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Teste: Novo Citycom S cresce e aparece

22 de April de 2016
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Lançado em 2010 como uma aposta da Dafra em um segmento até então inexplorado, o Citycom vem evoluindo e conquistando mercado. Em 2015, quando teve seu visual renovado e recebeu o sistema de freios combinados, foram vendidas 2.581 unidades - ficando atrás apenas dos mais populares e urbanos Honda PCX e Lead 110 no segmento de scooters.

O modelo 2017 ganhou motor maior e nova nomenclatura, passando a se chamar Citycom S 300i. O “S” indica a maior capacidade cúbica do monocilíndrico – que cresceu de 263,7 cm³ para 278,33 cm³ - e agora produz 27,8 cavalos de potência máxima a 7.750 rpm, quase 5 cv a mais que o anterior (que tinha 23 cv). Não só por isso, mas também pela variação na taxa de câmbio, o preço também subiu: agora custa R$ 18.990 contra os R$ 17.890 da antiga versão. 

Embora a potência maior sirva para “vender” o novo Citycom “S”, é no torque que se nota a diferença para o propulsor anterior. O torque máximo passou de 2,4 kgf.m a 5.500 rpm para 2,8 kgf.m mas a 6.500 giros. Nas acelerações o scooter Dafra de 300cc mostra nitidamente mais vigor, com mais força em médios regimes. O lado bom disso é que o consumo não aumentou: na cidade rodamos 24,5 km com um litro de gasolina, enquanto na estrada foram 27 km/litro. O tanque manteve a capacidade para 10 litros, o que se reflete em autonomia de pelo menos 240 km. 

O consumo menor na estrada também pode ser creditado ao torque maior: a 100 km/h o conta-giros marcava 6.000 rpm, com algum fôlego para a faixa de giro de potência máxima e folga para ultrapassagens. A velocidade máxima fica em 150 km/h no velocímetro de leitura analógica.


Prático
No restante, o Citycom S 300i manteve as mesmas características que fazem dele uma boa opção para quem busca um scooter ágil e prático para enfrentar o trânsito urbano e com conforto para viagens curtas nos finais de semana. As rodas de 16 polegadas encaram bem as imperfeições do asfalto na cidade e não prejudicam tanto o espaço sob o banco: é possível até guardar um capacete integral. No quesito praticidade, há ainda um porta-objetos no escudo frontal (com tomada 12V) e um gancho para levar uma sacola.

As rodas grandes ainda ajudam na estabilidade em altas velocidades, apesar de o centro de gravidade ser alto, assim como o assento a 800 mm do solo. Na dianteira, o garfo telescópico tem 100 mm de curso e, na traseira, o sistema bichoque oferece 91 mm de curso – ainda sofre um pouco nas ruas esburacadas, mas absorve bem imperfeições menores do piso. 

O sistema de freios combinados, que a Dafra chama de FH-CBS (Full Hidraulic Combined System) tem acionamento hidráulico e divide a força de frenagem entre as rodas. Ao acionar o manete esquerdo com vontade, responsável pelo freio traseiro, até 30% da força é empregada no disco dianteiro. No caso do Citycom, o sistema FH-CBS evita o acionamento da pinça dianteira em frenagens de baixa intensidade (medida pela força imprimida no manete esquerdo). O sistema mostrou-se suficiente para parar com segurança os 171 kg (peso a seco) do scooter de 300cc. 

O largo banco, tanto para o piloto como para a garupa, garantem o conforto do Citycom S 300i. Protegido pela boa proteção aerodinâmica do para-brisa é possível rodar na estrada com conforto e, de quebra, evitar uma garoa na cidade sem se molhar. 

Opção mais em conta
Desde o seu lançamento, o Dafra Citycom reinou sozinho no mercado de scooters com maior capacidade cúbica e rodas grandes. Entretanto, neste ano, a Honda lançou o SH 300i no mercado brasileiro para abocanhar uma fatia desse segmento. Mas o scooter de origem europeia da fábrica japonesa chegou com o preço elevado de R$ 23.590. 

A atualização visual feita no ano passado e o motor mais potente e vigoroso dessa nova versão dão novo fôlego para o Citycom S 300i continuar aparecendo como uma boa opção. E com preço sugerido de R$ 18.990, o scooter de 300cc da Dafra tem a vantagem de ser mais em conta que seu concorrente direto e deve manter o sucesso de vendas alcançado até agora.

Veja o vídeo:

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Ficha Técnica
Dafra Citycom S 300i 2017
Motor monocilíndrico, quatro válvulas, OHC, com arrefecimento líquido
Capacidade cúbica 278,3 cm³
Potência máxima 27,8 cv a 7.750 rpm 
Torque máximo 2,8 kgf.m mas a 6.500 rpm
Alimentação Injeção eletrônica
Capacidade do tanque 10 litros
Transmissão CVT
SUSPENSÃO 
Suspensão dianteira Telescópica, com 100 mm de curso
Suspensão traseira Bichoque, com 91 mm de curso
FREIO
Freio dianteiro Disco simples com pinça de pistão duplo
Freio traseiro Disco simples com pinça de um pistão 
Chassi Tubular 
Dimensões (C x L x A) 2.210 mm x 785 mm x 1.445 mm 
Altura do assento 800 mm
Altura mínima do solo 125 mm 
Entre-eixos 1.500 mm
Peso a seco 171 kg 
Cor Branca e Preta
Preço sugerido R$ 18.990

 

TEXTO: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
FOTOS: Mario Villaescusa/Agência INFOMOTO e Kiko Tokuda/MOTO.com.br
VÍDEO: Kiko Tokuda/MOTO.com.br



Fonte:
Agência Infomoto
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