moto.com.br
Publicidade:

Buell - História

Buell

Fundada em 1983, a Buell iniciou uma bem-sucedida parceria com a Harley-Davidson Motor Company em 1993, e foi incorporada à empresa em 1998. Seu fundador e idealizador, o engenheiro Erik Buell, foi mantido na empresa como chairman e diretor técnico da marca.

Sua fábrica está instalada na cidade de East Troy, em Wisconsin, EUA. Na unidade, são produzidas cerca de 10 mil motos por ano, além de peças, acessórios e roupas especiais.

A vocação para inovar de todos os modelos Buell foi construída em torno de uma filosofia criada pelo idealizador da marca, Erik Buell: a Trilogia de Tecnologia. O preceito consiste em três regras para a fabricação das motos: rigidez de quadro, centralização de massa e baixo peso. Em outras palavras, o chassi rígido reduz a flexibilidade da motocicleta e aumenta sua estabilidade, especialmente em pisos irregulares.

Outro ponto é o objetivo de limitar ao mínimo possível o peso de todos os componentes não sustentados por molas. Isso permite que os pneus mantenham contato constante com o piso. A menor massa não suspensa também resulta em maior agilidade, assegura tração o tempo todo, o que se traduz em desempenho, estabilidade e segurança.

A Buell também é conhecida por desenvolver soluções inovadoras, como o freio ZTL (Zero Torsion Load), sistema no qual o disco de freio é fixado na parte de fora da roda dianteira, no aro, e não no cubo central, como nas motos existentes no mercado. Esse processo impede que o ato de brecar torça o disco e, com isso, proporciona uma frenagem mais segura. O resultado é uma redução de três quilos na parte frontal da moto.

A centralização de massas sempre foi uma necessidade de motocicletas ditas ágeis. A inovação proposta pela Buell está nas soluções encontradas e no resultado final obtido. O posicionamento do escapamento sob a motocicleta, em vez de atrás ou ao lado, é apenas um dos exemplos. Para a Buell, não há sentido em colocá-lo na lateral ou na traseira.

Outro ponto abordado pelo modelo de centralização de massas é o interior do quadro de alumínio, que funciona como um tanque de combustível, com capacidade para armazenar 16,7 litros de gasolina. Pelo mesmo motivo, o óleo do motor também é mantido dentro da balança traseira. No lugar tradicional do tanque, estão o filtro de ar e o corpo da injeção, que podem ser vistos através da capa acrílica translúcida, inspirada nos computadores iMac da Apple.

Buell no Brasil

Direcionada ao público jovem com idade entre 25 e 35 anos, a marca, que pertence à Harley-Davidson, chegou ao Brasil pelas mãos do Grupo Izzo. A empresa escolheu a dedo o local onde seria instalada a primeira concessionária exclusiva da Buell no país. Localizada em um dos bairros mais sofisticados da capital paulista, os Jardins, que concentram um consumidor de alto padrão, a Buell Concept Store foi inaugurada na Rua Oscar Freire, em outubro de 2005.

Em 30 de Outubro de 2009, a Buell Motorcycle Company fechou suas portas, encerrando uma operação de 26 anos. Agradecemos a todos os nossos clientes, concessionários e funcionários por essa estrada inesquecível.

 

Para peça de substituição, manutenção e garantia, assim como serviços de rotina ou trabalho nas condições da garantia limitada assegurada pela Harley-Davidson, você pode visitar um provedor de serviços Buell autorizado. Eles também poderão auxiliá-lo com Manuais de serviço e do proprietário.

Confira o site oficial da Buell

Clique aqui para ver anúncios da Buell no MOTO.com.br