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Teste: BMW F 800 GS fica mais completa para 2016

04 de July de 2016
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Segunda motocicleta mais vendida pela BMW no Brasil no ano passado, a nova geração da F 800 GS, que chegou ao país em maio, passou por um discreto face-lift e ficou mais completa para enfrentar a concorrência. A tecnologia embarcada da bigtrail, que já contava com freios ABS e controle de tração, ganhou o reforço do ajuste eletrônico da suspensão. Outras novidades são o banco conforto e os protetores de mão, agora itens de série no modelo 2016 que tem preço sugerido de R$ 45.900.

Visualmente são poucas mudanças: a mais perceptível são as placas galvanizadas que cobrem o radiador e os grandes protetores de mão, com alma de aço, que dão um ar mais aventureiro ao modelo. No restante, praticamente nenhuma mudança: o motor é o mesmo bicilíndrico de 798 cc e 85 cv e o quadro feito em aço treliçado também não foi alterado.



Conjunto vencedor
A venda de 2.361 unidades da F 800 GS em 2015 deixam o modelo atrás apenas da BMW R 1200 GS, com 2.668 unidades, no segmento bigtrail do mercado brasileiro. O peso menor e o preço mais acessível fazem da 800 GS uma boa opção para quem procura uma aventureira versátil e sabe que, na prática, o modelo de 800cc vai aos mesmos lugares do que a enorme GS de 1.200cc.

Com isso em mente, a BMW não fez grandes mudanças na nova F 800GS. Exatamente por isso, a bigtrail manteve as qualidades – e os defeitos – da geração anterior. O motor de dois cilindros paralelos de 798 cm³ com refrigeração líquida produz os mesmos 85 cv a 7.500 rpm e 8,5 kgf.m de torque a 5.750 rpm. 

O bicilíndrico tem força de sobra em baixos giros, mas fica um pouco preguiçoso em médios regimes: em algumas situações é preciso reduzir uma marcha no câmbio de seis velocidades para fazer uma ultrapassagem. A cavalaria é suficiente para rodar a 140 km/h com bastante folga, mas com alguma vibração. Se exigir o máximo do motor ela supera os 200 km/h. O consumo médio foi de 19,2 km/litro. Como o tanque manteve os mesmos 16 litros de capacidade, a autonomia projetada é de 300 km.



Novidades eletrônicas
A F 800 GS também manteve o robusto quadro tubular em aço treliçado com o motor fazendo parte da estrutura. Para enfrentar obstáculos mais facilmente, a bigtrail tem rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira, ambas calçadas com pneus Scorpion Trail de uso misto. Características que denotam sua clara vocação para enfrentar estradas de terra com facilidade.

O conjunto de suspensões está de acordo com essa proposta off-road: garfo telescópico invertido (upside-down) com 230 mm de curso na dianteira; e balança traseira em alumínio monoamortecida com 215 mm de curso. A novidade para 2016 são as suspensões com ajuste eletrônico da compressão e retorno em três níveis: conforto, normal e esporte, que podem ser selecionados por um botão no punho esquerdo. 

Na cidade, o modo conforto absorve bem as imperfeições do piso. Já na estrada e em velocidade mais alta, o modo esporte, mais firme, permite contornar as curvas com mais confiança. O único inconveniente é que, diferentemente de outras suspensões eletrônicas da própria BMW, o ajuste da pré-carga da mola do amortecedor traseiro é feito manualmente.

Ainda na eletrônica embarcada, a F 800 GS oferece sistema ABS que auxiliam os bons freios a disco (duplo na dianteira e simples na traseira) a pararem os 214 kg em ordem de marcha. O controle de tração, que a BMW chama de Automatic Stability Control (ASC) é mais focado na segurança do que no desempenho e mostrou-se intrusivo demais principalmente em estradas de terra esburacadas. Mas de qualquer forma trata-se de uma segurança a mais em pisos molhados ou muito escorregadios. O ABS também pode ser desligado.



Mais conforto para longas viagens
Embora possa parecer bobagem, o novo banco conforto é uma das principais melhorias na nova 800 GS. Ainda mais em longas viagens. Amplo e com apoio para os quadris, rodei cerca de 1.000 km em dois dias com total conforto. Um bem-vindo item de série, antes exclusivo da versão Adventure. Por outro lado, a altura do assento é um obstáculo para pilotos mais baixos: o novo assento conforto fica a 895 mm do solo e é preciso alguns malabarismos para pilotos de 1,71 m como eu. 

Outros itens, como o aquecedor de manopla e os protetores de mão, ajudam em uma viagem, ainda mais nessa época de baixas temperaturas. A única crítica vai para o pequeno para-brisa: sem ajuste oferece pouca proteção aerodinâmica e o vento incomoda depois de algumas centenas de quilômetros.

O painel, bem completo, já traz um pequeno computador de bordo com cronômetro, dois hodômetros, consumo instantâneo e médio, além de um fuel trip, quando o combustível entra na reserva. 



Opção para ir a qualquer lugar
A nova BMW F 800 GS manteve suas características, que fazem dela um sucesso de vendas desde o seu lançamento em 2007. Claro que a concorrência da nova geração da Triumph Tiger 800, lançada em 2015, obrigou a marca alemã a equipar o modelo com novidades, como a suspensão eletrônica. Mas a subsidiária brasileira apostou ainda em instalar alguns itens de série, como o protetor de mão, a suspensão eletrônica e o banco conforto, que são vendidos como acessórios no exterior. 

Mais completa e cheia de tecnologia, a F 800 GS 2016 oferece duas opções de cores: branca e preta. A bigtrail alemã mantém-se como uma boa opção para quem procura uma moto para longas viagens, seja qual for o caminho. O preço, que passou de R$ 43.350 para os atuais R$ 45.900, ainda manteve-se competitivo para a categoria: a Triumph Tiger 800 XCx, modelo bem completo da fabricante inglesa, tem preço sugerido de R$ 46.300.

Ficha Técnica
BMW F 800 GS 2016
MOTOR
Bicilíndrico, DOHC, quatro tempos, oito válvulas, arrefecimento líquido
Capacidade 798 cm³
Potência Máxima 85 cv a 7.500 rpm
Torque máximo 8,5 kgf.m a 5.750 rpm
Taxa de compressão 12:1
Câmbio 6 marchas
Transmissão Final Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
SUSPENSÃO
Dianteira Garfo telescópico invertido com tubos de 43 mm e 230 mm de curso e ajuste eletrônico da compressão e retorno
Traseira Monoamortecida com 215 mm de curso e ajuste eletrônico da compressão e retorno, além de ajuste manual da pré-carga da mola
FREIO
Dianteiro Disco duplo flutuante de 300 mm com pinça flutuante de 2 pistões e ABS
Traseiro Disco simples de 265 mm com pinça flutuante de 1 pistão e ABS
Dimensões (C x L x A) 2.320 mm x 945 mm x 1.350 mm
Altura do Assento 895 mm
Distância Entre-eixos 1.578 mm
Tanque de Combustível 16 litros (4 litros de reserva)
Peso 214 kg em ordem de marcha
Cores: Branca e preta
Preço Sugerido: R$ 45.900



Texto: Arthur Caldeira/Agência Infomoto
Fotos: Renato Durães/Agência Infomoto



Fonte:
Agência Infomoto
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