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Teste: Nova Honda CB 650F impressiona de modo racional

Motor de quatro cilindros em linha e 650 cc entrega 87 cv de potência a 11.000 rpm e 6,4 kgfm a 8.000 rpm de torque de forma suave

02 de December de 2016
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É quase impossível não se lembrar da Hornet e compará-la com a nova Honda CB 650F.  O modelo que "aposentou" a famosa Hornet é mais tímido que a antiga 600, mas ainda assim a nova CB chama atenção por onde passa, ainda mais por conta do seu esquema de cores tricolor que remete às cores do Team HRC (branca, azul e vermelha), com rodas douradas de 17 polegadas e pneu 120/70 ZR17M/C na dianteira e 180/55 ZR17M/C  na traseira.

Seu motor de 649 cc e quatro cilindros, rende 87 cv a 11.000 rpm e torque de 6,4 kgfm a 8.000 giros, gerando um agradável ronco dos quatro canecos. Tanto a posição como a pilotagem em si são muito tranquilas e agradáveis. Apesar de se mostrar agressiva e robusta na aparência, a CB 650F é fácil de pilotar. Ou seja, não é arisca como a aposentada Hornet, transformando-se em uma boa opção para motociclistas que querem deixar as 250/300 cilindradas para trás.

O modelo avaliado pelo MOTO.com.br, vem equipado com freios ABS e pesa 195 kg. Apesar de não ser uma das mais "magrinhas" da categoria, a motocicleta se mostra muito ágil no trânsito. As retomadas na estrada são vigorosas: a Honda CB 650F atinge altas velocidades num piscar de olhos. Embora tenha bom desempenho na cidade, a motocicleta evidentemente prefere a estrada. No trânsito notamos o aquecimento do motor nas pernas. Nada exagerado, mas que pode incomodar em dias mais quentes. As suspensões, garfo telescópico na dianteira e suspensão Mono-Shock de 128 mm de curso na traseira, não se dão muito bem no uso urbano, isso porque a CB 650F não foi feita para nossas ruas cheias de buracos e deformidades. A moto repassa ao piloto as imperfeições, causando desconforto. Esse desconforto é ainda mais perceptível para o garupa. 

Mudando da água para o vinho, na estrada o papo é completamente diferente. A Honda CB 650F fica bem à vontade. Se por um lado, circulando pela cidade, as imperfeições do asfalto fsão bastante notadas, na rodovia a motocicleta passa muito conforto. Equipada ainda com câmbio de seis marchas, a 650 tem desempenho muito bom, empolgando quando o motor atinge altas rotações.

Destaque para os freios Nissin, com ABS nos discos de 320 mm e duas pinças, na roda dianteira, e 240 mm e uma pinça na roda traseira. O sistema anti-travamento funciona com eficiência quando solicitado e transmite segurança ao piloto.

O painel da motocicleta, digital, exibe velocímetro, tacômetro e relógio digitais, medidor de combustível e hodômetros parcial e total, além de avisos luminosos sobre o funcionamento elétrico dos componentes. Pode ser preciosismo, mas sentimos a falta de um indicador de marchas no painel, e não só o aviso de neutro, assim como a incômoda posição "trocada" da seta e buzina. Acelerando de forma racional e tranquila em uso misto, trafegando mais pela cidade que estrada, a Honda CB 650F apresentou um consumo médio de 22 km/l. 

Ficha Técnica Honda CB 650F
Motor: Tipo DOHC, quatro cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida
Cilindrada 649cc 649cc
Diâmetro x curso 67,0 x 46,0 mm
Potência máxima 87cv a 11.000 rpm
Torque máximo 6,4 kgf.m a 8000 rpm
Sistema de alimentação Injeção Eletrônica PGM FI
Relação de compressão 11.4 : 1
Sistema de lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Transmissão 6 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Sistema de partida Elétrica
Combustível Gasolina
Ignição Eletrônica
Bateria 12V - 8.6 Ah
Farol 55/60W
Tipo Diamond Frame
Suspensão diant / curso Garfo telescópico – 120 mm
Suspensão tras / curso Mono-Schock - 128 mm
Freio diant / diâmetro Disco - 320 mm
Freio tras / diâmetro Disco - 240 mm
Pneu dianteiro 120/70 ZR17M/C
Pneu traseiro 180/55 ZR17M/C
Comp x larg x alt 2110 x 775 x 1120 mm
Dist. entre eixos 1450 mm
Dist. mínima do solo 150 mm
Altura do assento 810 mm
Capacidade do tanque 17,3L (4,0L)
Peso seco: 195kg
Preço sugerido: a partir de R$ 37.000



Veja os vídeos:




Fotos e Vídeo: Alexandre Ciszewski e Kiko Tokuda/Moto.com.br




Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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