História da Aprilia
Aprilia
A Aprilia é uma marca italiana fundada em 1945 que se tornou parte do Grupo Piaggio em 2004. Com a reorganização do Departamento Racing, em Noale, a Aprilia alargou os horizontes da sua atividade no motociclismo esportivo, a partir regresso às competições Off Road a marca acumula sete títulos mundiais no campeonato de Superbike.
Tecnologia e Experiência
Rica em soluções técnicas emprestadas pela experiência da competição, a Aprilia destaca-se por uma liderança tecnológica absoluta. Com uma ciclística extremamente evoluída em toda a gama, tecnologia de ponta associada uma combinação motores de vanguarda (o propulsor da RSV4 é o único V4 esportivo de série no mundo) e uma primazia inquestionável no desenvolvimento de sistemas eletrônicos de pilotagem. Em todos os produtos Aprilia a experiência alcançada nas pistas é transferida para os produtos de linha.
Produtos
Atualmente, a gama de motos da Aprilia é ampla e engloba propostas muito diversas, tendo sempre como fio condutor a vanguarda tecnológica e a vertente esportiva: desde a naked bicilindrica Shiver 750 a supermotard Dorsoduro, da Mana 850 (a primeira moto automática do mundo) a Caponord 1200, da supernaked Tuono a RSV4 (diretamente derivada da moto Campeã do Mundo no Mundial Superbike).
Igualmente vanguardista é a gama de scooter da Aprilia, cujo representante principal é o SRV 850, considerado o scooter mais potente já produzido.
A Aprilia nasceu com a competição e atualmente é a marca esportiva do Grupo Piaggio.
Os números do sucesso
Com 294 Grandes Prêmios conquistados, a Aprilia detém o recorde de vitórias entre os construtores ocidentais. Vale a pena destacar alguns números da Aprilia: 20 títulos em 125, 18 em 250, somando 38 títulos mundiais, além de mais 7 conquistas em Superbikes e outros 9 triungos em competições Off Road.