moto.com.br
Publicidade:

Viagens

Viagem pelo Sul do Brasil

18 de December de 2012
Compartilhe este conteúdo:

Eduardo Santanna, Paulo Dias & Patrícia

A bordo de uma Transalp 700 e uma GS 1200, eu e meu companheiro viajamos acompanhado de nossas esposas durante cinco dias. Percorremos cerca de 2.855 quilômetros saindo de São Paulo com destino a região Sul do Brasil. A viagem foi bastante tranquila e conhecemos lugares incríveis como os lindos canyons do Rio Grande do Sul, além de passar pela Serra do Rastro da Serpente e pela Serra do Rio do Rastro, locais onde todo motociclista devem conhecer um dia.

No primeiro dia saímos de São Paulo com destino a Florianópolis, fomos sentido a cidade de Votorantim, passamos pela Rodovia Raposo Tavares, entramos em Capão Bonito e seguimos até a entrada do Rastro da Serpente. A estrada estava muito boa e reunia condições para qualquer modelo de moto passar por suas belas curvas. Entretanto, possui um trecho em que os motociclistas devem tomar cuidado, pois existem alguns degraus na pista e desnível do asfalto. São aproximadamente 20 quilômetros nestas condições, depois a estrada segue tranquila até a cidade de Curitiba. Seguindo o ritmo fomos até Florianópolis, onde paramos para descansar.

Foi o maior trecho que percorremos em um único dia. Na manhã seguinte partimos sentido a Serra do Rio do Rastro, subimos e descemos os cerca de 15 quilômetros da serra, que possui um cenário deslumbrante. Seguimos então para a Serra do Corvo Branco em Urubici, vale ressaltar que nesta serra é aconselhável a utilização de motos Big Trail, pois são aproximadamente 50 quilômetros de estrada de terra com muitos buracos e obstáculos. Passamos por ruas de terra alagadas e pontes artesanais, local ideal para modelos Big Trail.

Após este trecho seguimos para o Rio Grande do Sul pela Rota do Sol, um dos trechos mais bonitos da viagem. Passamos pela cidade de Gramado, que estava linda, toda enfeitada com o clima do Natal. Um ótimo lugar para quem deseja passar o fim de ano. No entanto, não conseguimos hospedagem na cidade, todos os hotéis e pousadas estavam lotados com o fim de ano. Jantamos em Gramado e descemos a serra sentido a cidade de Tainhas, pois também não conseguimos hospedagem nas cidades vizinhas a Gramado.

Dormimos em Tainha e na manhã partimos sentido a Cambará do Sul, onde encontramos lindos canyons, um dos mais belos é o Fortaleza com paredões de até 900 metros de altura. Neste trecho a estrada possui cerca de 9 quilômetros de ruas de terra muito ruim. Seguimos para a cidade de Torres, que faz divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, descansamos por lá. A cidade é bastante bonita e também esta toda enfeitada com temas natalinos.

Partimos no dia seguinte para Santa Catarina e ficamos na cidade de Bauneário Camboriú, onde passamos também à noite. É uma cidade bastante divertida com diversas praias bonitas, hotéis, e muitos lugares para badalação. No outro dia, partimos para São Paulo, fomos sentido litoral e paramos na cidade de Morretes. Uma dica pra quem está passando nessa cidade é almoçar o famoso “Barreado”, prato local feito com uma deliciosa carne desfiada.

Seguindo viagem pegamos a balsa e fomos sentido a Serra da Graciosa no Paraná, subimos até a BR e seguimos sentido São Paulo novamente.

Algumas dicas para quem irá viajar de moto por alguns desses trechos que passamos.

- Evite pegar as serras em dias chuvosos, o trajeto é bastante perigoso nessas condições.
- Para quem vai para Curitiba abasteça a moto na cidade Apiai, ainda no estado de São Paulo, pois o próximo posto fica só em Curitiba, a cerca de 170 quilômetros.

Total de viagem percorrido: 2.855 quilômetros
Custos: (incluindo combustível, alimentação e hotéis) Cerca de 1000
Duração da viagem: 5 dias

Faça como o “motonauta” Eduardo Santanna e participe você também do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Envie sua notícia!



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Expedição Inca: De Honda CG pela Cordilheira dos Andes

Yamaha realiza expedição de 2.449 km com Crosser 2017

Rodando de Harley-Davidson pela noite de São Paulo

Honda celebra 40 anos da CG com expedição de 6 mil km

Harley realiza Brasil Ride pela primeira vez no fim de semana

Mauritânia: Viajando de moto pela "Terra dos Mouros"

De moto fora do Brasil: Quando e onde tudo começou

Expedição Inca: De Honda CG pela Cordilheira dos Andes

Momento Moto: Aventuras em Bonito (MS) - Parte 1

MV Agusta apresenta programa de turismo Emotion Road

Yamaha realiza expedição de 2.449 km com Crosser 2017

Capacetes: Ruído do vento x surdez do piloto

Viagem: De Curitiba a Florianópolis com moto alugada

Paraíso de moto: Rastro da Serpente x Rio do Rastro


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras