t>

História

Cagiva

A Cagiva é uma empresa italiana de motocicletas criada em 1978, a partir da compra da representação da Aermacchi/AMF Harley-Davidson. A nomenclatura Cagiva é uma combinação dos nomes do seu fundador, Giovanni Castiglioni, e da cidade natal da empresa, que é Varese.

Em 1979 a marca italiana produzia 40 mil motocicletas equipadas com motores dois tempos de 125cc a 350cc. Muitos dos modelos Harley-Davidson também eram produzidos como sendo Cagivas, e a divisão Off Road da empresa foi ganhando notoriedade e expansão no mercado, inclusive chegando ao Brasil nos entre os anos de 1984 e 1997 por meio de uma parceria com a Agrale, de Caxias do Sul (RS).

Em 1983 a Cagiva foi abastecida pela Ducati com motores 4 tempos de 350cc a 1000cc e entrou para o mercado de motos de alta cilindrada. A Cagiva comprou a Ducati em 1985, mas manteve o nome Ducati que era bem forte e muito conhecido no exterior. A produção de motocicetas Ducati continou em Bolonha, em Varese, com os modelos Elefant e Alazurra equipadas com motores Ducati. 

A Cagiva continuou com suas compras estratégicas adquirindo a Moto Morini em 1985 e Husqvarna em 1987. Em processo de expansão, em 1991 a Cagiva comprou os direitos da marca MV Agusta. 

Em 1996, a Ducati e Moto Morini foram vendidas ao Texas Pacific Group. Em 1999, a Cagiva se viu em meio a dificuldades e companhia precisou ser reestruturada. A MV Agusta se tornou a marca principal englobando a Cagiva e Husqvarna. 

Em 2008, a Harley-Davidson comprou a MV Agusta Motor, empresa que detinha o controle da Cagiva recuperando dessa forma o controle da sua antiga fábrica Aermacchi. Em 2009, a Harley-Davidson anunciou que a Cagiva estava à venda, sendo adquirida pelo filho do seu fundador, Claudio Castiglioni.

Em 2012, a produção de motos de alta cilindrada foi encerrada, por questões da legislação ambiental e para concentrar os recursos da empresa nas motos MV Agusta, que também foi resgatada por Claudio Castiglioni da Harley-Davidson.

Confira o site oficial da Cagiva

Clique aqui para ver anúncios da Cagiva no MOTO.com.br

Receba notícias de moto.com.br