moto.com.br
Publicidade:

Viagens

Honda celebra 40 anos da CG com expedição de 6 mil km

05 de October de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Um grupo de motociclistas convidados pela fabricante japonesa Honda saiu nesta quarta-feira (4/10) da fábrica da marca, em Manaus (AM), para uma expedição a bordo da CG Série Especial 40 anos com destino ao Estado de São Paulo, onde está localizada a sede da empresa no País.

Com o nome Expedição CG 40 anos – Quilômetros de Histórias, os motociclistas percorrerão pequenas cidades e grandes capitais do Brasil, nas quais mais de 11 milhões de brasileiros guardam lembranças e boas histórias com o modelo.

O grupo se dividirá em dois trajetos, com mais de 6 mil km cada, um  passando pelo Nordeste e outro pelo Centro-Oeste do Brasil.

No caminho, os grupos poderão comprovar a versatilidade e robustez da CG, que fazem dela o veículo mais vendido do País e mais querido dos brasileiros. Além disso, o público terá a oportunidade de conhecer a CG Série Especial 40 anos, que chegará à rede de concessionárias Honda de todo o Brasil ainda neste mês.

A expedição também será uma oportunidade para a produção de um documentário sobre a importância da CG na vida dos brasileiros. Serão realizadas diversas entrevistas com personagens que contarão suas histórias e conquistas a bordo do modelo.

Lançada em 1976, quando a Honda iniciou a produção de motocicletas no Brasil, a CG é o ícone da marca e foi a protagonista de importantes momentos do mercado. Foi ela a primeira motocicleta com motorização flex produzida no mundo, primeiro modelo de baixa cilindrada com freios CBS, entre tantos outros destaques.

Ao todo são 10 gerações que ganharam as ruas do país. A Expedição CG 40 anos pode ser acompanhada pelas páginas oficias da marca no Facebook: Honda Dream Brasil e Honda Brasil.

Honda CG 40 Anos
Como parte desta celebração, a Honda preparou uma edição especial da tradicional moto, que vem equipada com motor monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft), de 162,7 cm³. A cor predominante é o Branco com grafismos do conceito Honda Racing, com linhas fluídas em Vermelho e Azul na carenagem frontal e tanques, Dourado aplicado nas rodas, além de um selo especial comemorativo aplicado sob o tanque do modelo.
 
Além destas, a versão 40 anos, a CG 160 Titan conta ainda com a tecnologia CBS (Combined Brake System), sistema que combina o funcionamento hidráulico e mecânico, pois ao acionar o freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado automaticamente, permitindo uma condução mais equilibrada na utilização do sistema de frenagem.
 
Disponível na cor Branca, a versão 40 anos da CG conta ainda com três anos de garantia mais sete trocas de óleo grátis e estará a disposição na rede de concessionárias Honda a partir do dia 6 de outubro. 
 
 

ACOMPANHE O HISTÓRIO DA LINHA HONDA CG 

Gerações CG

Lançamento

Histórico da evolução

 

 

1ª GERAÇÃO

(1976 a 1982)

1976

O sucesso da família CG é resultado de anos de inovações tecnológicas. Tudo começa em 1976 quando chega ao mercado a CG 125, primeira motocicleta Honda de fabricação nacional, em Manaus (AM). O modelo conta com motor de 125 cm³, de grande desempenho, durabilidade e agilidade.

1978

Agrega inovações na suspensão dianteira, que utilizava sistema de molas externas com cobertura de metal. Instalado garfo com amortecedores dotados de molas internas.

1981

Apresentada ao mercado brasileiro a CG 125 a álcool, primeira motocicleta do mundo com este tipo de combustível. Trazia também câmbio de cinco marchas, que chegaria à versão a gasolina apenas em 1985.

 

2ª GERAÇÃO

(1983 a 1988)

1983

CG ganha alterações visuais e fica mais encorpada. Carburador recebe o sistema Ecco de injeção de combustível.

1985

O câmbio passa de quatro para cinco velocidades, de acionamento universal, novo escalonamento e melhor aproveitamento da potência do motor.

1988

Apresentada a versão para uso profissional: CG 125 Cargo. Com banco individual e mais largo, conta com bagageiro para receber a instalação de baú. Entre outras alterações, o chassi e roda traseira são reforçados e a suspensão dianteira passa a ser regulável.

3ª GERAÇÃO

(1989 a 1993)

1989

É lançada a CG 125 Today. Grandes alterações visuais no painel e no banco, além de rabeta com estilo inovador e quadro mais reforçado, mudanças que marcaram o modelo.

1991

O modelo recebe no motor e chassi, respectivamente, nada menos que 69 e 74 alterações. As novidades resultam em aumento da potência em ampla faixa de rotação, economia de combustível, reduzido nível de ruído e baixa manutenção, além de maior rigidez estrutural. Entre as inovações, adoção do sistema CDI.

4ª GERAÇÃO

(1994 a 1999)

1994

É lançada a CG 125 Titan, com novo design e 90 alterações técnicas. Entre elas, comandos elétricos em novo desenho; alças traseiras nas laterais; tanque de formas arredondadas, novos freios e conjunto de embreagem.

5ª GERAÇÃO

(2000 a 2003)

2000

Apresentada a quinta geração da família CG 125, que continua com o nome Titan. O exclusivo sistema anti-esvaziamento de pneus Tuff-up passa a equipar o modelo.

2002

Lançamento de mais uma versão intermediária da

CG 125 Titan, a KSE, com partida elétrica e freios a tambor.

  

 

6ª GERAÇÃO

(2004 a 2009)

 

2004

CG 150 Titan: A CG ganha novo motor de 150 cm³ e passa a chamar-se CG 150 Titan. Mais econômica, ágil e durável, tem design renovado para acompanhar as modernas tendências.

CG 150 Job: É lançada a nova Honda CG 150 JOB, evolução da consagrada CG 125 Cargo. Única motocicleta nacional homologada para transporte de carga.

2005

Lançada a CG 125 Fan, com a proposta de ampliar a base do mercado. Dotada de grandes atributos como qualidade, resistência, economia, baixo custo de manutenção e motor OHV (Over Head Valves) de 124,1 cm³, torna-se em pouco tempo o segundo modelo mais vendido do mercado brasileiro.

2006

Apresentada a Honda CG 150 Sport.  Busca atingir o consumidor  que valoriza tecnologia,  esportividade e diferenciação.

 

 

 

 

 

7ª GERAÇÃO

(2009 a 2013)

 

 

 

 

2009

CG 150 Titan: motocicleta mais vendida do Brasil amadurece e chega ao mercado totalmente renovada. Além de novo visual, incorpora sistema de injeção eletrônica (PGM-FI), tecnologia, que pela primeira vez equipa uma motocicleta da categoria Utility no Brasil. Modelo apresenta, com antecedência de três anos, níveis bem abaixo dos limites estabelecidos pela terceira fase do Promot, previsto para vigorar a partir de 2009.

CG 125 Fan: Cresce em força e desempenho, agora com motor OHC (Over Head Camshaft), de comando de válvulas no cabeçote. Modelo antecipa em três anos os limites previstos pelo Promot, aplicáveis a partir de 2009.

CG 125 Cargo: Projetada especialmente para o transporte de carga e para o uso utilitário, o modelo tem como diferenciais o bagageiro exclusivo, para transportar até 20 kg de carga, e o novo assento de uso individual.

Lançada a CG 150 Titan Mix, com novo e inédito conceito de mistura de combustíveis para motocicletas. É o primeiro modelo no mundo, produzido em série, que utiliza tanto o álcool quanto a gasolina como combustíveis, em sintonia com a estratégia mundial da Honda voltada para a preservação do meio ambiente

  Ainda em 2009, a Honda oferece ao mercado uma opção mais   completa, a nova CG 150 Titan Mix EX, que agrega   esportividade e mais sofisticação dentro da categoria Utility.

2010

Impulsionada pelo sucesso, a Honda amplia sua linha Flex com a CG 150 Fan,

8ª GERAÇÃO

(2013 a 2015)

 

2013

A Honda inicia mais um ciclo da família CG, uma das mais bem-sucedidas da marca. Renovada, traz as últimas tendências em design e tecnologia voltadas para a funcionalidade e diversão.  A Linha 2014 apresenta três opções: CG 125 Fan (KS/ES/ESD), CG 150 Fan (ESDi) e CG 150 Titan (ESD/EX).

2014

Em ação inédita no mercado dentro de seu segmento, família Honda CG 2014 passa a ter três anos de garantia.

Honda lança série especial CG 150 Titan EX BR com cores da bandeira brasileira. Versão foi apresentada 1 mês antes do inicio da Copa do Mundo de Futebol, sediada no Brasil naquele ano.

 Família Cargo (125 e 150) ganha duas versões, com destaque    para o modelo com motor Flex de 150cc.

Honda lança primeira motocicleta de baixa cilindrada com sistema de freios CBS (Combined Brake System). Com objetivo de oferecer mais segurança aos motociclistas, modelo se tornou o primeiro do mundo a oferecer a tecnologia em sua faixa de cilindrada.

CG 150 Start é lançada no mercado. Modelo chega com conceito inovador: objetivo é oferecereficiência mecânica com o custo dos modelos de 125cm³

9ª GERAÇÃO

(2015)

 

2015 

Linha CG chega como modelo 2016 e com uma grande novidade: nova motorização de 160 cm³, em substituição às versões com motor de 150 cm³. Com um projeto totalmente novo, a nona geração também trouxe design renovado, mais esportivo e moderno.

 
Fotos: Caio Mattos/Honda e Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Expedição Inca: De Honda CG pela Cordilheira dos Andes

Yamaha realiza expedição de 2.449 km com Crosser 2017

Rodando de Harley-Davidson pela noite de São Paulo

Honda celebra 40 anos da CG com expedição de 6 mil km

Harley realiza Brasil Ride pela primeira vez no fim de semana

Mauritânia: Viajando de moto pela "Terra dos Mouros"

De moto fora do Brasil: Quando e onde tudo começou

Expedição Inca: De Honda CG pela Cordilheira dos Andes

Momento Moto: Aventuras em Bonito (MS) - Parte 1

MV Agusta apresenta programa de turismo Emotion Road

Capacetes: Ruído do vento x surdez do piloto

Viagem: De Curitiba a Florianópolis com moto alugada

Yamaha realiza expedição de 2.449 km com Crosser 2017

Paraíso de moto: Rastro da Serpente x Rio do Rastro


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras