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Teste Kawasaki Versys 1000: Conforto e potência na medida!

05 de February de 2014
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Paulo Souza

A Kawasaki inovou ao trazer para o Brasil a Versys 1000, única motocicleta no mercado nacional da classe Big trail equipada com motor de quatro cilindros. Sua chegada foi bastante aguardada, pois os fãs deste estilo queriam saber o seu comportamento com este propulsor.

Apesar de ser um modelo trail, a Versys 1000 possui além do motor, uma configuração totalmente voltada ao asfalto, indicada para rodar em estradas e não para o uso off road, principalmente por suas rodas e pneus. E foi justamente assim que nós avaliamos esta japonesa, confira!

Comportamento
Seja qual for a estrada a Versys 1000 se comporta super bem, sendo o conforto o seu ponto forte. Suas suspensões invertidas são excelentes e oferecem ao piloto muita segurança e estabilidade no asfalto, principalmente nas curvas. Tanto a dianteira quanto a traseira possuem curso de 150 mm com regulagens no retorno e na pré-carga da mola.

A posição de pilotagem é bastante relaxada, ideal para encarar viagens de médias e longas distâncias. Seu guidão largo em conjunto com seu banco gigante e confortável, tanto para quem pilota quanto para o garupa garantem a comodidade.

Seu sistema de freios possui ABS de série e são bastante poderosos, na dianteira um disco duplo em formato margarida de 300 mm com pinça com dois pistões e na traseira um disco simples de 250 mm e pistão simples, ambos da marca Tokico.

A sua configuração possui três níveis de controle de tração, sendo o nível 3 indicado para piso escorregadio, o nível 2 oferece controle intermediário para o uso do dia a dia e o nível 1 para uma pilotagem mais esportiva permitindo que a roda traseira deslize de forma limitada. Além do controle de tração ela possui dois níveis de entrega de potência, sendo o Full entregando toda a potência do motor e o Low, que despeja apenas 75% de sua força.

Dentro da cidade utilizar o modo Low garante melhor autonomia e uma moto mais “mansa”, pois com a potência reduzida ela demora mais para subir o giro do motor. Mas, quando entrar na estrada coloque o sistema no modo Full e boa viagem.

Motor/Detalhes
O propulsor de quatro cilindros da Versys 1000 surpreendeu com os seus 118 cv de potência. Ele é o mesmo da streetfighther Z-1000, porém, modificado para ter maior torque em baixas e médias rotações, com isso sua potência diminuiu, mas mesmo assim ele continua com respostas rápidas e responde bem na estrada.

Seu torque de 10,4 quilos também contribui bastante para encarar viagens. O comportamento é semelhante a uma esportiva, com aquele delicioso quatro cilindros em linha, porém, com muito mais conforto que só uma supertrail tem. Ela manteve os traços da Versys 650 com leveza e agilidade e ainda por cima com a ausência das vibrações e ruídos.

Ao todo, são 20 cv a menos de potência em relação a naked esportiva, mas sem as oscilações de baixas para médias rotações. É impressionante a junção deste motor com uma moto trail, muito linear e de fácil condução, que movimenta facilmente os seus 239 kg em ordem de marcha.

Após horas rodando com a Versys 1000 o piloto não sente nenhum incômodo, pois seu conjunto além de confortável possui características para isto. Um detalhe que ajuda bastante na estrada é sua bolha de proteção, que pode ser regulada manualmente em até 3 cm na sua altura fazendo o vento desviar do piloto.

E quando falamos de estrada não podemos esquecer-nos da autonomia do modelo. Ela possui um tanque com capacidade para 21 litros de combustível, o que deixa com uma autonomia perto dos 400 quilômetros, a média de consumo variou entre 16,8 e 19 km/l, ótima para viagens.

Conclusão
A Kawasaki acertou na junção de um motor de quatro cilindros em linha em um conjunto trail. O resultado é uma fantástica moto para quem gosta de pegar a estrada com bastante conforto e suavidade. Seu tamanho impõe respeito, mas ao mesmo tempo possui uma pilotagem de fácil condução.

A segurança da moto esta totalmente aprovada com os seus itens tecnológicos como o controle de tração e freios ABS. A Versys 1000 é capaz de ultrapassar a marca dos 200 km/h e possui muita estabilidade na estrada e também nas curvas, graças a seus pneus Pirelli Scorpion Trail de 17 polegadas.

Para quem busca uma big trail com características estradeiras pode encontrar na Versys 1000 um modelo ideal e ainda com preço bastante competitivo no mercado frente a suas concorrentes. Por R$ 49.990 ela pode ser sua próxima companheira de viagem. A versão Grand Tourer, que vem equipado com malas laterais e baú sai por R$ 56.990.

Veja um pequeno vídeo com os detalhes da Versys 1000

O jornalista utilizou no teste capacete LS2, jaqueta, calça e luvas Race Tech e botas Dainese.

Ficha técnica
Motor: 4 tempos, 4 cilindros paralelos, refrigeração líquida
Cilindrada: 1.043 cc
Diâmetro x curso: 77,0 x 56,0 mm
Taxa de compressão: 10,3:1
Sistema de válvulas: DOHC, 16  válvulas
Potência máxima: 86,8 kW (118CV) / 9.000 rpm
Torque máximo: 102 N•m (10,4 kgf•m) / 7.700 rpm
Sistema de combustível: Injeção eletrônica
Sistema de ignição: Digital
Sistema de partida: Partida elétrica
Sistema de lubrificação:Lubrificação forçada (cárter semiúmido)
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de acionamento: Corrente de transmissão
Sistema de embreagem: Multidisco, em banho de óleo
Tipo de quadro: Alumínio
Inclinação / Trail: 27° / 107 mm
Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido de 43 mm com retorno e pré-carga da mola ajustáveis
Suspensão traseira: Monoamortecedor com retorno e pré-carga da mola ajustáveis
Curso da suspensão dianteira:     150 mm
Curso da suspensão traseira:     150 mm
Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro:    180/55ZR17M/C (73W)
Freio dianteiro: Disco duplo de 300 mm em formato margarida, pinça com pistão duplo
Freio traseiro: Disco simples de 250 mm em formato margarida, pinça com pistão simples
Ângulo de direção (esq. / dir.): 34° / 34°
Dimensões C x L x A: 2.235 mm x 900 mm x 1.405 mm / 1.430 mm
Distância entre eixos:    1.520 mm
Distância do solo: 155 mm
Altura do assento: 845 mm
Capacidade do tanque: 21,0 litros
Peso em ordem de marcha: 239 kg
Cor: Pearl Stardust White

Fotos: Marcio Viana



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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