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Teste Harley-Davidson XL 1200 CA: Estilosa e urbana!

26 de August de 2014
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Paulo Souza

A Harley-Davidson possui em sua linha de entrada (Sportster) o modelo XL 1200 Custom, também encontrada em duas versões “customizadas” com a mesma base, a XL 1200 CA e a XL 1200 CB. Motos que compartilham o mesmo chassi e motor, porém com propostas diferentes.

Após a avaliação da versão mais estradeira, a XL 1200 CB, chegou a vez de andarmos no modelo CA, mais urbana, que traz além do tradicional motor Evolution de dois cilindros em "V", também conhecido como Blockhead, rodas de liga leve e guidão drag bar. Seu estilo é chamativo e atraente, e seu comportamento é melhor dentro da cidade. Confira nossa avaliação.

Urbana

A XL 1200 CA também herdou da versão base Sportster XL 1200 Custom, o motor e quadro, no entanto, recebeu diferentes itens da irmã CB, como rodas de liga leve, guidão reto estilo drag bar, além da pintura personalizada. Isso deixou o modelo com estilo mais urbano e para pilotagem de curta distância.

Sua posição de pilotagem é de “ataque”, com as costas mais curvadas devido à pedaleira, que fica bem no centro da moto, e com os braços levemente para frente. Isso a deixa com uma pilotagem mais ágil em relação à versão CB, porém com a desvantagem do desconforto para longas distâncias. Após algumas dezenas de quilômetros percorridos a região das costas poderá sentir um pouco, principalmente na estrada, com o vento na direção oposta.

Pilotando dentro da cidade ela vai bem e chama a atenção por onde passa. Sua principal característica, o torque em baixas rotações, facilita a vida do piloto, que não precisa ficar mudando de marcha constantemente. O problema continua sendo as suspensões de baixo curso, que insiste em bater final em ruas mal pavimentadas e lombadas íngremes.

Outro ponto dentro das vias urbanas que devemos ficar atentos é durante as curvas, pois suas pedaleiras no centro da moto raspam com facilidade. Apesar disso, desfilar com esta Harley é muito prazeroso e ela não incomoda o piloto com o aquecimento do motor, seus sistema de refrigeração trabalha bem.

Itens e detalhes

Com a mesma motorização de 1200 cc que sua irmã, este propulsor Evolution de dois cilindros em "V" possui bastante torque em baixas rotações, porém perde rendimento em altos giros. A 120 km/h seu desempenho é muito bom, mas acima desta velocidade o vento atrapalha bastante e conforme os quilômetros vão passando a sensação de cansaço aumenta. Até os 140 km/h o motor ainda responde, acima desta velocidade não há mais tanto fôlego.

Seu câmbio possui apenas cinco marchas e sua transmissão final é por correia dentada. Um detalhe que gostamos foi o seu painel, apesar de manter o estilo custom ele traz no seu pequeno computador de bordo as opções de visualização de indicador de marcha, hodômetros e relógio.

A versão CA pesa 265 kg em ordem de marcha e para frear este peso a Harley adotou sistema de freio ABS, com um disco na dianteira e outro na traseira mordido por pinças de pistão duplo. Este conjunto foi eficiente e em nenhum momento deu algum susto na hora de parar a moto.

Outro detalhe que chama atenção e dá maior conforto ao piloto é o seu conjunto de pneu largo, com medidas de 130/90 na dianteira e 150/80 na traseira com rodas de 16 polegadas, ele permite maior aderência no asfalto para segurar suas potentes arrancadas, além de deixar o visual da moto mais encorpado.

Conclusão

A Harley criou duas opções distintas com a base da Sportster XL 1200, a versão XL 1200 CA, mostrou que o seu espírito está mais voltado à esportividade, sendo muito mais ágil e com uma posição de pilotagem diferente. É o modelo para quem busca uma motocicleta cheia de estilo para rodar na cidade e realizar pequenas viagens.

O preço sugerido é de R$ 38.500, valor superior à versão convencional em R$1.600, porém, pela diferença de estilo e design que a CA possui, vale o investimento maior. Além disso, ter um símbolo da Harley-Davidson no tanque simboliza não apenas uma moto com tradição, mas sim um estilo de vida de cada piloto. A versão Sportster 1200 CA deixa claro que é uma opção para pilotagem urbana em grande estilo.

O jornalista utilizou no teste capacete LS2, jaqueta e luvas Harley-Davidson e botas Alpinestar.

Ficha Técnica
Harley-Davidson XL 1200 Custom Limited CA
Motor: Dois cilindros em "V", 1.202 cm³, refrigeração a ar
Potência: n/d
Torque: 8,9 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: Cinco marchas
Alimentação: Injeção eletrônica
Dimensões: 2.215 mm x n/d x n/d (CxLxA)
Distância do solo: 110 mm
Distância entre eixos: 1.520 mm
Alarme e Imobilizador: Ítem de série
Freios com ABS: Ítem de série
Peso: 265 kg em ordem de marcha
Tanque: 17 litros

Fotos: Marcio Viana



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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