moto.com.br

Publicidade:

Testes

Suzuki Boulevard M 1500R: Uma custom que foge do padrão

07 de August de 2012
Compartilhe este conteúdo:

Paulo Souza

A Boulevard M 1500 desembarcou no Brasil em 2010 para substituir a C 1500. Totalmente reestilizada a motocicleta deixou para trás o estilo mais clássico e trouxe um toque de esportividade.  Em 2012 a Suzuki apresentou a versão R, edição limitada que trás como grande diferencial o design do farol e a opção de ficar com o banco monoposto.

Estilo Reformulado

Para proporcionar uma pegada mais esportiva, a Suzuki optou por diversas modificações na Boulevard M 1500R, diferente de sua antecessora ela conta com suspensão dianteira invertida, guidão mais reto e estreito, pedaleiras pouco avançadas, rodas de liga leve e freio dianteiro com disco duplo.

Seus detalhes cromados refletem toda sua imponência.  Avantajada, a Boulevard M 1500R chama a atenção por onde passa. Com dois metros e quarenta de comprimento e com 328 quilos em ordem de marcha, fica quase impossível não ser notada.

Potência e conforto

O motor, entretanto, segue o mesmo padrão das motocicletas custom, com o tradicional dois cilindros em V, tendo como diferencial o seu sistema de refrigeração líquida. Com um motor de exatas 1462 cilindradas em formato V-Twin, esta big custom é capaz de gerar 12,80 kgf.m a 2.700 rpm e cerca de 80 cavalos de potência, o que a torna uma verdadeira máquina em arrancadas.

No trânsito está máquina não é nada confortável, além de não passar em corredores apertados devido ao seu porte, a frequência no acionamento do freio dianteiro e da embreagem cansam facilmente as mãos e causa desconforto. Entretanto, com este motor ela desliza quando a colocamos na estrada, muito confortável e potente.

Sua posição de pilotagem é bem diferente das motos custom tradicionais, porém, o conforto pode ser considerado o mesmo. Com guidão mais reto e suas pedaleiras pouco avançadas permitem um pouco mais de inclinação nas curvas.

Com um motor potente e com torque de sobra a Suzuki optou por um câmbio com transmissão de cinco marchas. Sendo as duas primeiras mais curtas e as outras bem mais longas. Foi possível alcançar uma boa velocidade ainda em quarta marcha, e a moto ainda tinha fôlego para ir mais rápido, o que prova que ela não necessita de uma sexta marcha.

Detalhes

O conjunto de pneus da Boulevard M 1500R te convida a deitar um pouco mais nas curvas, com medida de 120 por 70 na dianteira e 200 por 50 na traseira, revela o seu lado mais esportivo.  Apesar de seu peso, o conjunto de freios da motocicleta é eficiente com dois discos de 290 mm na dianteira e um de 275mm na traseira, que freiam com segurança.

O seu painel sobre o guidão possui velocímetro analógico e uma pequena tela digital sem conta-giros, porém, com marcador de combustível. Alguns detalhes herdados da C 1500 permaneceram na motocicleta para manter a autenticidade da linha custom da Suzuki, como por exemplo, a sua transmissão final por eixo cardã, que ajuda a moto a ter poucas vibrações e evita manutenções periódicas.

Conclusão

Sem dúvidas o cenário ideal para a Boulevard M 1500R é a estrada.  Seu potente motor e o seu design volumoso combinam perfeitamente com viagens, sejam elas curta ou longa duração. Uma boa moto para você procurar belas paisagens com conforto e muita força.

Com preço sugerido de R$ 41.900, a Suzuki disponibiliza a Boulevard M 1500R nas cores preta e vermelha.

O jornalista usou nos testes jaqueta e calça Race Tech, capacete e luvas Joe Rocket e botas Tutto Moto.

Serviço
Cotação de Seguro (*)
A vista R$ 2.722,61
Franquia R$ 4.184,88
(*) Perfil médio: Homen, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (zona sul ou zona oeste, por exemplo).

Kit de peças
Filtro de óleo: R$ 73,75
Filtro de ar: R$ 145,93
Pastilha dianteira: R$ 383,35 
Pastilha traseira: R$ 476,90
Lâmpada do farol: R$ 325,39
Pneu dianteiro original: R$ não disponível
Pneu traseiro original: R$ não disponível

Agradecimentos
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
(11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br

Ficha técnica
Motor: OHC 4 tempos, 2 cilindros V-Twin 45° com 8 válvulas,  refrigeração líquida
Cilindradas: 1.462 cm³
Diâmetro X Curso : 96,0 x 101,0mm
Taxa de compressão : 9,5:1
Sistema de lubrificação: Cárter úmido
Sistema de Partida: Elétrica
Alimentação: Injeção eletrônica
Tipo e ignição: Eletrônica
Potência máxima: 80 hp (métrico) a 4.800 rpm
Torque máximo: 12,80 kgf.m a 2.700rpm
Suspensão Dianteira: Telescópica invertida de amortecimento hidráulico, mola helicoidal
Suspensão Traseira: Balança articulada, tipo link de monoamortecimento hidráulico, mola helicoidal
Freio Dianteiro: Disco Duplo
Freio Traseiro: Disco
Comprimento Total: 2.410 mm
Largura Total: 870 mm
Altura Total: 1.110 mm
Distancia Mínima entre Eixos: 1.690 mm
Distancia do Solo: 145 mm
Altura do Assento: 716 mm
Peso:  328 kg (ordem de marcha)
Pneu Dianteiro:  120/70 ZR18 M/C (59W), sem câmara
Pneu Traseiro:  200/50 ZR17 M/C (75W), sem câmara
Tanque de Combustível: 18 litros
Óleo do Motor: 3,2 litros (com troca de filtro)

Fotos/Vídeo: POST VAREJOS



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Teste: Harley-Davidson Street Glide CVO é custom completa

Teste: Dafra Maxsym 400i oferece conforto na estrada

Honda anuncia chegada dos modelos CB 650F e CBR 650F

Avaliação da Triumph Tiger Sport

Teste: Triumph Thruxton é café racer customizada de fábrica

Teste: Yamaha VMax é pura força bruta

Duelo caseiro: NC 700X vs. CB 500X

Honda anuncia chegada dos modelos CB 650F e CBR 650F

Teste: Dafra Maxsym 400i oferece conforto na estrada

Teste: Harley-Davidson Street Glide CVO é custom completa

Teste: Comparativo Flex Honda CB 300R x Yamaha Fazer 250

Yamaha lança XTZ 150 Crosser e nós já avaliamos, confira!

Yamaha traz para o Brasil a MT-09, confira nossa avaliação!

Teste: Primeiras impressões do scooter Honda PCX 150


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss