Izzo como sua distribuidora exclusiva, a Harley-Davidson atingiu a posição de liderança no segmento de motos premium de alta cilindrada no mercado brasileiro. A Harley-Davidson reconhece todo o trabalho desenvolvido pela HDSP/Grupo Izzo, representado pelo crescimento das vendas, levando a HDSP/Grupo Izzo a ser uma das maiores distribuidoras de Harley-Davidson/Buell do mundo, inclusive reconhecida através dos prêmios concedidos durante estes anos”.

Depois de várias acusações, trocas de farpas, pedidos de quebra de contrato de exclusividade, falta de peças de reposição e, consequentemente, muito clientes insatisfeitos, agora as declarações do executivo norte-americano soa um tanto piegas. Se o Grupo Izzo era um dos melhores distribuidores da marca, ampliando o mercado Harley fora dos Estados Unidos e detentora de vários prêmios de excelência, por que mudar o rumo da história? Um dos motivos para a toada desta decisão é o potencial mercado brasileiro, já que o país é a “bola da vez”, em diversos segmentos, inclusive o de motos e o de automóveis.

Além da única fábrica Harley fora dos Estados Unidos, que fica no Pólo Industrial de Manaus (AM), recentemente a subsidiária da marca norte-americana abriu um escritório comercial em São Paulo (SP). O novo diretor de operações comerciais é Longino Morawski. O executivo e seu time serão os responsáveis por vendas, marketing, desenvolvimento de concessionários e satisfação do cliente. O serviço de atendimento ao consumidor está sendo feito por dois canais: 0-800-724-1188 ou por intermédio do e-mail: sac.hd.brasil@harley-davidson.com.

Confira abaixo o comunicado oficial do acordo, assinado pelas duas empresas:

Harley-Davidson e Grupo Izzo anunciam mudanças nas operações da Harley-Davidson no Brasil

São Paulo, 1 de Dezembro de 2010 – Dando continuidade à sua meta de crescimento global, a Harley-Davidson Motor Company anuncia hoje os planos para a expansão da sua presença no mercado brasileiro. Seguindo um modelo de negócios já adotado em outros países, HDMC caminha para a ampliação de sua rede de concessionários no Brasil, em linha com o recente anúncio de sua migração ao modelo de gestão dos concessionários pela sua subsidiária no Brasil.

Para viabilizar esta estratégia de crescimento, a Harley-Davidson Motor Company e a HDSP/Grupo Izzo, sua distribuidora exclusiva no Brasil, chegaram a um acordo em relação ao modelo de operação no Brasil, o que permitirá à HDMC alavancar a sua presença no mercado nacional através da nomeação de novos concessionários no futuro. Por enquanto, a HDSP/Grupo Izzo continuará a operar com exclusividade no país.
“Paulo Izzo tem sido um entusiasta, representando a marca no Brasil por muitos anos”, afirma Mark Van Genderen, Vice-Presidente da HDMC para a América Latina. “Como a HDMC começa a partir de agora a exercer um papel mais ativo no Brasil, gostaríamos de agradecer ao Paulo por todo o seu empenho e, mais importante, pela sua paixão pela marca Harley-Davidson”.

Tendo a HDSP/Grupo Izzo como sua distribuidora exclusiva, a Harley-Davidson atingiu a posição de liderança no segmento de motos premium de alta cilindrada no mercado brasileiro. A Harley-Davidson reconhece todo o trabalho desenvolvido pela HDSP/Grupo Izzo, representado pelo crescimento das vendas, levando a HDSP/Grupo Izzo a ser uma das maiores distribuidoras de Harley-Davidson/Buell do mundo, inclusive reconhecida através dos prêmios concedidos durante estes anos, afirma Van Genderen.

Segundo Paulo Izzo, a “HDSP/Grupo Izzo tem certeza de que a Harley-Davidson manterá o seu grande sucesso no Brasil e agradece o reconhecimento público feito pela Harley-Davidson”.
Objetivando estruturar a expansão dos seus negócios, a Harley-Davidson recentemente abriu um Escritório Comercial em São Paulo. Clientes e parceiros podem entrar em contato com a Harley-Davidson do Brasil através do fone 0-800-724-1188 e do e-mail sac.hd.brasil@harley-davidson.com.

A Harley-Davidson Motor Company fabrica motocicletas premium de alta cilindrada, nas categorias custom, cruiser e touring, e oferece uma linha completa de peças, acessórios, equipamentos para motociclistas e outros artigos com a marca. Para maiores informações, por favor, visite o site www.harley-davidson.com.br.

Harley-Davidson do Brasil / Grupo Izzo


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br