Ensino de trânsito nas escolas é regulamentado

Norma do Contran institui o tema como atividade extracurricular do ensino médio.

Por Leandro Alvares

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou nesta quinta-feira a Resolução 265, que institui o tema trânsito como atividade extracurricular em instituições de ensino médio.

Segundo a nova publicação, os alunos que freqüentarem 75% das atividades extracurriculares receberão os certificados das instituições de ensino.

As escolas interessadas no desenvolvimento destas atividades deverão solicitar autorização aos Departamentos Estaduais de Trânsito, que serão responsáveis pela fiscalização.

A carga horária das atividades desenvolvidas deverá ser de no mínimo 90 horas-aula. Os profissionais que ministrarem as atividades extracurriculares deverão apresentar certificado de conclusão do curso de formação de instrutor de trânsito.

Os alunos que realizarem essas atividades poderão dar início ao processo de obtenção da Permissão para Dirigir sem a necessidade de freqüentar o curso de formação teórico de condutores, seguindo direto para o exame escrito. Caso seja reprovado no exame escrito, o aluno precisará freqüentar o curso de formação de condutor, antes de realizar novamente o teste.

A Resolução do Contran entra em vigor nesta quinta-feira.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe: