FINANCIAMENTO REGISTRA RECORDE

Segundo a ANEF, as motocicletas têm sido as campeãs de procura por parte do consumidor.

Por Thiago Fuganti

A opção de compra mais procurada pelos consumidores de motos é o financiamento. Segundo levantamento da ANEF (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), do total de equipamentos de duas rodas comercializados no primeiro semestre de 2006, 45% foram por meio de financiamento, contra 36% registrado no ano passado.

Este é o maior percentual já registrado pela entidade, estimulado pela crescente oferta de crédito do sistema bancário, queda nas taxas de juros e planos de financiamento cada vez mais longos, alcançando até 72 meses.

Além desses fatores, soma-se o de que a motocicleta tem se tornado cada vez mais comum nos grandes centros urbanos e sendo, muitas vezes, a primeira opção de compra de veículo dos consumidores.

Vale lembrar, ainda, que esta tendência foi antecipada pelo mercado desde o início no ano. De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), as vendas do comércio interno fecharão 2006 com um aumento de 15% em relação a 2005.

Nos oito primeiros meses, as vendas no setor acumularam 832.514 unidades, montante 23,6% acima do alcançado no mesmo período do ano passado, quando 673.780 máquinas foram comercializadas no mercado nacional.

“O segmento se desenvolve na medida em que se aproveita das potencialidades do mercado brasileiro, que se encontra aquecido”, analisou Paulo Shuiti Takeuchi, Presidente da Abraciclo. “A moto está se tornando um meio de transporte prático, econômico e acessível a todas as classes da população, em função da grande diversidade de modelos oferecidos pelos fabricantes”, destacou.

Neste ano, de acordo com a perspectiva da Abraciclo, as fabricantes associadas deverão produzir 1 milhão e 360 mil motocicletas.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br