BMW comemora recordes de 2006

Fabricante alemã ultrapassou a barreira de 100 mil motos produzidas e vendidas.

Por Leandro Alvares

O ano de 2006, batizado aqui no Brasil de “Ano da Moto”, foi bastante rentável para a BMW Motorrad. Em 15 de dezembro passado, a montadora alemã alcançou a marca de 100 mil motocicletas produzidas na fábrica de Berlim, feito inédito na história da fabricante.

Outro índice expressivo foi registrado nas vendas, com exatas 100.064 máquinas comercializadas pelo mundo. Trata-se do maior número já fornecido aos consumidores pela empresa em um único ano. Se comparado a 2005, quando foram vendidas 97.474 unidades, o aumento foi de 2,7%.

E os motivos de comemoração não param por aí, afinal de contas o mês passado marcou também o alcance de dois milhões de motos produzidas em toda a história da BMW, iniciada em 1923.

Até o final do último ano, um total de 2.061.977 motocicletas foram produzidas, sendo 1.616.016 montadas pela linha de produção da fábrica de motos em Berlim-Spandau desde 1969.

A moto de número 100 mil foi a flat twin “Boxer”, uma R 1200 R de cor preta noite, não metálica e com ABS integral. Hermann Bohrer, chefe de produção da fábrica de Berlim, demonstrou muita satisfação com a façanha alcançada.

“Emplacar 100 mil é uma excelente prova do trabalho feito aqui na fábrica nos últimos anos. Este tipo de coisa só é possível de alcançar com uma equipe competente e bem motivada. Seis novos modelos foram um grande desafio para a fábrica. E gostaria de agradecer a todos os colegas, pois foi com o esforço deles que este grande sucesso virou realidade”, afirmou.
 
A base para alcançar a crescente produção foi estabelecida por meio de investimentos realizados nos últimos anos. Em torno de 117 milhões de euros foram investidos no desenvolvimento da produção de motos na fábrica de Berlim entre 2001 e 2003. Hoje, é considerada uma das mais modernas fábricas de motos do mundo.
 
Europa Ocidental foi a principal compradora

Os mercados da Europa Ocidental foram os responsáveis pela maior parcela do resultado de vendas obtido pela BMW. Na Alemanha, um total de 23.617 unidades foi entregue desde dezembro, fazendo com que a BMW Motorrad se tornasse líder em seu território.

Vendas antecipadas, em conseqüência do próximo aumento do VAT (imposto alemão de saída de produtos), resultaram em uma explosão de vendas no final de ano. Para Rodger Bothmann, chefe de vendas de motocicletas na Alemanha, 2006 foi um ano atípico.

“Nós apresentamos cinco novos modelos e oferecemos ao mercado importantes estímulos com os novos equipamentos de um cilindro da Série G 650 cross, K 1200 R Sport e a HP2 Megamoto. Continuaremos com o sucesso desta ofensiva de produtos em 2007”, antecipou.

O segundo mercado mais forte da empresa foi a Itália, com 13.651 unidades, seguido pelos EUA (12.825) e Espanha (10.002).

O modelo campeão de vendas foi o R 1200 GS, com 31.138 unidades vendidas. Em segundo lugar, em termos de popularidade entre as motocicletas BMW, ficou a moto de turismo R 1200 RT, com 13.384 unidades. O modelo de um cilindro F 650 GS e a variação do modelo Dakar foram vendidos 12.511 vezes.

Em uma década, a BMW Motorrad se tornou a maior e mais bem sucedida fabricante de motos de grande porte da Europa. Mas para o Dr. Herbert Diess, diretor executivo da marca, aumento no volume não é o principal objetivo da companhia.

“A estratégia da nossa empresa é a longo prazo, orientada para uma rentabilidade permanente em todos os produtos e não apenas focada em volume. Uma classificação nas estatísticas feitas não é o principal foco de nossos interesses. Nós investimos cuidadosamente em inovações e tecnologias de novos modelos, consolidação e aumento de nossos segmentos e posicionamento de mercado. Isso garante um forte posicionamento dentro do mercado para nós e para nossos concessionários”, justificou.

A atual gama de veículos de duas rodas está dividida em quatro segmentos principais: Sport, Touring, Urban e Enduro. Há um total de 20 diferentes modelos, desde a 650cc hard enduro até a máquina esportiva de quatro cilindros de alto desempenho, com 1200cc.

Para 2007, a BMW Motorrad espera seguir na trilha do sucesso com cinco novos modelos: a nova série de um cilindro com os modelos G 650 Xchallenge, Xcountry e Xmoto, e o K 1200 R Sport, que estarão disponíveis na rede de concessionárias na Alemanha a partir de 10 de março. O HP2 Megamoto chegará ao consumidor até a metade do ano.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br