CONGRESSO MUNDIAL DA FIM NO BRASIL

Evento na Bahia marcará a eleição do novo presidente da Federação Internacional de Motociclismo.

Por Leandro Alvares

Dirigentes dos cinco continentes estão de malas prontas para o Brasil, nação escolhida para ser a sede do Congresso Mundial da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Entre os dias 15 e 22 de outubro, a cidade de Salvador, capital da Bahia, será o centro do planeta no que tange as competições das variadas modalidades sobre duas rodas.

Foram convidadas 94 nações, sendo que 65 já confirmaram presença. Durante os oito dias do encontro, a comunidade internacional do motociclismo definirá regras e regulamentos dos campeonatos em todo o mundo para os próximos anos. E ainda haverá a eleição do novo presidente da FIM, atualmente comandada pelo italiano Francesco Zerbi.

Esta não será a primeira vez que o Brasil receberá o importante congresso, pois o evento foi realizado aqui há 20 anos. De acordo com Lincoln Duarte, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), responsável pela organização do encontro, o voto de confiança ao país é fruto de muito trabalho.

“A oportunidade de realizarmos o congresso no Brasil é um grande reconhecimento da Federação Internacional à evolução que o país mostrou no esporte. Para sediar o evento, tivemos de concorrer com dois candidatos de peso; Holanda e Bulgária”, explicou.
 
Duarte não quer desperdiçar a oportunidade de surpreender positivamente representantes de todo o planeta. “Em primeiro lugar, queremos passar uma boa imagem do país. Em segundo, mostrar a evolução do esporte sobre duas rodas em solo nacional. E, ainda, provar o ótimo potencial de trabalho e seriedade do brasileiro”, concluiu.
 
Além dos congressos internacionais da FIM, o Brasil sediou competições que tiveram grande repercussão em todo o planeta. Entre elas, o Mundial de Motocross, Mundial de Supercross, International Six Days Enduro (ISDE), etapas do Mundial de MotoGP e o Rally Internacional dos Sertões, que em 2005 virou etapa do Mundial de Rally Cross Country.

Veja a lista de países confirmados para o Congresso:
- África do Sul
- Alemanha
- Argélia
- Argentina
- Austrália
- Áustria
- Bélgica
- Brasil
- Canadá
- Catar
- Cazaquistão
- Chile
- China
- Colômbia
- Costa Rica
- Croácia
- Cuba
- Chipre
- Dinamarca
- El Salvador
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estados Unidos
- Filipinas
- Finlândia
- França
- Grã Bretanha
- Grécia
- Guatemala
- Holanda
- Hungria
- Índia
- Indonésia
- Irã
- Itália
- Japão
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Macau
- Macedônia
- Malásia
- México
- Mônaco
- Namíbia
- Nova Zelândia
- Nicarágua
- Noruega
- Panamá
- Peru
- Polônia
- Portugal
- Porto Rico
- Quênia
- República Tcheca
- Romênia
- San Marino
- Singapura
- Suíça
- Suécia
- Ucrânia
- Venezuela
- Zâmbia
- Zimbábue

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br