Financiamento de veículos deve crescer 20% em 2012

Segundo o ex-ministro e sócio da Tendências Consultoria, Maílson da Nóbrega, a recente decisão do governo Federal de descomprimir os prazos de financiamento deve estimular um crescimento nominal de 20% do crédito para a compra de veículos. “Será a segunda maior expansão de crédito em 2012, ficando atrás somente do crédito voltado para o setor imobiliário”, afirmou.

Depois de fazer uma análise sobre a crise mundial, as dificuldades da zona do euro e os desafios que o Brasil tem pela frente, Maílson da Nóbrega, deu a melhor notícia do dia para os participantes XXI edição do Congresso Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), evento que acontece entre os dias 23 e 25/11 no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Assim como outros palestrantes convidados, ele também reconheceu que o Brasil criou as condições necessárias para avançar, mas que ainda precisa melhorar muito os investimentos em infraestrutura, educação e estimular o empreendedorismo. Entre outras projeções para o próximo ano, ele mencionou o declínio da taxa de câmbio, que deve chegar a R$ 1,65, e a redução da Selic para 9,5% já em abril, que considera uma medida questionável, pois pode provocar uma onda inflacionária.

Convidado a traçar um panorama presente e futuro dos agronegócios no País,  o presidente da ONG AgroBrasil – Valorização dos Agronegócios, Xico Graziano, lançou um olhar positivo para o campo brasileiro em sua palestra “Fotografia dos Agronegócios”, proferida no primeiro dia da XXI edição do Congresso Fenabrave.

Segundo ele os avanços são inequívocos. “Temos cana de açúcar virando energia renovável, soja se transformando em biodiesel, cidades florescendo no interior, 1,5 milhão de pequenos e médios agricultores progredindo, modernos laboratórios de pesquisa, pastagens adubadas e gado saúdável. Sem falar em negócios antes impensados, como fazendas de camarão e piscicultura, gerando riquezas para os produtores”. Some-se a isso, o crescimento exponencial da silvicultura, que hoje já cobre 6,5 milhões de hectares do território nacional. 

Por outro lado, ele apontou como aspectos que preocupam, como a desertificação da caatinga nordestina, o desmatamento da Amazônia, a briga entre ruralistas e ambientalistas, entre outros, que precisam ser tratados com seriedade. “Queiram ou não, a demanda mundial por alimentos vai crescer e o Brasil é o único que tem condições de atender esse crescimento, mas antes teremos que vencer alguns desafios, que envolvem decisões relacionadas ao Código Florestal”, finalizou Graziano.

Na manhã de ontem (23/11), “O futuro do F&I no mercado automotivo” foi um dos temas mais concorridos pelo público do XXI Congresso Fenabrave - Congresso e Feira de Negócios da Distribuição Automotiva - que acontece até sexta-feira (25), no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. Representantes da JM&A, Assurance, Usebens, F&I Brasil, 2 Process e Resource foram convidados para demonstrar novas estratégias para produtos de Finance and Insurance (F&I), essenciais para aumentar o ganho com F&I em 2012.

Dentre os vários tópicos levantados pelos participantes na mesa redonda, dois itens foram recorrentes na fala dos convidados: a necessidade da capacitação de equipes e a implantação de novas tecnologias. O debate também ressaltou que a escolha do parceiro certo para estruturar o negócio é fundamental para obter bons resultados. Apesar do “F” continuar sendo o maior gerador de caixa das empresas, é preciso adotar modelos flexíveis de negócios – respeitando a velocidade de cada concessionária – para chegar garantir saldos positivos no futuro. Em relação aos produtos da parte do “I” (garantias estendidas, seguro da franquia, seguro de documento, etc.), o painel reforçou que as concessionárias precisam inserir na sua carteira um “mix” de produtos bem adaptados ao modelo de negócio brasileiro. 

Serviço
XXI Congresso e Expo Fenabrave – Congresso e Feira de Negócios da Distribuição Automotiva
Data: 23 a 25 de Novembro de 2011
Local: Pavilhão Vermelho, Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333 – São Paulo – SP.
Horários: dia 23, das 09hs às 17h30; dia 24, das 08h30 às 17h30; e dia 25, das 08h30 às 15h30



Fonte:
Equipe MOTO.com.br




Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br