ABRACICLO APÓIA PIT-STOP EDUCATIVO

Campanha "Motociclista consciente evita acidente" está sendo adotada pela Autoban.

Por Thiago Fuganti

Conscientizar os condutores de veículos de duas rodas sobre a importância da manutenção preventiva das motos para a melhoria da segurança no trânsito. Foi com base neste pensamento que a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Similares) decidiu patrocinar e apoiar a campanha “Motociclista consciente evita acidente”, adotada desde a última segunda-feira pela AutoBan, concessionária que administra as rodovias Bandeirantes e Anhanguera.

A iniciativa escolheu trabalhar nas praças de pedágio sob o sistema de “pit-stop”, que a cada semana se encontrará num trecho das estradas. A primeira ação tem sido feita em Campo Limpo, no km 37 da pista norte da Anhanguera, sentido Capital-Interior, onde vai permanecer até sexta-feira, atuando sempre das 10h às 16h.

Em cada “pit-stop” haverá uma tenda de manutenção preventiva, na qual técnicos especializados das marcas Honda e Yamaha irão realizar uma inspeção técnica para avaliar as condições gerais das motocicletas. Entre os itens de verificação estão freios, faróis, pneus, suspensão, caixa de direção e embreagem.

Além de checarem seus veículos, os motociclistas terão a oportunidade de assistir a um vídeo de conceitos de pilotagem segura, como dicas de frenagem e condução em condições adversas. Algumas imagens de imprudências cometidas por pilotos nas rodovias que a concessionária administra, captadas pelas câmeras de monitoramento da Autoban, também fazem parte do VT.

“Contribuir para a mudança de comportamento do condutor, por meio de campanhas de conscientização importantes como esta, vai ao encontro do empenho realizado pela Abraciclo, no papel de entidade que representa o setor dos veículos duas rodas, e da importância da política de educação no trânsito, destacadamente com referência aos motociclistas”, afirmou Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da entidade.

Faixas educativas serão colocadas nas regiões próximas ao local de cada “pit-stop”, convidando os motociclistas a participarem da campanha. Todos os participantes irão receber um folheto com dicas de condução segura, além de diversos brindes.
 
A expectativa dos organizadores é de que entre 80 e 100 dos motociclistas que transitam pelas rodovias do sistema participem do programa a cada dia. No final da campanha, que terminará em novembro, espera-se que mais de três mil motocicletas tenham passado pelos “pit-stops” — segundo a Autoban, quase sete mil motocicletas circulam diariamente nas rodovias, sendo o maior fluxo observado entre as cidades de São Paulo, Jundiaí e Campinas.

“Participar de um evento como esse é muito importante para os concessionários porque conseguimos nos aproximar dos motociclistas e orientá-los sobre a importância da manutenção preventiva dos equipamentos para um trânsito mais seguro”, ressaltou Sergio Reze, Presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), outra patrocinadora do projeto.
 
O segundo “pit-stop” será realizado no município de Perus, no SOS Autoban — base de atendimento ao usuário da concessionária — localizado no km 25 da rodovia Anhanguera, sentido Capital–Interior, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto. Os demais ainda não têm data e local definido, mas serão realizados nos meses de setembro a novembro.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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