CBM INOVA NA CRONOMETRAGEM

Campeonatos utilizarão novo sistema a partir de março.

Por Thiago Fuganti

A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) está pronta para colocar em prática a utilização do software Chronos V8.0, o mesmo que é usado no Campeonato Mundial de Motocross. O novo recurso, que permitirá mais rapidez e precisão no levantamento de dados durante as corridas, será usado em todas as etapas dos Campeonatos Brasileiros de Motocross, de Motovelocidade e de Supermoto.

Um aspecto inovador é que será possível levantar toda a classificação do campeonato em poucos segundos, o que permitirá a divulgação de resultados parciais no decorrer das baterias. Todos os dados serão transmitidos ainda no circuito interno de televisão nas pistas, que abastece os boxes e a imprensa com informações das provas, e anunciados para o público pelo locutor das competições nacionais. O programa também tem recurso para calcular a diferença de tempo entre dois pilotos.

Entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, a CBM promoveu um curso para ensinar o funcionamento do programa aos seus colaboradores, que antes manuseavam a versão 6.0. As aulas foram ministradas na sede da Confederação, em Belo Horizonte (MG), pelo francês Laurent Bourgon — responsável pela implementação do novo software no circuito mundial. Participaram das aulas o diretor Philippe Thiriet, Edmilson Rodrigues, Gleidson Guilherme, Miriam Batista, Felipe Chamon e Arthur Braga.

A temporada 2006 das categorias que compõem a CBM terá início no mês de março. O Brasileiro de Motocross realizará a etapa inicial do certame no dia 5, em Indaiatuba, interior paulista. No dia 12, a Motovelocidade entrará em ação, no circuito de Interlagos. Na mesma data, o município catarinense de Biguaçu dará o pontapé inicial para o Brasileiro de Enduro.




Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br