moto.com.br

Publicidade:

Testes

Quarteto popular da Dafra Motos

11 de February de 2008
Compartilhe este conteúdo:
Aldo Tizzani

Em sua “avant premièrè”, a Dafra Motos, empresa do Grupo Itavema, apresentou à imprensa os quatro modelos populares, de 100 a 150 cm³, que serão comercializados a partir deste mês em todo o território nacional.

Os consumidores poderão optar entre duas motos street (Super 100 e Speed 150), uma custom (Kansas 150) e um scooter (Laser 150). Os preços, bastante competitivos, variam entre R$ 3.290,00 e R$ 5.990,00.

Ainda este ano, a mais nova montadora brasileira deve lançar uma custom de 250 cm³, além de quadriciclos.

Os primeiros contatos com as motocicletas aconteceram no Kartódromo de Manaus (AM). Em comum, os modelos trazem tecnologia chinesa, partida elétrica, bom nível de acabamento e pneus Pirelli, que ajudam a qualquer produto ter mais equilíbrio, aderência e, conseqüentemente, dirigibilidade. Um ponto negativo é a espuma utilizada nos bancos das motos, já que poderia ter maior densidade.

Em resumo, os produtos estão dentro dos padrões exigidos pelo consumidor brasileiro.  Mas a marca tem ainda muito a evoluir.

Confira agora as primeiras impressões de pilotagem realizada nos quatro modelos da Dafra Motos, uma empresa de ações arrojadas que, com certeza, veio para mexer com o mercado de duas rodas.

Super 100

A motinho de entrada da Dafra tem, aparentemente, um conjunto mais equilibrado que sua principal concorrente, a Sundown Hunter 100.

O design retrô, que lembra os modelos de baixa cilindrada dos anos 60, aliado a uma mecânica bastante simples, faz desta moto uma das mais baratas do Brasil: R$ 3.290,00, podendo ser adquirida em 39 parcelas de R$ 125,00.

Divertida de se pilotar, a Super 100 é uma boa opção para quem quer ter mais independência e liberdade para ir ao trabalho ou a faculdade. Destaque para o motor monocilíndrico de comando simples no cabeçote, que gera uma potência máxima declarada de 6,2 cv.

Para um melhor rendimento do propulsor (mecânica Lifan) de 97,2 cm³, a Super 100 está equipada com câmbio rotativo e seqüencial de quatro marchas, popularizado pela Honda C100 Biz. Porém, o modelo Dafra conta com sistema de embreagem.

Na parte ciclística, receitas pra lá de tradicionais: garfo telescópico e duplo amortecedor traseiro.  Em função de sua proposta 100% urbana, o conjunto dá conta do recado. 

Já os freios poderiam ser um pouco mais eficientes. A sugestão seria a introdução de um disco na dianteira. Para transportar pequenos objetos, a Super 100 conta ainda com um pequeno bagageiro.

Speed 150

O modelo será o “carro-chefe” da Dafra. Segundo a empresa, a Speed representará 40% do volume de vendas da marca em 2008.

Com preço sugerido de R$ 4.990,00 (ou 39 X de R$ 189,00), esta street é completa: freio a disco, partida elétrica, rodas de liga-leve aro 18”, alças para o garupa emborrachadas, bagageiro e escape esportivo.

Outro destaque é o completo painel de instrumentos. Com fundo branco, traz velocímetro, hodômetro (total e parcial), rpm, marcador de combustível e luzes-espia.

Em função do desenho do tanque, o piloto se encaixa bem na Speed. Nas curvas mais fechadas, o motociclista deve tomar cuidado, já que o pedal de freio raspa no asfalto.

Com relação ao desempenho da moto, falta um pouco de potência e torque ao motor Lifan de 149,4 cm³, que gera potência máxima declarada de 13,2 cv (só para comparar, a Yamaha YBR 125 tem 12,5 cv).

O desempenho dos freios está bastante compatível com sua proposta urbana. Já o conjunto de suspensões absorve as irregularidades do piso com propriedade.

Kansas 150

Finalmente uma autêntica custom de baixa cilindrada. Em um primeiro olhar, a moto agrada por suas linhas clássicas e ao mesmo tempo modernas — é só olhar para a bem resolvida rabeta.

Confortável e fácil de pilotar, o motociclista se sentirá muito à vontade no modelo urbano com proposta estradeira. A moto traz vários diferenciais: banco em dois níveis, rodas de liga-leve e freio a disco. Pelo porte da Kansas, o piloto tem a sensação de estar em uma moto maior. Para aumentar o conforto, as pedaleiras poderiam estar posicionadas mais à frente.

Com preço sugerido de R$ 5.590,00 (39 X R$ 215,00), a mini custom recebeu motor com tecnologia Zongshen de 149,5 cm³, que gera uma potência máxima declarada de 13,1 cv.

Neste primeiro contato, o propulsor trabalhou dentro do esperado para um modelo deste porte e cilindrada, ideal para o dia-a-dia como também para viagens curtas. Destaque para o trem dianteiro: freio a disco ventilado e suspensão da grife Showa. Na traseira, freio a tambor e duplo amortecedor.

Para quem quer se diferenciar na multidão, a Kansas está muito bem equilibrada. Uma grata surpresa.

Laser 150

Com design arrojado e transmissão automática CVT, o scooter é o produto mais caro da linha Dafra — R$ 5.990,00 (ou 39 x R$ 225,00). Na mesma faixa de preço está o líder de vendas do segmento, o Suzuki Burgman 125. Por isso, o Dafra Laser 150 terá uma difícil missão pela frente.

Como destaque, o modelo tem freio a disco na roda dianteira, rodas de liga-leve de aro 13” e lanternas integradas à “carroceria”, além do conjunto óptico dianteiro formado por dois faróis. 

Sob o banco há um pequeno espaço para pequenos objetos. Lá não cabe um capacete, mesmo sendo aberto. Na pista de testes de Manaus, o modelo se mostrou fácil de pilotar e oferece bom ângulo de inclinação, apesar da falta de torque e potência.

O motor de mecânica Loncin — 149,6 cm³ e 11,5 cv — poderia oferecer melhor rendimento. No popular, ficar mais esperto, com respostas mais rápidas. Apesar das rodas pequenas, as suspensões absorvem bem os impactos. Já o sistema de freios do scooter da Dafra poderia ser mais “nervoso” e eficiente.

Fotos: Divulgação.

* O jornalista viajou para Manaus (AM) a convite da Dafra.


Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Teste: Dafra Maxsym 400i oferece conforto na estrada

Honda anuncia chegada dos modelos CB 650F e CBR 650F

Avaliação da Triumph Tiger Sport

Teste: Triumph Thruxton é café racer customizada de fábrica

Teste: Yamaha VMax é pura força bruta

Duelo caseiro: NC 700X vs. CB 500X

Teste Honda CB 500X: A mais divertida da família!

Honda anuncia chegada dos modelos CB 650F e CBR 650F

Teste: Triumph Thruxton é café racer customizada de fábrica

Avaliação da Triumph Tiger Sport

Teste: Dafra Maxsym 400i oferece conforto na estrada

Teste: Comparativo Flex Honda CB 300R x Yamaha Fazer 250

Yamaha traz para o Brasil a MT-09, confira nossa avaliação!

Yamaha lança XTZ 150 Crosser e nós já avaliamos, confira!


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss