Engenheiro cria colete para motociclistas

O colete ''segura'' a pessoa desde a cabeça até o meio da coluna, permitindo a mobilidade.

Por André Jordão

O engenheiro civil Luiz Roberto da Silva criou um inusitado Colete Protetor de Coluna, um item adicional ao capacete, para aumentar a segurança dos motociclistas. “Vi muitos casos entre amigos e nos noticiários, e não só em motocicletas, mas também na prática de esportes radicais, como jet ski, ultraleve e asa delta, só para citar alguns exemplos. Daí surgiu a ideia de criar uma proteção complementar ao capacete”, explica Silva.

O colete ‘segura’ a pessoa desde a cabeça até o meio da coluna, ao mesmo tempo permitindo a mobilidade e a dirigibilidade, já que sua rigidez é maior na área do pescoço, garante o engenheiro.

Em busca de parcerias, Silva diz que o produto pode ser feito de fibra de carbono, fibra de vidro reforçada ou alumínio revestido com espuma. “A fibra de carbono seria o material mais indicado, porém é cara. Tudo depende de testes sobre a viabilidade de materiais alternativos, já que há vidas em jogo e a responsabilidade é grande”, comenta o inventor.

Com patente requerida em todo o território brasileiro, Luiz Roberto Silva busca negociá-la ou obter uma parceria entre fabricantes e desenvolvedores de tecnologia, para criar modelos, realizar testes e conseguir industrializá-lo. 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br