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Buell XB12X Ulysses: super autêntica, versátil e divertida.

Por Thiago Fuganti

Com soluções pra lá de inovadoras, a Buell — representada no Brasil pelo Grupo Izzo — chegou ao país em 2005 causando muito impacto. Apresentada no Salão das Duas Rodas, foi uma das principais atrações do evento.
 
A marca, existente desde 1984, é uma divisão da lendária fábrica americana Harley-Davidson, mas que traduz em sua essência muita esportividade, soluções tecnológicas modernas e espírito bastante irreverente.

A XB12X ULYSSES é a mais versátil da linha, a primeira para uso misto, ou seja, boa em todos os terrenos. A versatilidade, seguindo as tendências atuais, estende-se às suspensões de longo curso, rodas de liga leve e pneus de formato esportivos e exclusivos (Dunlop). O comprimento total é relativamente curto com 2.180 mm, lembrando até motos do estilo Supermotard. Alta, tem originalmente o assento a 841mm e, como opção de acessório, um assento rebaixado.

Como as demais motocicletas da marca, a Ulysses foi desenvolvida tendo em vista a “Trilogia de Tecnologia” criada por Erik Buell: rigidez de quadro, centralização e baixo peso. Prova disso, são suas soluções tecnológicas exclusivas, como o escape completo posicionado sob a moto, tanque de combustível na parte interna do chassi de alumínio (com capacidade para armazenar até 16,7 litros de gasolina) e o reservatório de óleo do motor localizado internamente na balança traseira. Tudo isso, para proporcionar um baixíssimo centro de gravidade da moto, cujo peso total a seco é de 193 kg.

Na parte dianteira, o sistema ZTL (com o disco de freio preso à roda) oferece redução de peso e zero torção, um dos destaques tecnológicos do modelo, garantindo mais tempo da roda dianteira em contato com o solo e menos absorção do piloto na condução. Além de bonito, sua frenagem é excepcional.

As suspensões são da marca Showa, de alta tecnologia, dianteira Up side Down (invertida), e a traseira monoamortecida. Ambas com múltiplas regulagens, que garantem uma fantástica estabilidade em curvas de baixas e médias velocidades.
 
O motor é derivado Harley-Davidson, com 1203 cm³, dois cilindros em V a 45°, quatro tempos, refrigerado a ar/óleo com auxílio de ventoinha elétrica, duas válvulas por cilindro com comando no bloco (OHV), que desenvolvem 103 cv a 6600 rpm, um tanto vibrante em baixas rotações. A transmissão oferece peso reduzido, e os intervalos para a troca de óleo são maiores e feitos a cada 16 mil quilômetros.

Outro ponto forte é a estética. A Buell Ulysses conseguiu aliar todos os estilos em seu design, agradando a maioria. Na frente, o pára-brisa é muito bem vindo, principalmente nas viagens, mas pode ser destacável. O pára-lama tem o estilo Supermotard. Na traseira o modelo conta com o sistema Triple Tail, que por meio de uma chave, a peça traseira da moto pode ser alterada, funcionando como carregador adicional de bagagem, apoio para o piloto, apoio do garupa ou ainda como suporte do Top Case.

Disponível nas cores Laranja Barricade ou Preto Midnight, o chassi também tem opções de cores como Cinza grafite ou Prata Fluid. O grupo Izzo oferece dois anos de garantia sem limite de quilometragem. O preço sugerido é de R$49.900,00



FICHA TÉCNICA

Motor: Dois cilindros em V a 45°, quatro tempos, refrigerado a ar/óleo com auxílio de ventoinha elétrica, duas válvulas por cilindro com comando no bloco (OHV).

Potência: 103 cv a 6.600 rpm.

Torque : 110 Nm a 6.000 rpm.

Diâmetro X Curso: 88,9 mm x 96,8 mm.

Taxa de Compressão :10,0: 1.

Câmbio: Seis marchas.

Alimentação: Injeção eletrônica digital DDFI II com corpo de borboleta vertical de 49 mm.

Partida : Elétrica.

Suspensão dianteira: Showa, do tipo invertida com regulagens de pré-carga da mola, compressão e retorno do hidráulico, com 165 mm de curso.

Suspensão traseira: Showa, amortecedor único com regulagens de pré-carga da mola, compressão e retorno do hidráulico, 163 mm de curso.

Freio dianteiro: Tipo ZTL, com disco flutuante de aço inox de 375 mm e pinça de 6 pistões.

Freio traseiro: Disco simples de 240 mm com pinça flutuante de 1 pistão.

Roda dianteira: Liga leve reforçada de 6 raios, tipo XB , aro 17.

Roda traseira: Liga leve reforçada de 6 raios tipo XB, aro 17.

Pneu dianteiro: Dunlop D616F 120/70 ZR-17.

Pneu traseiro: Dunlop D616 180/55 ZR-17.

Comprimento: 2.180 mm.

Largura: 900 mm.

Altura:  1.250 mm.

Tanque de combustível: 16,7 litros.

Peso seco: 193 Kg.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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