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Honda XL 700V Transalp: Nascida para viajar

08 de March de 2013
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Leandro Lodo/Paulo Souza

Comercializada há mais de duas décadas, a Honda XL 700V Transalp desembarcou oficialmente no Brasil em 2011. Sua chegada não causou tanta euforia por parte dos motociclistas, pois já conheciam o modelo que circulava há bastante tempo no mercado europeu e poucas alterações sofreu durante estes anos.

Com linhas arredondadas, seu design é bem conservador e seu tamanho bastante imponente, o que agrada uma boa quantidade de motociclistas, principalmente os aventureiros mais antigos, que irão se lembrar da antiga Honda Africa Twin e também da valente Sahara, duas motos trail da marca, assim como a Transalp, que em nosso teste foi testada na estrada, na cidade e na terra. 

Na Estrada

Toda Big Trail possui uma proposta aventureira e está foi aplicada na Transalp, que possui uma ótima posição de pilotagem e bancos muito macios e confortáveis, ideal para viagens. Sua pequena bolha frontal também auxilia o motociclista na hora de encarar a estrada, ajudando a desviar o vento e deixando a pilotagem ainda mais prazerosa, mesmo em velocidades altas.

Equipada com um motor de dois cilindros em V com uma inclinação de 52º e comando único em cada cabeçote, a Transalp possui um grande potencial para as grandes rodovias, pois o índice de vibrações é bastante pequeno e o piloto viaja tranquilamente com muito conforto, bem diferente dos modelos monocilíndricos. 

Com 60 cv de potência a 7.750 rpm e torque de 6,12 kgf.m, seu desempenho é bastante positivo. Apesar de ter 205 quilos de peso seco (ABS), a Transalp se mostra extremamente ágil e com ótimas respostas nas ultrapassagens. Mesmo com seu peso e  potência, o consumo variou entre 17 e 19 km/l, embora o modelo testado fosse zero quilômetro, portanto em fase de amaciamento.

Na cidade

Mesmo com seu porte avantajado, esta motocicleta possui carenagens compactas, facilitando o deslocamento em meio aos carros, embora seu guidão largo com protetores de punho pode dificultar um pouco sua passagem. Porém, isso é facilmente compensado pelo seu conforto e motorização, com torque de sobra para o dia a dia.

Suas carenagens laterais dão o visual e o estilo da moto, porém no trânsito intenso impedem a dispersão de calor, deixando a região das pernas bastante quente. Porém, não há do que reclamar quando o assunto é suspensão. Com 200 mm de curso na dianteira e 173 mm na traseira, do tipo pró-link, o conjunto de suspensão dá todo o conforto necessário para ultrapassar as barreiras do dia-a-dia.

O sistema de freios ABS é opcional e se assemelha aos dos modelos CB e XRE, com acionamento combinado. Ao frear uma das duas rodas, entra em ação o acionamento hidráulico, que reconhece a ação de frenagem e aciona em seguida o outro freio, realizando assim a distribuição da sobrecarga em cada um dos freios. Apesar dessa tecnologia, os freios são bastantes sensíveis e não é preciso “alicatar” os freios para o ABS entrar em ação.

Na Terra

Apesar de ter características muito mais on do que off road, a Transalp encara bem os trechos não pavimentados. Durante o teste, rodamos por alguns quilômetros em estradas de terra e, podemos dizer, que a moto tem bastante força para encarar subidas mais íngremes se mostrando bastante estável. Embora, Seu peso também possa dificultar a passagem em trilhas mais fechadas e com obstáculos naturais.

Contudo, ela não foi projetada para encarar grandes aventuras no ambiente fora de estrada. Embora sejam raiadas, suas rodas de 17’ na traseira e 19’ na dianteira são equipadas com pneus de uso misto, muito mais voltado para o asfalto do que para terra, dificultando seu uso em terrenos com erosão.

O veredicto

Em nosso teste, a Transalp passou por trechos de terra e avenidas congestionadas, mas foi na estrada que essa aventureira mostrou todo o seu potencial. Seu motor extremamente equilibrado está na medida certa entre potência e economia. Além disso, o fato de ser bicilíndrica ajuda na redução das vibrações.

Seu preço público sugerido é de R$ 31.990 (ABS) e para quem deseja uma moto com potência, torque e conforto de sobra para curtir o fim de semana e prática para rodar na cidade, a Honda 700V Transalp se encaixa perfeitamente. Agora, resta você decidir se esta vai ser sua próxima moto!

 

O jornalista utilizou no teste Capacete LS2, Jaqueta e Calça HLX e Bota Dainese.

Serviço

Cotação de Seguro (*)

A vista: R$ R$ 3.109,83

Franquia: R$ 2.326,09

(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (bairro da zona sul ou zona oeste, por exemplo).

Agradecimentos

Cycle Assessoria e Corretora de Seguros

(11) 3159-0733

www.cycleseguros.com.br

Ficha Técnica

Motor OHC, bicilíndrico em "V", 4 tempos, arrefecido a líquido

Potência máxima 60cv a 7.750rpm    

Torque máximo  6,12kgf.m a 6.000rpm   

Tipo de chassi Semiberço duplo   Cilindrada 680,2cm³    

Sistema de alimentação Injeção Eletrônica PGM-FI

Transmissão  5 velocidades

Suspensão dianteira Garfo telescópico com 200 mm de curso

Suspensão traseira Pro-Link    

Freio dianteiro Disco duplo de 256 mm de diâmetro e pinças de duplo pistão (STD) e Disco duplo de 256mm de diâmetro e pinças de três pistões (C-ABS)

Freio traseiro Disco de 240 mm de diâmetro e pinça de pistão único    

Pneu dianteiro 100/90 – 19 M/C 57H  

Pneu traseiro 130/80R – 17M/C 65H   

Peso seco 201kg (STD) 205kg (ABS) 

Distância entre-eixos 1512 mm

Altura mínima do solo 182 mm

Altura do assento 837 mm

Cores Laranja metálico e branco*  

Sistema de partida Elétrica    

Capacidade do tanque 17,5 litros    

Preço R$ 29.990,00 (STD)*  R$ 31.990,00 (ABS)*

Fotos: Paulo Souza



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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