Em evento, Metzeler lança novo composto

O Sportec M5 Interact foi apresentado à mídia especializada no circuito de Interlagos.

Por Roberto Brandão

Roberto Brandão Filho

Na última segunda feira, dia 30 de agosto, a Metzeler fez o lançamento nacional do seu novo pneu superesportivo, o Sportec M5 Interact, num evento para a mídia especializada e pilotos no autódromo de Interlagos, em São Paulo.  Segundo a empresa, este novo composto irá redefinir o segmento Supersport, pois busca a melhor performance em variadas condições de uso.

O pneu


Dentro da estrutura da cintura de aço a 0° do pneu há cinco zonas de tensão, que fornecem níveis de aderência sob medida, excelente dirigibilidade e estabilidade em cada ângulo de inclinação e condições de pilotagem (foto 1).  As cinco zonas de tensão bem definidas em todo o contorno do pneu são obtidas pelo ajuste individual de 120 cordas de aço, separadas umas das outras por frações de milímetros.

A estrutura foi especialmente projetada para aumentar a flexibilidade do pneu e área de contato com o solo.  O novo padrão da banda de rodagem é resultado de uma vasta série de testes para alcançar alta eficiência tanto no seco (estabilidade) quanto em condições de chuva (drenagem), os sulcos da banda de rodagem em forma de “PI” (foto 2) interagem com toda estrutura (sobretudo com a cintura de aço a 0°) para equilibrar propriedades elásticas e otimizar a pressão da área de contato com o solo, o quê ajuda a aumentar a vida útil do pneu.

O novo design de sulco do Sportec M5 Interact interage com a alta tensão da cintura de aço e melhora a flexibilidade do pneu em retas, aumentando a área de contato com o solo em 10%, para diminuir a derrapagem e aumentar o rendimento quilométrico. Ao mesmo tempo, as “pernas” do desenho do “PI” garantem o aumento da área de contato com o solo em todos os ângulos de inclinação, onde as cinturas de aço nos ombros estão sob baixa tensão.

Para entender melhor as cinco zonas de tensão da tecnologia Interact veja a foto 3 e leia a explicação abaixo:

Zona 3, Centro (área vermelha): Alta tensão da cintura de aço no centro do pneu reduz o movimento do composto para garantir a durabilidade e a estabilidade em ala velocidade.

Zonas 2 e 4 (áreas amarelas): Baixa tensão da cintura de aço nas proximidades dos ombros proporciona maior flexibilidade e alta absorção de energia, aumentando a temperatura do composto para melhor aderência.

Zonas 3 e 5 (áreas verdes): A maior tensão da cintura de aço na região do ombro proporciona maior uniformidade de pressão na área de contato com o solo em altos ângulos de inclinação quando o pneu for submetido a forças maiores. A trajetória final é mais precisa e consistente seja sob forte frenagem ou em potência máxima.

Além de tudo isso, o novo Sportec M5 oferece uma confirmação visual do nível máximo de uso do pneu (foto 4). O motociclista pode verificar qual das marcas dos cinco estágios teve contato com o solo no primeiro período de vida útil do pneu. Os cinco indicadores de ângulos de inclinação estão localizados no ombro do calçado traseiro, local que tangencia a superfície da estrada em ângulos de aproximadamente 25°, 30°, 35°, 40° e 45° (dependendo do peso do veículo e pressão do pneu).

Na prática

Ao pilotar num circuito como o de Interlagos, que tem diversas curvas para a esquerda e para a direita, é exigido muito dos ombros de ambos os lados do pneu. No dia do lançamento oficial, a Metzeler, com o auxilio da MotoSchool e do piloto de motovelocidade Bruno Corano, disponibilizou uma série de motocicletas equipadas com o novo Sportec M5 Interact para que a mídia especializada pudessem sentir toda essa tecnologia.

O dia estava quente e a borracha pôde trabalhar em alta temperatura, o que aumentou o “grip” do composto. Considerando essas condições, verificamos que a motocicleta permanecia grudada ao chão mesmo nas situações de frenagem em inclinação. O pneu se comportou muito bem nas saídas de curva e em alta velocidade se mostrou extremamente estável.

A capacidade de produzir diferentes zonas de aderência ao longo da superfície do pneu não tem valor significativo apenas no mundo das competições. Ela pode proporcionar performance diversificada e consistente para a utilização na estrada, tornando a pilotagem fácil, intuitiva e divertida.

Disponibilidade

O Sportec M5 Interact da Metzeler já está homologado para a maioria das motos esportivas e nakeds mais modernas. Atualmente disponível na medida dianteira: 120/70ZR17; assim como em quatro medidas traseiras: 160/60ZR17, 180/55ZR17, 190/50ZR17 e 190/55ZR17, e deve gradualmente substituir seu predecessor, o Sportec M3.

Fotos: Idário Café


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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