moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Entre no mundo do esporte como piloto de moto

Motociclismo é uma prática esportiva que vem crescendo em todo o mundo e que estimula a formação e a participação de novos talentos nas pistas

18 de February de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Praticar esportes traz inúmeros benefícios para a vida das pessoas. Levar uma vida esportiva é prazerosa, melhora a condição de saúde e pode trazer uma série de sensações, reações e emoções difíceis de imaginar na mente de quem participa de uma atividade esportiva.

Agora imagine se transformar em um atleta da sua grande paixão, que é andar de motocicleta. Nesse caso, para virar um piloto profissional (motovelocidade ou Off Road) e poder acelerar de moto com espírito esportivo, competitividade e, o mais importante de tudo, com segurança, é preciso seguir alguns procedimentos e dicas importantes, como as recomendações e os toques que podem ser vistos no roteiro abaixo.

CONDIÇÃO FÍSICA

Antes de iniciar qualquer atividade física ou prática esportiva é sempre interessante procurar a ajuda de um especialista da área da saúde para fazer uma avaliação da sua condição física. Uma pessoa com espírito esportivo, mas com uma vida sedentária deve enfrentar mais dificuldades e precisa de orientações corretas de preparo físico e de alimentação adequada.

ESCOLA DE PILOTAGEM - TRACK DAY

Para se tornar um piloto de motos profissional (ou mesmo um piloto amador com pretensões esportivas) é preciso buscar o conhecimento técnico, teórico e prático necessário de pilotagem e obter um certificado de curso para conseguir tirar a carteira de piloto profissional. Fazer uma escola de pilotagem e frequentar sessões de track day são os melhores caminhos para desenvolver essas qualidades e conquistar a confiança necessária com a moto. No caso de menores, é preciso autorização por escrito dos pais ou responsáveis.

A desejada carteira de piloto profissional, que abre as portas para o universo do motociclismo esportivo, é emitida por entidade regional ou nacional de motociclismo, como FPM (Federação Paulista de Motociclismo) ou CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e tem um custo estipulado pela inscrição do piloto associado e também implica no pagamento de contribuições específicas.

COMPRAR OU ALUGAR

O interessado em investir no mundo esportivo das duas rodas como piloto precisa ter um bom conhecimento de moto e do equipamento que pretende utilizar nessas atividades. Mas como conseguir todas essas informações? Há dois caminhos básicos: comprar ou alugar uma moto (ou diferentes motos) até descobrir a melhor opção para atender as suas necessidades.  

A opção de alugar a motocicleta oferece como vantagem a possibilidade de você poder conhecer várias marcas e modelos disponíveis no mercado para identificar a moto que melhor se adapta ao seu estilo de pilotagem. Nesse caso é importante sempre trabalhar com motocicletas seguradas para uso em pista.

Já a alternativa de investir na compra de uma motocicleta própria tem como grande benefício o fato que você vai poder conhecer profundamente o equipamento e se aperfeiçoar cada vez mais no aprimoramento da pilotagem desta moto.

COMPETIÇÃO

Entrar no mundo das competições é sempre dar um passo adiante, implicando em muitas responsabilidades e uma conduta ética esportiva, para sempre existir um ambiente que ofereça melhores condições de segurança para você e os outros pilotos. O espírito esportivo é imprescindível em qualquer esporte, mas não se pode esquecer que a lealdade deve sempre prevalecer entre todos os que praticam e que acompanham uma competição.

Também é importante escolher uma categoria adequada para o seu estilo e cilindrada de moto, além, é claro, do seu perfil de piloto. Não atender e não respeitar essas questões importantes representa um risco desnecessário. Lembre-se que há várias categorias, inclusive categorias escolas. É indicado competir em uma categoria menor para aumentar o aprendizado e depois ir subindo aos poucos de classe.

O motociclismo, assim como tantos esportes e práticas esportivas, é uma atividade que engloba uma série de despesas e custos variados. Diante disso, a busca por apoios e patrocínios é fundamental para crescer no esporte. À medida que os resultados forem aparecendo nas competições e você for se destacando na cobertura de mídia, os apoios e a captação de recursos para disputar as corridas acabam ficando mais fáceis de se conseguir. Vale ressaltar que o investimento varia bastante em relação a disputas de algumas corridas, uma  etapa específica ou a participação de um campeonato regional ou nacional.

Para finalizar, vale ressaltar que, a exemplo de outros esportes no mundo, o motociclismo é efetivamente universal, é extremamente democrático e encanta tanto quem pratica quanto quem acompanha as corridas nas pistas ou assiste pela televisão ou na internet. Não há restrições no mundo das motos, pois homens, mulheres e crianças podem participar e se divertir a valer acelerando suas motos.

MAIS INFORMAÇÕES
Confederação Brasileira de Motociclismo - cbm.esp.br
Associação dos Pilotos da Motovelocidade - apmoto.com.br
Federação Paulista de Motovelocidade - fpm.esp.br
 
ESCOLAS E CENTROS DE PILOTAGEM
Moto School - motoschool.com.br
Speed Master - speedmaster.com.br
Motors Company - motorscompany.com.br
Jean Azevedo Offroad School - offroadschool.com.br
Jean Ramos Escola de Motocross - jmrescolademotocross.com.br
Off Road School Juca Bala - jucabala.com.br


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Salão de Milão: Motos aventureiras roubam a cena na Itália

Salão de Milão: Honda CB 1000R fica mais potente e moderna

KTM 790 Duke é boa novidade da marca austríaca no EICMA

Vídeo: Macaco viciado rouba gasolina de motos na Índia

Royal Enfield lança Interceptor INT 650 e Continental GT 650 em Milão

Nova Kawasaki Z900RS é viagem aos anos 70

BMW reforça linha big trail com as novas F 750 GS e F 850 GS

Kawasaki lança Versys-X 300 no Brasil em três versões

Triumph lança nova naked Street Triple RS e S no Brasil

Kawasaki lança nova Z900 no Brasil em versão única com ABS

Kawasaki Versys-X 300 é atração no Megacycle Paraty (RJ)

MOTO.com.br divulga ranking de motos mais anunciadas em agosto

MotoTest: 4ª edição acontece com foco em nakeds e big trails

Ducati XDiavel S surpreende com a nova cor Iceberg White


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras