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Teste: Honda faz face-lift na NC 750X e adota novas suspensões

03 de May de 2016
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A segunda geração da Honda NC 750X chega ao Brasil praticamente ao mesmo tempo em que na Europa. Apresentada na edição 2015 do Salão de Motos de Milão, a crossover passou por um face-lift para ganhar um ar mais jovial por conta das carenagens facetadas, da iluminação de LED (farol e lanterna) e do novo painel. O novo modelo estará disponível apenas com sistema ABS e teve um aumento de 13% se comparado ao modelo anterior: o preço sugerido do modelo 2016 com freios ABS de série é de R$ 36.500 contra os R$ 32.000 do modelo anterior. Como diferencial, a moto passa a ter três anos de garantia e assistência técnica 24 horas para todo território nacional.

Seu painel de instrumentos foi modernizado e sua tela LCD (cristal líquido) oferece melhor visualização, além de poder ser personalizado, já que o motociclista pode optar entre uma das nove cores disponíveis. Completo e 100% digital, o visor é amplo e traz alertas da parte elétrica e mecânica, além de conta-giros, marcador de combustível, relógio e hodômetro duplo — total e parcial. O para-brisa ficou mais alto para garantir maior proteção aerodinâmica. 

O prático porta-objeto, que fica no lugar do tanque de combustível, teve o espaço ampliado para 22 litros e guarda um capacete fechado com facilidade. Quando a NC 750 X estiver em movimento o piloto pode acomodar mochila e ter fácil acesso aos documentos, capa de chuva etc... 

Ciclística afinada
O conjunto de suspenção também foi atualizado. Na dianteira o garfo telescópico ganhou novos ajustes e componentes, que resultaram, de acordo com o fabricante, em maior eficiência na passagem de óleo entre as válvulas internas. O curso continua o mesmo: 153,5 mm. Já na traseira, o sistema monoamortecido com 150 mm de curso, oferece novos ajustes na pré-carga da mola. Agora é possível regular a suspensão em sete posições, de acordo com a carga transportada.

Para ajudar no amortecimento e também oferecer maior segurança e aderência, a NC750X versão 2016 incorporou pneus Dunlop de sulcos mais profundos: 120/70 ZR17M/C (dianteira) e 160/60 ZR17M/C (traseira). As rodas aro 17 polegadas são de liga leve e ganharam novo acabamento (prata fosco). O sistema de freios é composto por um disco simples de 320 mm na dianteira e outro com 240 mm na traseira. O modelo será vendido somente com freios ABS (anti-travamento).

Produzida em Manaus (AM), a NC 750X 2016 inaugura os três anos de garantia para a linha de alta cilindrada da marca, sem limite de quilometragem, além de oferecer ao cliente Honda assistência 24 horas em todo o território nacional. Similar ao adotado pela linha de automóveis Honda, o Road Assistance conta com resgate, guincho e mecânico.

Impressões de Pilotagem
Versátil, confortável e econômica, a nova NC 750X manteve o motor de dois cilindros em linha de 745 cm³, OHC, arrefecimento líquido e injeção eletrônica. Para atender normas ambientais - segunda fase do Promot 4 – a moto recebeu ajustes no mapeamento da injeção eletrônica e a adoção de um novo sistema de escapamento mais eficaz e bonito.

Agora a NC 750X tem potência máxima de 54,5 cv a 6.250 rpm – a versão anterior gerava 54,8 cv – e torque de 6,94 kgf.m a 4.750 rpm. O propulsor, derivado do Honda Fit, trabalha de forma progressiva e linear. Potência e torque gostam de atuar em médios regimes de rotação. Na apresentação do modelo rodamos quase 300 km quilômetros pela Serra do Mar, entre São Paulo e Rio de Janeiro. O trajeto ofereceu longas retas e muitas curvas.

Para proteger o piloto, principalmente quem encara a estrada todos os dias, a nova NC 750X ganhou um para-brisa mais alto e largo. Cresceu 10 centímetros na altura. Não é o escudo de uma BMW R 1200 GS, mas o vento já não vem no peito! Faltaram os protetores de mão e opções de cores mais vibrantes, para atrair um público mais jovem. Neste ano, só serão oferecidas as cores prata metálica e preta fosca – nada dos alegres azul ou vermelho metálico mostrados na Europa.

Fácil de pilotar e segura, principalmente pelo sistema de freios ABS, a parte ciclística oferece um comportamento diferente, se comparado à sua antecessora. Apesar dos mesmos cursos de suspensão, a mudança na suspensão deixou a moto mais firme. O comportamento do conjunto está muito similar aos dos modelos esportivos, onde o curso é mais curto e firme. No trajeto foi possível confirmar que ela continua com sua vocação estradeira e com baixo consumo de gasolina – rodamos em média 30 km/litro de gasolina. A NC 750X mostrou que é uma opção muito racional e pouco emocionante para viagens, pena que o consumidor terá que pagar pouco mais de R$ 4.500 pela atualização.

Veja o vídeo:

Ficha Técnica
Honda NC 750X 2016
Motor Dois cilindros em linha, OHC e arrefecimento líquido
Capacidade cúbica 745 cc
Diâmetro x curso 77 x 80 mm
Relação de compressão 10,7: 1
Potência máxima 54,5 cv a 6.250 rpm
Torque máximo 6,94 kgf.m a 4.750 rpm
Sistema de alimentação Injeção Eletrônica 
Sistema de lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Câmbio 6 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Sistema de partida Elétrica
Chassi
Tipo Diamond em aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 153,5 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor fixado por links com 150 mm de curso e ajuste na pré-carga da mola
Freio dianteiro Disco de 320 mm de diâmetro ABS
Freio traseiro Disco de 240 mm de diâmetro ABS
Pneu dianteiro 120/70 ZR17M/C
Pneu traseiro 160/60 ZR17M/C
Comprimento x Largura x Altura 2.228 x 844 x 1.353 mm
Distância entre-eixos 1534 mm
Distância mínima do solo 164 mm
Altura do assento 832 mm
Capacidade do tanque 14,1 litros (2,9 litros para a reserva)
Peso seco 210 kg 
Cores disponíveis Preta e prata
Preço R$ 36.500

 



Fonte:
Agência Infomoto
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