moto.com.br
Publicidade:

Viagens

Honda dá dicas para viajar com segurança na estrada

Marca japonesa apresenta sugestões importantes para uma aventura tranquila e sem imprevistos sobre duas rodas

06 de August de 2015
Compartilhe este conteúdo:
 
Quando chega aquela vontade de curtir momentos de lazer na estrada é preciso seguir algumas práticas simples e rápidas de verificação de itens básicos em uma motocicleta para evitar eventuais inconvenientes e assegurar um passeio tranquilo e seguro para o piloto e seu garupa.
 
Antes de iniciar a viagem, separe os equipamentos de segurança: o capacete, acessório indispensável, precisa estar dentro do prazo de validade e com o selo de certificação do INMETRO, órgão de normatização que atesta a qualidade do produto. Verifique se a viseira está limpa e sem riscos – caso contrário pode prejudicar a visão em dias de chuva ou à noite. Roupas apropriadas também são importantes: luvas, calças e jaquetas de materiais resistentes, além de calçados fechados, são os mais indicados.
 
Cheque se a calibragem dos pneus está de acordo com as especificações do manual do proprietário. Lembre-se que alguns modelos, quando utilizados com garupa, devem ter pressão maior no pneu traseiro para compensar o peso extra. Consulte também no manual o nível recomendado para o óleo do motor. Se estiver abaixo, preencha ou efetue a troca completa. Outra medida importante é lavar e lubrificar o sistema o sistema de transmissão, corrente, coroa e pinhão após o uso da moto em estradas de terra.
 
O sistema de freios também é indispensável para a sua segurança. Por isso, verifique se está devidamente regulado. Se for hidráulico, é importante checar o nível do fluido. Se a indicação estiver abaixo do mínimo, pode significar vazamento ou desgaste excessivo da pastilha. Nesse caso, é fundamental levar a uma concessionária para avaliá-lo.
 
Outro item importante é o sistema elétrico. A inspeção inclui conferir o funcionamento da buzina e das luzes (freio, piscas, lanterna, farol e painel). Lembre-se que qualquer tipo de problema nesses equipamentos poderá configurar uma infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
 
Para ficar ainda mais tranquilo, avalie levar sua motocicleta em uma concessionária da rede Honda antes de colocá-la na estrada. Lá os especialistas inspecionarão gratuitamente 21 itens visando à segurança e prevenção de problemas, além de garantir que as peças se mantenham em ótimo estado.
 
Atenção e planejamento na pilotagem
O roteiro de viagem também precisa ser organizado para evitar imprevistos. Confira com antecedência se haverá algum posto de combustível no percurso e faça paradas a cada 90 minutos para alongar os músculos e evitar cãibras e fadiga.
 
Procure saber se em seu caminho há cobrança de pedágio, pois há rodovias que a motocicleta também paga tarifa. Portanto, cheque se há cobrança e qual o valor, deixando separadamente o dinheiro em local fácil da jaqueta para facilitar o pagamento.
 
A pilotagem deve seguir com o máximo de atenção. Todas as manobras devem ser sinalizadas. Evite trafegar nos pontos cegos e, durante ultrapassagens, tome cuidado com o deslocamento de ar.
 
Na chuva, a atenção deve ser total. É preciso ficar atento para as faixas brancas e amarelas demarcadas no asfalto. Elas se tornam escorregadias quando molhadas. Em manobras evasivas ou freadas bruscas nestas condições, a chance de acidentes é maior, portanto, todo cuidado é pouco.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Viagem pela Serra do Rio do Rastro de Yamaha Midnight Star

RoadStock abre inscrições para aventura de moto em MG

São Paulo - Rio de Harley-Davidson CVO Street Glide 2017

Reinaldo Baptistucci: Sejam bem-vindos

Viagem pelo Pantanal de Yamaha XVS 950 Midnight Star

Belezas do Nordeste na Expedição Asa Branca de big trail

Uma incrível expedição de moto para Ushuaia em 3 dias

Viagem pela Serra do Rio do Rastro de Yamaha Midnight Star

Yamaha realiza expedição de 2.449 km com Crosser 2017

Viagem pelo Pantanal de Yamaha XVS 950 Midnight Star

Paraíso de moto: Rastro da Serpente x Rio do Rastro

Capacetes: Ruído do vento x surdez do piloto

Roteiro de moto pela Serra do Rastro da Serpente e Curitiba

Viagem: De Curitiba a Florianópolis com moto alugada


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras