moto.com.br
Publicidade:

Viagens

Viagem de moto a São Thomé das Letras

07 de July de 2014
Compartilhe este conteúdo:

Eliana Malizia 

Uma cidadezinha do sul do Estado de Minas Gerais, localizada no alto de uma montanha.  Muita beleza natural e misticismo são encontrados nesta cidade. Dizem que lá já foi visto discos voadores e seres extraterrestres. O que posso garantir é que , trilhas, cachoeiras, grutas, pousadas aconchegantes e opções para práticas de esportes radicais,  você encontrará.
 
Vambora!
 
Hora de ir embora de Sampa com destino a São Thomé das Letras. Antes de chegar em São Thomé, fui conhecer cachoeiras em Carrancas-MG e de lá fui para a Cidade dos Ets. Para chegar na cidade, estava determinado em mente que pegaria 70 quilômetros de estrada de chão, mas muitos em Carrancas não me aconselharam, alertando me que a estrada estava em péssimas condições e mal sinalizada, claro que depois desse alerta, desisti da aventura de percorrer por terra, meio do sertão, afinal, eu estava sozinha.  Segui então 74 km sentido cidade de Lavras e de lá segui pela  Rodovia  Fernando dia ate a cidade de Três Corações de lá, segui placa até São Thomé, os últimos 40 km foi de uma estradinha simpática e cheio de curvas, esse trecho fiquei atenta pois começou a escurecer. Pilotei o restante do trecho apenas visualizando parte da estrada que o farol podia iluminar. Confesso que não gosto de pilotar a noite, mas no fim foi bem relaxante, estrada vazia, fui sentindo o perfume da natureza e curtindo o breu da estrada. De Carrancas até São Thomé foram 200km.
 
Fui direto para a aconchegante Pousada dos Anjos, qual escolhi para descansar. Tomei aquele banho, tirei equipamento e fui caminhar um pouco ate o centro, a poucos metros da Pousada e fui jantar para recarregar as energias. Simpatizei com o Restaurante O Alquimista e foi lá que entrei, um casarão antigo e charmoso. Provei um delicioso caldo verde e tomei uma taça de vinho. Fechei a noite com chave de ouro e fui dormir literalmente com os anjos.
 
Amanheceu em São Thomé
Delicioso café da manhã típico mineiro na Pousada , um lugar  esotérico e muito charmoso, me inspirou e me encheu de energia para  conhecer os pontos mais bacanas da cidade. Fui de moto pelas ruas de pedras ate  o Cruzeiro, o Mirante, a Pedra da Bruxa , a casa da Pirâmide, a Gruta, a igreja Matriz. Mas todo cuidado foi pouco, as pedras são escorregadias e desalinhadas. Tudo isso da pra se fazer a pé, todas atrações da cidade são próximas uma da outra.
 
 A Igreja Matriz
Se destaca no meio a praça central,  construída por volta de 1785. Por fora, apresenta o estilo barroco mineiro. Seu interior é ornamentado em estilo rococo. Sua nave central retrata Jesus Cristo cercado pelos apóstolos, com São Tomé ajoelhado ao seus pés.
 
A Gruta
A gruta fica do lado da Igreja, o local onde o escravo João Antão se escondeu de seu amo, o Capitão João Francisco Junqueira, proprietário da Fazenda Campo Alegre. As razões da fuga não são bem esclarecidas, alguns dizem que o escravo fugiu por maus tratos e outros dizem que ele tinha caso com a Irmã do Patrão, que mandou matá-lo. Nesta gruta dizem terem encontrado também imagem de São Thomé .
 
O cruzeiro
Ponto alto da cidade, onde pude ter uma visão de 360 graus de toda a paisagem. Me alertaram que lá é um local perfeito para observar os fenômenos naturais e ufológicos. Muita gente por ali afirma que já viu disco voador e até mesmo colisões energéticas.
 
O Mirante
O mirante foi construído no local mais alto do Parque Antonio Rosa. Achei o local ótimo para relaxar, já que a cidade é mística, aproveitei a energia do local ,  relaxei e meditei um pouco, até tracei em mente minha próxima viagem dos sonhos.
 
Casa da Pirâmide
Me perguntei o porque de uma construção tão moderna e arrojado em um local cercado de construções antigas. Ninguém soube me responder, apenas sabem que foi abandonada e hoje serve para prática de meditação e terapias alternativas. Me deram a dica que lá é o local mais indicado par ver o pôr do sol e claro, sem esquecer dos extraterrestres.
 
Pedra da bruxa
Misteriosa formação rochosa que, vista de perfil, lembra a silhueta do rosto de uma Bruxa.  Localizada próxima do Mirante e do Cruzeiro. Por ali partes de areia fofa, fiquei curiosa para seguir de moto nas estradinhas aos arredores. Mas seria chão na certa já que estava montada em uma moto on road. Mesmo assim passei por trechos de terra batida sem problema algum. Faz parte da Aventura.
 
Vale das Borboletas
Essa é atração mais distante da Cidade, mesmo assim, não é longe, apenas 3km da cidade. Um córrego forma duas lindas quedas d’água que com o reflexo do sol parecem cristais descendo  até uma piscina natural. O local é cheio de energia, mas não tive sorte de ver as famosas Borboletas.
 
Hora de partir
Tudo que é bom dura pouco, então chegou a hora de ir embora. Apenas faltou conhecer a Ladeira do Amendoim que dizem que o barato de lá é ir de carro.
 
Lugar curioso; os veículos mesmo com o motor desligado, continuam subindo a ladeira.  Essa na verdade é a sensação que é estudada até hoje.  Dizem que existe um grande campo magnético em formato de diamante na parte subterrânea da cidade.
 
Como não estava de moto e não conseguiria ter essa sensação, deletei essa visita e me despedi da cidade visitando as lojas de artesanatos para levar lembrancinhas da cidade. São Thomé das Letras é extremamente rica em produção artística e artesanal, todas artes  interessantes, tais como esculturas místicas, caixinhas e objetos em papel machê, duendes, gnomos e bruxas modelados em biscuit, discos voadores, roupas em macramé e diversas obras esculpidas na pedra. Fiz minhas comprinhas e voltei para pousada para me arrumar e partir para São Paulo.
 
Onde ficar
Pousada dos Anjos
Hospedagem estilosa, faz parte do “Circuito do Charme”. Localizada em ponto privilegiado, com vista total para os vales e montanhas.
 Comidinhas e café da manhã com direito a histórias e causos contandos pelos anfitriões Toninho e Vânia.
Rua Marcionílio Costa 34,  Centro
Tel: (35) 3234-1465
http://pousadadosanjos-saothome.com.br/
 
Onde comer
Restaurante O Alquimista - possui diversos pratos da típica comida mineira.
Rua Capitão Pedro José Martins, 07 – Centro  Tel: (35) 3232-3876
E-mail: restauranteoalquimista@tricor.com.br
 
Quer alugar motos e quadriciclos para trilhas em São Thomé?
 
Adventure Loc – Falar com Gustavo
(35) 9141-0755

Como chegar de:
 
- Belo Horizonte (337 km) –  BR 381 sentido São Paulo, passando por Carmo da Cachoeira. Entrar à esquerda na BR 491 em direção a Três Corações e à esquerda na MG 167 para Bento de Abade. Após percorrer 25 Km, virar à direita até chegar em São Tomé das Letras.
 
- Rio de Janeiro (460 km) - BR 116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR 354, passando por Itamonte, Santana do Capivari, Pouso Alto até Caxambu. Pela BR 267 à esquerda, passar pelas entradas de Águas de Contendas e Conceição do Rio Verde até chegar em Cambuquira. Entrar na MG 167, passando por Três Corações, virando à direita após 25 km e percorrer 18 km até São Tomé das Letras.
 
- São Paulo (355 Km) - BR 381 sentido Belo Horizonte, passando por Careaçu, São Gonçalo do Sapucaí entrada para Campanha, virando à direita na BR 491 para Três Corações e à direita na MG 167 para Bento de Abade. Após 25 Km, virar à direita, percorrendo 18 km até São Tomé das Letras.
 

Eliana Malizia é graduada em educação física, tem formação em fotojornalismo e MBA em Marketing. É colaboradora há vários anos da revista MotoAdventure. Acelerada por natureza, divide o tempo com as responsabilidades da vida profissional com viagens e aventuras de moto. Fundou o site Acelerada.com.br que oferece informação e serviço sobre o mundo das duas rodas e estilo de vida.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Expedição Inca: De Honda CG pela Cordilheira dos Andes

Yamaha realiza expedição de 2.449 km com Crosser 2017

Rodando de Harley-Davidson pela noite de São Paulo

Honda celebra 40 anos da CG com expedição de 6 mil km

Harley realiza Brasil Ride pela primeira vez no fim de semana

Mauritânia: Viajando de moto pela "Terra dos Mouros"

De moto fora do Brasil: Quando e onde tudo começou

Yamaha realiza expedição de 2.449 km com Crosser 2017

De Assis (SP) a Oiapoque (AP) de Yamaha Midnight Star 950

Capacetes: Ruído do vento x surdez do piloto

Paraíso de moto: Rastro da Serpente x Rio do Rastro

Viagem: De Curitiba a Florianópolis com moto alugada

Em Ushuaia com uma BMW HP2

Rodando de Harley-Davidson pela noite de São Paulo


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras