moto.com.br
Publicidade:

Testes

Teste: Nova Yamaha MT-03 quer repetir sucesso da R3

28 de March de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Versão naked da esportiva YZF-R3, a nova Yamaha MT-03 irá chegar às lojas em maio com o objetivo de superar em vendas sua concorrente direta, a Kawasaki Z 300. E repetir o sucesso da R3, que derrotou a Ninja 300, também da Kawasaki, e lidera entre as esportivas pequenas. Seus atributos são praticamente os mesmos da R3, com quem a nova MT-03 compartilha ciclística e motor. Porém, a naked tem ainda ao seu favor a preferência do brasileiro por motos sem carenagem e um preço inferior: R$ 18.790, a versão standard, e R$ 20.790, com freios ABS – a R3 é vendida a R$ 20.790 (R$ 22.890 com ABS). São três opções de cores: preta, cinza fosca com rodas azuis e vermelho metálico.


Com design inspirado em outros modelos da família, como a MT-07 e 09, a caçula traz entradas de ar nas laterais do tanque, um spoiler abaixo do motor e um farol poligonal com duas luzes de posição de LED e uma pequena carenagem cobrindo o painel. Também herdado da R3, os instrumentos são formados por um conta-giros analógico à esquerda e uma tela de LCD à direita, com velocímetro e outras informações. O banco bipartido e a lanterna traseira, em LED, são iguais aos da esportiva.


Entretanto, ao invés de dois semiguidões, a MT-03 traz um guidão único e curvado, posicionado 19 mm para trás e 39 mm para cima, visando proporcionar uma posição de pilotagem mais confortável para o uso diário e urbano. A diferença de peso entre as duas versões é de apenas um quilograma, 167 kg em ordem de marcha para a versão standard (169 kg com ABS).


O motor tem dois cilindros paralelos de 321cc, duplo comando, oito válvulas e refrigeração líquida. Capaz de atingir a potência máxima de 42 cavalos a 10.750 giros – número melhor que os 39 cv da Z 300. O torque máximo, de 3,02 kgf.m, está disponível em 9.000 rpm.

 
O quadro do tipo Diamond, tem rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus radias. O conjunto de suspensões não apresenta novidades: garfo com tubos telescópicos na frente, enquanto a balança traseira usa o sistema de monoamortecimento. 


Nos freios, a nova MT-03 traz um disco dianteiro de 298 mm com pinça de dois pistões, e um disco simples (220 mm) com pinça de um pistão completa o conjunto na traseira. 


Primeiras impressões
Na pista, a MT-03 mostra o que realmente é: uma cópia fiel de sua irmã R3. Motor que gira alto para entregar um desempenho superior a outros modelos na faixa das 250 e 300cc. Bom sistema de freios, ainda mais na versão com ABS e suspensões bem progressivas. 


Claro que se nota que o guidão mais alto proporciona uma posição com as costas mais eretas, porém a pequena naked é tão empolgante quanto a R3 em uma pista. E talvez esteja aí a receita para que ela repita o sucesso: a esportividade com algum conforto. 


O preço sugerido pela Yamaha para a MT-03, de R$ 18.790 (R$ 20.790 com ABS), é próximo ao pedido pela Kawasaki Z 300, vendida a R$ 18.990 (R$ 20.990 com ABS). Entretanto, como a Yamaha tem mais pontos de venda, provável que, assim como a R3 passou a Ninja 300 em vendas, a naked também supere a rival da Kawasaki, que teve 170 unidades emplacadas neste ano.

FICHA TÉCNICA
Yamaha MT-03
Motor Dois cilindros paralelos, oito válvulas, DOHC e arrefecimento líquido
Capacidade cúbica 321 cm³
Diâmetro x curso 68 x 44,1 mm
Taxa de compressão 11,2:1
Potência máxima 42 cv a 10.750 rpm
Torque máximo 3,02 kgf.m a 9.000 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Tubular em aço do tipo diamond
Suspensão dianteira Garfo telescópico convencional de 41 mm de diâmetro com 130 mm de curso 
Suspensão traseira Balança monoamortecida com 125 mm de curso e ajuste na pré-carga da mola
Freio dianteiro Disco flutuante de 298 mm de diâmetro com pinça de dois pistões (ABS opcional)
Freio traseiro Disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de um pistão (ABS opcional)
Pneus 2.75-17 (diant.)/ 4.00-17 (tras.)
Comprimento 2.090 mm
Largura 745 mm
Altura 1.035 mm
Distância entre-eixos 1.390 mm
Distância do solo 160 mm
Altura do assento 780 mm
Peso em ordem de marcha 166 kg (169 kg com ABS)
Tanque de combustível 14 litros
Cores cinza, vermelha e preta
Preço R$ 18.790 (R$ 20.790 com ABS)

Texto? Arthur Caldeira/ Agência INFOMOTO
Fotos: Divulgação



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Teste: Nova Honda CB 650F impressiona de modo racional

Teste: Com injeção e motor flex, nova Factor é 125 completa

Teste: Nova Honda Africa Twin aposta em motor torcudo e chassi leve

Teste: Nova Kawasaki Versys 650 ganha fôlego extra para viajar

Primeiras Impressões: Novas Vespa Primavera 125 e 150

Teste: Fazer 150 UBS ganha freios combinados para ficar na lei

Teste: Triumph acrescenta tecnologia à Tiger Sport

Teste: Nova Kawasaki Versys 650 ganha fôlego extra para viajar

Teste: Nova Honda Africa Twin aposta em motor torcudo e chassi leve

Primeiras Impressões: Novas Vespa Primavera 125 e 150

Teste da Falcon NX4 por um usuário

Teste: Pega de Honda Bros 160 e Yamaha Crosser

Yamaha Drag Star 650: Na medida certa

Teste: Nova Africa Twin é bigtrail para ir a todo lado


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras