moto.com.br
Publicidade:

Testes

Teste: Dafra Maxsym 400i é robusta e versátil

13 de November de 2015
Compartilhe este conteúdo:

Aladim Lopes Gonçalves

O maxi scooter Dafra Maxsym 400i chegou ao mercado para complementar a linha de scooters da marca brasileira, que engloba também o Citycom 300i e o Cityclass 200i. O modelo conta com motorização mais potente, dimensões protuberantes e dispõe de bons atrativos como freios ABS, espaço para capacetes sob o assento, apoio lombar para piloto e garupa, para-brisa com ajuste de altura, freio de estacionamento, porta-objetos, entrada USB e tomada 12V. Disponível nas cores preta ou branca, o maxi scooter tem preço sugerido de R$ 24.990.

Com um porte avantajado de quase 2,27 m de comprimento e um peso seco de 229 kg, o Maxsym apresenta ainda fartas carenagens, oferecendo proteção frontal para pernas e tórax do motociclista. O painel de instrumentos dispõe de boa visualização, iluminação agradável e traz nostálgicos mostradores analógicos. O assento tem espaço generoso, revestimento com espuma espessa e oferece conforto para o piloto e para o garupa.

Rodando na cidade e na estrada, em uma viagem de cerca de 360 km, de São Paulo a Campos do Jordão (ida e volta), o Maxsym surpreendeu pela suavidade no trânsito urbano e pela desenvoltura na circulação pelas rodovias do complexo Ayrton Senna/Carvalho Pinto. O comportamento do motor monocilíndrico com potência de 33,3 cavalos e torque de 3,2 kgfm a 5.500 rpm agradou pela sua proposta. A pilotagem também foi facilitada pelos apoios para os pés mais à frente, permitindo ficar com o corpo em uma posição mais esticada e relaxada.

Em termos práticos, o Maxsym manteve, com muita tranquilidade, uma velocidade de cruzeiro na faixa dos 110 km/h e 120 km/h (limites em determinados trechos das rodovias), permitindo boas aceleradas na hora das ultrapassagens de veículos mais pesados. A vitalidade de um regime de torque maior foi sentida somente em pontos de subidas de serra. Com um tanque de 14,7 litros, o maxi scooter da Dafra pode oferecer uma autonomia de cerca de 320 quilômetros. Durante o teste, o consumo médio do Maxsym, na cidade e estrada, oscilou em 19 km/l e 28 km/l, respectivamente.

O sistema de freios com ABS (antitravamento), formado por conjunto com disco duplo na frente e disco simples atrás mostrou um resultado satisfatório, transmitindo segurança e permitindo um maior controle do scooter durante o seu acionamento nas situações de frenagens mais fortes. As suspensões com garfo telescópico convencional na frente e com duplo amortecedor na traseira, em associação com as rodas aro 15 (frente) e aro 14 (atrás), se mostraram bem equilibradas na absorção das irregularidades do solo e com firmeza em maior velocidade no trecho rodoviário. 

No final das contas, o Dafra Maxsym 400i apresenta um pacote de qualidades, no mínimo, interessante para o motociclista, pois oferece conforto na estrada e praticidade na cidade. Também pode ser uma opção e tanto para quem pretende migrar de um scooter compacto ou para aquele motociclista que está buscando um maxi scooter para complementar a sua garagem de motos. Essa linha de raciocínio ganha ainda mais força diante do inegável fator custo/benefício, pois Maxsym bate os concorrentes com o melhor preço na sua categoria. Como estamos vivendo um momento de incertezas econômicas, economia é fundamental. 

FICHA TÉCNICA
Motor Motor OHC monocilíndrico, arrefecimento líquido 
Capacidade cúbica 399,3 cm³
Potência 33,3 cv a 7.500 rpm
Torque 3,2 kgfm a 5.500 rpm
Câmbio Automático
Transmissão Automática CVT
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Under Bone
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 106 mm de curso
Suspensão traseira Duplo amortecedor de 112 mm de curso
Freio dianteiro Discos duplos e ABS
Freio traseiro Disco simples e ABS
Pneus 120/70-15 M/C 56S (dianteira) /150/70- 14 M/C 66S (traseira) 
Comprimento 2.270 mm
Altura do assento 755 mm
Distância entre-eixos 1.555 mm
Distância do solo 142 mm
Peso a seco 229 kg
Tanque de combustível 14,7 litros
Cores Branca e preta
Preço sugerido R$ 24.990


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Teste: BMW F 700 GS é uma máquina surpreendente

Teste: Nova Honda CB 650F impressiona de modo racional

Teste: Com injeção e motor flex, nova Factor é 125 completa

Teste: Nova Honda Africa Twin aposta em motor torcudo e chassi leve

Teste: Nova Kawasaki Versys 650 ganha fôlego extra para viajar

Primeiras Impressões: Novas Vespa Primavera 125 e 150

Teste: Fazer 150 UBS ganha freios combinados para ficar na lei

Teste: Nova Honda Africa Twin aposta em motor torcudo e chassi leve

Teste: Nova Kawasaki Versys 650 ganha fôlego extra para viajar

Teste: Pega de Honda Bros 160 e Yamaha Crosser

Teste da Falcon NX4 por um usuário

Yamaha Drag Star 650: Na medida certa

Teste: Nova Africa Twin é bigtrail para ir a todo lado

Teste: Com injeção e motor flex, nova Factor é 125 completa


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras