moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Confira dicas valiosas para comprar sua moto antiga

Motocicletas clássicas viram verdadeiras joias raras, pois ajudam a preservar o passado e mostram a evolução do setor

24 de January de 2017
Compartilhe este conteúdo:
A decisão de comprar uma moto antiga em boas condições, ou mesmo para restaurar, é uma verdadeira declaração de amor pelo mundo das duas rodas. Em primeiro lugar requer um pouco de pesquisa e muita dedicação para encontrar a marca e o modelo de motocicleta desejado. Em segundo lugar, principalmente, após estar com sua máquina do passado na garagem, é preciso ter em mente que uma moto antiga é o mesmo que um item de coleção, uma joia rara, e não um veículo de utilidade para o dia a dia.
 
As motos antigas são importantes porque são verdadeiras testemunhas da evolução tecnológica nos meios de transporte e porque ajudam a contar a história do mundo das duas rodas, além de nos fazerem lembrar daqueles modelos que já saíram de circulação e não podem mais ser encontrados no mercado. A preservação de motocicletas clássicas e históricas é uma questão intrigante e que divide opiniões, mas o apelo emocional e a paixão que desperta em alguns motociclistas é um sentimento único, dificil de descrever.
 
A sinergia chega a tanto que as motocicletas podem ter mais valor afetivo que econômico para seus donos, como pode ser visto em alguns exemplos com clássicos como Honda CB 750 (sete galo) e Yamaha RD 350 (Viúva Negra). Por isso é uma missão extremamente difícil comprar uma moto de alguém que coleciona motocicletas. Portanto, achar uma moto antiga em bom estado ou condição de originalidade para comprar não é uma tarefa das mais simples. O processo mais comum é adquirir uma motocicleta para restauração.
 
 
Assim como acontece com os carros raros e clássicos (com mais de 30 anos de fabricação e que preservam suas características de originalidade), as motos antigas podem receber uma certificação ou um documento de distinção no mercado, que é concessão da tão desejada placa preta, que serve como uma identificação de veículo de colecionador.
 
Para conseguir a placa preta na moto é preciso procurar uma instituição certificadora como clube reconhecido (se não tiver da marca da sua moto, em alguns casos, pode ser de carro também) que vai examinar a moto, que, assim como carro, precisa apresentar pelo menos 80% de características originais para conquistar a distinção.
 
O processo de concessão da placa preta pode levar um mês ou até mais e pode custar por volta de R$ 2 mil, em função de vistorias, pesquisas e levantamento de documentações. Com a aprovação em mãos, além do status de distinção com a plaqueta, a moto antiga pode receber uma boa valorização, em função da raridade modelo e do tipo de fabricante.
 
A recomendação para quem tiver dificuldades em encontrar um clube na sua região para ajudar no processo de concessão da placa preta para a sua moto pode entrar em contato com o Veteran Motorcycle Club do Brasil (fb.com/veteranmotorcycle) e a Federação Brasileira de Veículos Antigos (fbva.com.br). As regras que tratam da placa preta em veículos estão na Resolução 56/1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
 
Quem pretende comprar uma moto antiga para trabalhar como hobby no processo de restauração da motocicleta pode contar com as lojas especializadas na região da rua General Osório, importante polo do setor das duas rodas, que fica na região central da cidade de São Paulo. Por lá é possível garimpar peças e cuidar da manutenção da sua moto antiga.
 
- CONFIRA OFERTAS DE MOTOS ANTIGAS NO MOTO.COM.BR
 
Uma rápida pesquisa no site MOTO.com.br em 23/01/2017 para motocicletas com indicação de ano até 1987 apresentou como resultado um cadastro de cerca de 300 anúncios motos antigas e motos clássicas com estilos diversos e propostas variadas.

Vale a pena conferir uma pequena amostra de anúncios com raridades!

 
 
 
Conforme anúncio: moto literalmente impecável e original - placa preta
 
Conforme anúncio: totalmente original
 
Conforme anúncio: moto de coleção; impecável; docs Ok
 
Conforme anúncio: 100% original
 
Conforme anúncio: 5.8000 Km
 
Conforme anúncio: moto impecável
 
Conforme anúncio: garantia de 3 meses ou 3.000 km para o motor e câmbio
 
Conforme anúncio: com apenas 630km original; placa preta
 
conforme anúncio: modelo raríssimo
 
Conforme anúncio: moto muito bem cuidada; colecionável
 
Conforme anúncio: restaurada 100%; nada a fazer; placa preta
 
Conforme anúncio: pronta para receber placa preta
 
Conforma anúncio: moto impecável
 
Conforme anúncio: documentos em ordem 
 
 
Fotos: Bebel Ritzmann/NCA Comunicação, Claudinei Cordiolli/VGCOM, Pé Na Tábua (PNT)/Divulgação e Fotomontagem (imagens ilustrativas)


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

KTM divulga preço da nova 390 Duke ABS 2018 no Brasil

Ducati promete moto com radar para 2020

Ranking: Harley-Davidson Road Glide segue líder entre as Touring

Suzuki lança GSX-R1000 com as cores da equipe da MotoGP

Triumph abre 'Adventure Experience' no País de Gales

Honda lança RedRider para ampliar relação com motociclistas

Motorcycle Rock Limeira realiza edição 2018 no fim de maio

Kawasaki lança Versys-X 300 no Brasil em três versões

Triumph lança nova naked Street Triple RS e S no Brasil

Kawasaki lança nova Z900 no Brasil em versão única com ABS

Kawasaki Versys-X 300 é atração no Megacycle Paraty (RJ)

MOTO.com.br divulga ranking de motos mais anunciadas em agosto

MotoTest: 4ª edição acontece com foco em nakeds e big trails

Ducati XDiavel S surpreende com a nova cor Iceberg White


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras