moto.com.br
Publicidade:

Testes

Teste: Dafra Horizon 150 oferece estilo e conforto

18 de July de 2016
Compartilhe este conteúdo:

A Dafra Horizon 150 é hoje uma das poucas opções do segmento custom de baixa cilindrada. Apresentado no último Salão Duas Rodas (2015), o modelo oferece estilo clássico das grandes estradeiras, bom nível de conforto e acabamento, mecânica simples – traduzida pelo motor alimentado por carburador – e preço sugerido de R$ 8.590. 

Substituta da Kansas 150 no line-up da Dafra, a Horizon tem como principal atrativo seu desenho, que foi certamente inspirado na Harley-Havidson XL 883R. Traz linhas arredondadas, algumas peças cromadas, outras em preto fosco, como o acabamento do motor. A modernidade fica por conta das rodas de liga leve de nove raios, lanterna em LED e painel com mostradores analógico e digital. Aliás, o painel traz alerta de troca de óleo - 1000 km, 3000 km, 6000 km e 9000 km.

Outros fatores positivos desta mini custom são ergonomia e conforto. Em função do desenho do guidão, bem aberto e curvado, os braços ficam semiflexionados e numa posição mais alta e relaxada. Boa para viajar, mas o conjunto - espelhos e guidão – é largo demais e enrosca nos retrovisores dos automóveis.

O piloto fica sentado, como em uma autêntica custom, com pedaleiras largas e um pouco avançadas. Para completar, banco largo e em dois níveis com espuma densa e confortável. O sobressalto do assento funciona, de certa forma, como apoio lombar para o condutor, ampliando o prazer na pilotagem.

Para oferecer conforto também à garupa, a unidade da Horizon 150 testada tinha encosto (sissy-bar) e bagageiro para transportar bagagem ou até instalar um baú – mas os itens são acessórios vendidos separadamente. Para uma manutenção rápida, a pequena custom da Dafra conta com cavalete central.

Primeiras impressões
Os dados técnicos de desempenho da Dafra Horizon 150 não impressionam - 12,8 cv a 7000 rpm de potência máxima e torque máximo de 1,39 kgf.m a 5500 rpm. Mas, na prática, a moto se comporta bem no trânsito carregado dos grandes centros. Tudo em função do bom escalonamento do câmbio de cinco velocidades. Além do baixo peso (141 kg em ordem de marcha) que ajuda muito nas manobras.

Alimentada pelo velho carburador, o motor monocilíndrico de 149 cm³ gosta rodar em médias e altas rotações. O consumo médio gira em torno 30 km/litro, o que lhe confere uma autonomia de mais de 400 quilômetros com apenas um tanque de combustível (que tem capacidade para 14 litros). Uma boa marca para esta pequena e estilosa custom.

A parte ciclística não deixa a desejar. No caso das suspensões, o conjunto deu conta do recado ao copiar as imperfeições do piso durante o uso urbano. Não deu final de curso em nenhum momento, apesar do péssimo asfalto de São Paulo.

Os freios – disco simples na dianteira e a tambor na traseira – se apresentaram um pouco ”borrachudos”, ou seja, demoravam a entre em funcionamento. Porém, aqui vale uma ressalta: a moto avaliada era praticamente zero quilômetro. Ou seja, não havia ainda uma boa acomodação das pastilhas de freio.

A Horizon 150 chega às concessionários Dafra nas cores preta e branca. E o preço público sugerido é de R$ 8.590. Sua principal concorrente é a Suzuki Intruder 125, também equipada com carburador, e que custa R$ 6.990, mas tem desempenho inferior e design menos elaborado.

Veja o vídeo:


Vídeo: Kiko Tokuda/MOTO.com.br

Ficha Técnica
Dafra Horizon 150
Motor Monocilíndrico, OHC e arrefecimento a ar
Capacidade cúbica 149 cm³
Diâmetro x curso 57,3 x 57,8mm
Relação de compressão 9,5 :1
Potência máxima 12,8 cv a 7000 rpm
Torque máximo 13,65 Nm a 5500 rpm
Sistema de alimentação Carburador
Câmbio 5 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Sistema de partida Elétrica/Pedal
Chassi
Tipo Berço Semi Duplo
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 130 mm de curso
Suspensão traseira Bichoque com 70 mm de curso
Freio dianteiro Disco de 267 mm e duplo pistão de acionamento hidráulico
Freio traseiro Tambor de 130 mm
Pneu dianteiro 3.00 -18 M/C 47S
Pneu traseiro 130/90-15 M/C 66S
Comprimento total 2.100 mm
Largura total 875 mm
Altura total 1.165 mm
Altura do assento 720 mm
Entre-Eixo 1.435 mm
Distância ao Solo 145 mm
Capacidade do tanque 14 litros
Peso (em ordem de marcha) 141 kg
Cores disponíveis Preta e Pérola
Preço sugerido R$ 8.590,00



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Teste: Nova Honda CB 650F impressiona de modo racional

Teste: Com injeção e motor flex, nova Factor é 125 completa

Teste: Nova Honda Africa Twin aposta em motor torcudo e chassi leve

Teste: Nova Kawasaki Versys 650 ganha fôlego extra para viajar

Primeiras Impressões: Novas Vespa Primavera 125 e 150

Teste: Fazer 150 UBS ganha freios combinados para ficar na lei

Teste: Triumph acrescenta tecnologia à Tiger Sport

Teste: Nova Honda Africa Twin aposta em motor torcudo e chassi leve

Teste: Nova Kawasaki Versys 650 ganha fôlego extra para viajar

Teste: Pega de Honda Bros 160 e Yamaha Crosser

Teste da Falcon NX4 por um usuário

Yamaha Drag Star 650: Na medida certa

Teste: Nova Africa Twin é bigtrail para ir a todo lado

Primeiras Impressões: Novas Vespa Primavera 125 e 150


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras