moto.com.br
Publicidade:

Viagens

Viagem pelo Sul do Brasil

Motociclistas percorrem 2.855 quilômetros entre diversas cidades da região Sul e conhecem lindas paisagens

18 de December de 2012
Compartilhe este conteúdo:

Eduardo Santanna, Paulo Dias & Patrícia

A bordo de uma Transalp 700 e uma GS 1200, eu e meu companheiro viajamos acompanhado de nossas esposas durante cinco dias. Percorremos cerca de 2.855 quilômetros saindo de São Paulo com destino a região Sul do Brasil. A viagem foi bastante tranquila e conhecemos lugares incríveis como os lindos canyons do Rio Grande do Sul, além de passar pela Serra do Rastro da Serpente e pela Serra do Rio do Rastro, locais onde todo motociclista devem conhecer um dia.

No primeiro dia saímos de São Paulo com destino a Florianópolis, fomos sentido a cidade de Votorantim, passamos pela Rodovia Raposo Tavares, entramos em Capão Bonito e seguimos até a entrada do Rastro da Serpente. A estrada estava muito boa e reunia condições para qualquer modelo de moto passar por suas belas curvas. Entretanto, possui um trecho em que os motociclistas devem tomar cuidado, pois existem alguns degraus na pista e desnível do asfalto. São aproximadamente 20 quilômetros nestas condições, depois a estrada segue tranquila até a cidade de Curitiba. Seguindo o ritmo fomos até Florianópolis, onde paramos para descansar.

Foi o maior trecho que percorremos em um único dia. Na manhã seguinte partimos sentido a Serra do Rio do Rastro, subimos e descemos os cerca de 15 quilômetros da serra, que possui um cenário deslumbrante. Seguimos então para a Serra do Corvo Branco em Urubici, vale ressaltar que nesta serra é aconselhável a utilização de motos Big Trail, pois são aproximadamente 50 quilômetros de estrada de terra com muitos buracos e obstáculos. Passamos por ruas de terra alagadas e pontes artesanais, local ideal para modelos Big Trail.

Após este trecho seguimos para o Rio Grande do Sul pela Rota do Sol, um dos trechos mais bonitos da viagem. Passamos pela cidade de Gramado, que estava linda, toda enfeitada com o clima do Natal. Um ótimo lugar para quem deseja passar o fim de ano. No entanto, não conseguimos hospedagem na cidade, todos os hotéis e pousadas estavam lotados com o fim de ano. Jantamos em Gramado e descemos a serra sentido a cidade de Tainhas, pois também não conseguimos hospedagem nas cidades vizinhas a Gramado.

Dormimos em Tainha e na manhã partimos sentido a Cambará do Sul, onde encontramos lindos canyons, um dos mais belos é o Fortaleza com paredões de até 900 metros de altura. Neste trecho a estrada possui cerca de 9 quilômetros de ruas de terra muito ruim. Seguimos para a cidade de Torres, que faz divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, descansamos por lá. A cidade é bastante bonita e também esta toda enfeitada com temas natalinos.

Partimos no dia seguinte para Santa Catarina e ficamos na cidade de Bauneário Camboriú, onde passamos também à noite. É uma cidade bastante divertida com diversas praias bonitas, hotéis, e muitos lugares para badalação. No outro dia, partimos para São Paulo, fomos sentido litoral e paramos na cidade de Morretes. Uma dica pra quem está passando nessa cidade é almoçar o famoso “Barreado”, prato local feito com uma deliciosa carne desfiada.

Seguindo viagem pegamos a balsa e fomos sentido a Serra da Graciosa no Paraná, subimos até a BR e seguimos sentido São Paulo novamente.

Algumas dicas para quem irá viajar de moto por alguns desses trechos que passamos.

- Evite pegar as serras em dias chuvosos, o trajeto é bastante perigoso nessas condições.
- Para quem vai para Curitiba abasteça a moto na cidade Apiai, ainda no estado de São Paulo, pois o próximo posto fica só em Curitiba, a cerca de 170 quilômetros.

Total de viagem percorrido: 2.855 quilômetros
Custos: (incluindo combustível, alimentação e hotéis) Cerca de 1000
Duração da viagem: 5 dias

Faça como o “motonauta” Eduardo Santanna e participe você também do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Envie sua notícia!



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

BikeFest Tiradentes comemora 25 anos

Expedição Continente Americano termina após 18 países e 90 mil km

Explorando o Jalapão, no Tocantins, de quadriciclos e UTVs

Honda CRF 1000L Africa Twin enfrenta aventura de 6.000 km

Passeio histórico do IMRG com motos Indian em Belo Horizonte

Megacycle Campos do Jordão é a grande festa das motos

Aventura pilotando quadriciclos e UTVs no Marrocos

Honda CRF 1000L Africa Twin enfrenta aventura de 6.000 km

Viagem pela Serra do Rio do Rastro de Yamaha Midnight Star

Viagem pelo Pantanal de Yamaha XVS 950 Midnight Star

Yamaha realiza expedição de 2.449 km com Crosser 2017

BikeFest Tiradentes comemora 25 anos

Expedição Continente Americano termina após 18 países e 90 mil km

Segurança: dicas para quem vai pegar a estrada neste fim de ano


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras