DESPISTANDO A CONCORRÊNCIA

Sundown deve ser a primeira fabricante no Brasil a produzir modelo Supermotard em série.

Por Fredy

Considerada uma das fortes tendências mundiais da adrenalina em duas rodas, as motos Supermotard prometem ser uma das principais apostas das fabricantes para o futuro próximo. E quem saiu na frente, dando indícios de ser a primeira a colocar a inusitada motoca no mercado nacional, foi a Sundown.

Apresentado no Salão Duas Rodas, em outubro, o protótipo STX chamou a atenção de vários curiosos e amantes da velocidade. Com motor de 200cc acionado por partida elétrica e potência máxima de 16,7cv a 7500 rpm, a máquina deve começar a circular pelas ruas do país na metade de 2006.

O chassi é do tipo Diamond, com suspensão dianteira seguindo a tendência de garfos invertidos, com 200 mm de curso. Na traseira há um monoamortecedor, instalado para garantir a eficiência do equipamento nas manobras radicais.

A STX Motard terá peso de 110 quilos e aros de 17 polegadas, com pneus Pirelli. O preço da moto, ainda desconhecida por muitos aventureiros, deve ficar em torno dos 9.500,00 reais.

Categoria de sucesso
Surgida na Califórnia, Estados unidos, durante a década de 1970, a Supermotard despontou como a inusitada categoria que reuniu vários tipos de pista - terra, asfalto, jumps - em um circuito para testar os mais corajosos pilotos.

A característica marcante deste esporte "Funtástico" são as curvas feitas em plena derrapagem, um verdadeiro surfe no asfalto! O Brasil assistiu recentemente a uma exibição das motocas, durante o II Workshop de Supermotard, realizado na cidade de Itanhaém.

Muitos motociclistas são os responsáveis pela criação de sua própria máquina, cuja fórmula é simples: basta adicionar rodas de 17 polegadas numa moto de Cross, Enduro ou Trail, pneus street de bem largos (dianteiro 110-120) e traseiro (130-160). Pronto, você tem uma Supermotard!



FICHA TÉCNICA - STX MOTARD

Motor:
Tipo: 4 tempos, OHC, 1 cilindro, refrigerado a ar
Cilindrada: 199 cm3
Diâmetro e curso: 66,00 X 58,30 mm
Sistema de lubrificação: Forçado por bomba trocoidal e banho de óleo
Taxa de compreensão: 9,2:1
Potência máxima: 16,7 cv s 7500 rpm
Torque máximo: 14,5 n.m a 7000 rpm
Sistema de partida: Elétrica

Chassi
Tipo: Diamond
Suspensão dianteira / curso: Garfo up side down/200 mm
Suspensão traseira / curso: Monoamortecida SPS (Sundown Progressive Suspension)/200 mm
Freio dianteiro/diâmetro: Disco e duplo pistão / 241 mm
Freio traseiro/diâmetro: Tambor / 130 mm
Pneu dianteiro: Pirelli 110 / 70x17 MT 75 / MC54H
Pneu traseiro: Pirelli 130 / 70x17 MT 75 / MC64H

Dimensões:
Comprimento X Largura X Altura: (2060x830x1100) mm
Altura do assento: 830 mm
Distância entre eixos: 1400 mm
Distância mínima do solo: 210 mm
Peso seco: 110 kg

Transmissão:
Tipo: 5 velocidades
Embreagem: Manual e multidiscos banhados em óleo

Sistema Elétrico:
Ignição: CDI
Bateria: 12V 6 Ah (Delphi - FX 6D)
Farol: 35/35 W - Lâmpada halógena

Capacidades:
Tanque de combustível: 10,6 litros (reserva 2 litros)
Óleo do motor: 1 litro
Capacidade máxima de carga: 155 kg (piloto, passageiro e carga)



Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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