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Nova BMW R 1200 GS Adventure chega por R$ 87.900

25 de April de 2014
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Paulo Souza

A BMW lançou esta semana a nova R 1200 GS Adventure, um moto capaz de enfrentar qualquer situação em todo tipo de terreno, feita para motociclistas aficionados por longas viagens e ação fora da estrada. O preço é de R$ 87.900 e já está disponível nas concessionárias.

Este modelo se diferencia da versão convencional por possuir diversos itens de série e vários opcionais para encarar grandes viagens. Seu tanque é 10 litros maior e agora redesenhado em alumínio deixando o modelo mais imponente.

A nova versão esta totalmente diferente em relação à última GS Adventure, não sobrou nada. Ela recebeu motor refrigerado a líquido com pequenas modificações, novo chassi e conjunto de suspensão de maior curso, além do visual totalmente modificado. Fomos ao lançamento do modelo e tivemos o primeiro contato com a moto, confira tudo o que há de novo no modelo e nossas primeiras impressões.

Visual
Totalmente modificada a nova Adventure teve seu design derivado da última versão da R 1200 GS e só manteve o farol igual. Seu visual está mais robusto e ousado com suas novas linhas que receberam também um paralama com contornos mais angulares e uma extensão do bico, além das novas aletas laterais cobertas pelas barras de proteção metálicas que chegam até o motor.

As entradas de ar frontal ficaram maiores e em conjunto com o novo para-brisa melhoraram a qualidade aerodinâmica da moto. O para-brisa agora pode ser facilmente ajustado com a mão mesmo com a moto em movimento.

Além da reestilização da moto, que estará disponível em versão única, ela possui diversos itens de série para o proprietário completar com os opcionais. Entre eles destaque para o suporte das malas laterais e traseira em alumínio e do GPS, que possui tecnologia muito avançada e é capaz de informar todos os dados que acontece na moto, até mesmo a quantidade de marcha que você trocou durante o trajeto.

Mudanças e tecnologia
A grande novidade para a R 1200 GS Adventure é o seu novo motor de dois cilindros opostos de 1.170 cm³ com refrigeração líquida. Em relação a versão standard ele possui apenas alteração no volante- peça que transfere o movimento do virabrequim ao câmbio- ele está mais resistente e cerca de 950g mais pesado, o que melhora seu o que em baixos giros e foi incorporado também um amortecedor de vibrações extra(damper).

Seu desempenho continua o mesmo, rende 125 cv de potência máxima a 7.750 rpm e torque de 12,6 kgf.m disponíveis nos 6.500 giros, assim como o sistema de freios, que manteve a configuração de disco duplo de 305 mm de diâmetro na roda dianteira e 279 mm de diâmetro na traseira com o sistema ABS.

Já o conjunto de suspensão sofreu alterações e mudou a ciclística do modelo. Na traseira “Paralever” agora está com 220 mm de curso, enquanto na dianteira “Telelever” teve seu curso aumentado para 210 mm. Com esta configuração a moto está 20 mm mais alta e 15 mm maior que o modelo convencional.

O controle do piloto com a moto está mais fácil graças à nova geometria da moto. Pela primeira vez na produção de uma motocicleta BMW, o eixo cardã está agora posicionado no lado esquerdo, com o objetivo de balancear o peso e melhorar ainda mais a condução, principalmente no off-road.

Quando o assunto é tecnologia a Adventure também trouxe novidade, que é a adoção da suspensão semi-ativa Dynamic ESA (Electronic Suspension Adjustment), que ajusta automaticamente o conjunto de acordo com as imperfeições do piso.

Fora este sistema ela também vem equipada com o controle de tração da BMW (ASC) e cinco modos de pilotagem: “Rain”, “Road”, Dynamic, Enduro e Enduro Pro e sistema ABS desligável de série.

Primeiras impressões
Tivemos a oportunidade de dar algumas voltas na pista da Fazenda Capuava e também realizar um pequeno trecho no fora de entrada. Apesar de ser um modelo para enfrentar longas distâncias e bastante aventura, deu para sentir um pouco do resultado das mudanças na nova Adventure.

O primeiro trecho foi o fora de estrada e foi justamente para este tipo de terreno que a maioria das mudanças da moto foram projetadas. As alterações no motor surtiram efeito e logo na saída com a moto você percebe que ela entrega a potência de forma mais rápida.

Isto ajudou bastante na hora de ultrapassar os obstáculos pelo caminho, pois não precisava trocar de marcha. Com uma segunda engatada eu conseguia rodar em velocidades de 60 km/h em trechos abertos e também transpus uma parte com pedras a cerca de 20 km/h, sem perder a potência do motor.

Outro ponto que sofreu alterações para o uso off-road foram as pedaleiras, que estão mais largas facilitando a pilotagem em pé. Andamos com os pneus originais e mesmo assim conseguimos curtir sem sustos, claro que sem abusar.

Utilizamos o modo Enduro com o ABS desligado, o ideal para estas situações em que o piloto sai do asfalto para estradas de terra. Para quem deseja maior adrenalina o modo indicado é o Enduro Pro, no entanto é bom trocar os pneus por modelos de cravo.

Quando fomos à pista a moto mostrou sua verdadeira vocação, uma mistura de conforto, agilidade e potência para encarar a estrada. Rodamos nos três modos de pilotagem e o clima estava bom, o que ajudou.

A maneabilidade da moto apesar de seu grande porte e de seus 260 kg em ordem está melhor que as versões anteriores e a pilotagem segue ágil e prazerosa. O que segue incomodando os pilotos mais baixos é a altura da moto, que apesar de contar com regulagens ainda é um problema na hora de montar na Advenure.

O grande destaque fica por conta da nova suspensão que já era ótima e ficou ainda melhor. Em todos os terrenos que andamos elas foram ajustadas eletronicamente e garantiu uma pilotagem segura e estável, principalmente nas curvas do circuito. No trecho off-road você consegue sentir toda maciez que o conjunto oferece sem precisar parar para ajustá-la.

A princípio a BMW conseguiu evoluir o seu modelo Adventure da família GS 1200, a pilotagem esta mais fácil e dinâmica e a tecnologia que recebeu chegou para facilitar a vida do piloto. A BMW R 1200 GS Adventure está disponível em três cores, azul, branca e verde oliva.

O jornalista utilizou no teste capacete LS2, jaqueta e luvas ARX, calça e bota Race Tech.

Fotos: BWM 



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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