moto.com.br

Publicidade:

Testes

Facilidade na pilotagem, sem esportividade

08 de March de 2010
Compartilhe este conteúdo:

Arthur Caldeira

O segmento de motocicletas de 600 cc oferece diversas opções ao motociclista, já que é uma fatia de mercado bastante disputada em todo o mundo e também no Brasil. Há vários modelos como opção: Honda CB600F Hornet, Suzuki Bandit 650, Ducati Monster 696, Kawasaki Er-6n... e agora a nova naked Yamaha XJ6, que acaba de ser lançada por aqui.

O sucesso dos 600 cm³ vem principalmente do seu preço mais acessível que as 1.000 cc, além de serem mais amigáveis e figurarem como a primeira moto grande na vida de um motociclista. Pensando justamente nesses pilotos “emergentes”, a XJ6 foi apresentada no Salão de Colônia, Alemanha, em 2008 com a proposta de ser uma 600 cc com motor quatro cilindros, fácil de pilotar e confortável. Acima de tudo, o modelo Yamaha foi projetado para ser mais acessível que outras motos do segmento. Seu preço público sugerido de R$ 27.500 (sem frete e seguro), a posiciona como a 600cc de quatro cilindros mais em conta à venda no País.


Claro que para isso, a Yamaha teve de dotar a XJ6 de especificações mais modestas que a FZ6N, modelo também com motor tetracilíndrico de 600cc que não será mais comercializado no Brasil (leia box). Apesar do design moderno e agressivo, caracterizado pelo farol assimétrico e pontiagudo, a XJ6 não traz a esportividade de sua antecessora.

O novo motor de quatro cilindros em linha, duplo comando no cabeçote (DOHC), 16 válvulas, e arrefecimento líquido, é apenas externamente similar ao da Yamaha FZ6N. Tem a mesma capacidade e manteve o diâmetro e curso dos pistões (65.5 x 44.5 mm), mas ganhou novo cabeçote, virabrequim e dutos de admissão retrabalhados.

O projeto privilegiou a força em baixas e médias rotações. Tanto que o torque máximo de 6,1 kgf.m já aparece nas 8.500 rpm, 1.500 rotações mais cedo do que na aposentada FZ6N.

O resultado foi um motor mais manso que produz cerca de 20 cavalos a menos: 77,5 cv de potência máxima a 10.000 rpm. Os aficionados por números de desempenho podem torcer o nariz para a novidade. E com razão. Ao experimentar a XJ6 na pista, percebe-se que seu motor demora mais para crescer de giro e seu desempenho não pode ser comparado ao da FZ6. Mas também nota-se que o novo motor tem uma faixa de utilização mais ampla e o torque em giros mais baixos faz da XJ6 um modelo interessante para os mais inexperientes ou para aqueles que procuram uma naked de 600cc para o uso diário.

Filosofia

Concorde ou não, a filosofia da XJ6 é justamente essa: por que pagar mais por pinças de freio radiais, suspensão invertida, quadro em alumínio e um motor que gira 13.000 rpm se você roda muito na cidade e as estradas estão cheias de radares?

Tanto que sua ciclística espartana não se mostrou adequada para uma pilotagem mais radical na pista, porém devem funcionar muito bem nas ruas e rodovias. 

Seu quadro tubular em aço é um dos principais responsáveis pelo peso a seco de 205 kg – a aposentada FZ6N pesava 180 kg e usava liga de alumínio. Na dianteira, a XJ6 traz garfo telescópico convencional e, na traseira, uma balança monoamortecida (com ajuste na pré carga da mola).

O conjunto de suspensões está de acordo com a proposta da moto. Ou seja, bastante equilibrado para pilotar de forma comportada, porém “mole” para suportar uma dose maior de esportividade. Assim como os freios – disco duplo, na frente, e simples, atrás – que proporcionam frenagens eficientes, mas sem aquela mordida e o “susto” de modelos mais esportivos.

Por outro lado, a XJ6 oferece bastante conforto. O desenho do banco e o encaixe das pernas no tanque garantem uma posição de pilotagem bastante natural e o assento a apenas 78,5 cm do solo passa segurança para os iniciantes em manobras e também em passeios pela cidade. O guidão, além de plano e bastante ergonômico, oferece duas posições de ajuste.

Também pensando na agilidade do novo modelo em uso urbano, a fábrica adotou um pneu traseiro mais estreito – 160/60 – para calçar a roda de liga aro 17. Com isso, a XJ6 fica mais ágil em mudanças de direção e bastante rápida para entrar nas curvas. Aos críticos de plantão, nem sempre um pneu largo na traseira é a melhor opção.

Design imponente

Mas se os engenheiros “economizaram” na ciclística, os designers não pouparam esforços na hora de traçar as linhas dessa nova naked. Apesar de sua proposta mais econômica, o visual da XJ6 é de muito bom gosto. Além do característico conjunto óptico, o design é marcado pela ausência do escapamento na traseira minimalista. A saída fica quase que “escondida” sob a moto, o que esteticamente cria uma solução diferenciada e contribui para centralizar as massas e fazer da XJ6 uma moto bastante equilibrada.

Entre as duas opções de cores, a versão branca da XJ6 é certamente mais atraente – há ainda a cor preta como opção. Outro ponto forte é o elevado nível de acabamento, com as tampas do motor pintadas e belas rodas de liga leve. Em breve também deve começar a ser vendida a versão F, com uma carenagem integral. Disponível somente na cor preta, a XJ6F terá cavalete central como item de série e preço de sugerido de R$ 30.500.

Em resumo, com preço mais acessível, a nova naked da Yamaha tem um bom custo x benefício quando se pensa que é uma 600cc de quatro cilindros. Com um design imponente, é uma boa opção para ser sua primeira moto grande. Os menos entendidos nem vão saber que a nova XJ6 tem quadro em aço e “somente” 77,5 cv. Mas se você já estiver acostumado com motos maiores, certamente vai querer 20 cavalos a mais, o quadro em alumínio... e a esportividade.

FZ6N para de ser vendida no Brasil

Com a chegada da XJ6, a naked Yamaha FZ6N deixa de ser comercializada no Brasil. Assim como acontece na Europa, ainda há algumas unidades da FZ6N nas concessionárias brasileiras por um preço bem atrativo, porém o modelo deixará de ser fabricado em todo o mundo.

Com base em suas especificações não se pode dizer que a XJ6 veio substituir a antiga FZ6, já que tem outra proposta. Além disso, a Yamaha já mostrou na Europa fotos da nova FZ8. Essa sim uma naked apimentada com motor maior e projetada para quem gosta de esportividade. Entretanto, não há previsão de comercialização da FZ8 no Brasil.

FICHA TÉCNICA:
MOTOR: Quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas, quatro tempos, arrefecimento líquido
POTÊNCIA MÁXIMA: 77,5 cv a 10.000 rpm
TORQUE MÁXIMO: 6,1 kgf.m a 8,500 rpm
ALIMENTAÇÃO: Injeção eletrônica de combustível
CAPACIDADE DO TANQUE: 17,3 litros (3,4 de reserva)
CÂMBIO: 6 marchas
TRANSMISSÃO FINAL: Corrente
SUSPENSÃO DIANTEIRA: Garfo telescópico convencional, com 130 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA: Balança monoamortecida com 130 mm de curso
FREIO DIANTEIRO: Disco duplo de 298 mm de diâmetro
FREIO TRASEIRO: Disco de 245 mm de diâmetro
CHASSI: Tubular em aço do tipo diamante
ALTURA DO ASSENTO: 785 mm
ALTURA MÍNIMA DO SOLO: 140 mm
DIMENSÕES (C X L X A): 2.120 mm x 770 mm x 1.085 mm
ENTRE-EIXOS: 1.440 mm
PESO SECO: 205 kg 
CORES: preta e branca
PREÇO PÚBLICO SUGERIDO: (sem frete e seguro) R$ 27.500

Fotos: Gustavo Epifanio



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Roadwin 250R: Moto compacta com apelo esportivo

Dafra Riva 150 encara duelo com a Kasinski Comet 150

MV Agusta F4: Uma esportiva vestida para correr

XT 660Z Ténéré: Enfim, uma família feliz

Honda CRF 250 L: Boa opção para os trilheiros

Dafra Riva 150 encara primeiro teste

KTM 990 Super Duke é diversão garantida

Roadwin 250R: Moto compacta com apelo esportivo

CB 300 ou Fazer 250. Qual é a melhor?

Dafra Riva 150 encara duelo com a Kasinski Comet 150

MV Agusta F4: Uma esportiva vestida para correr

Nova CB 600F Hornet 2012 mudou apenas na aparência

Dafra Kansas 150: Grata surpresa

Honda CRF 250 L: Boa opção para os trilheiros

Comentários ( 28 )


Webster -

postado em:13/03/2010, 19:43:09

Realmente a perda de potência é questionável. Eu no primeiro momento não concordei. Porém a moto chegou na Concessionária Yamaha da minha cidade e hoje pude ver a moto de perto. Ela é linda. Eu tenho uma Hornet e achei a XJ6 mais bonita. Observa-se um acabamento menos cuidadoso que o da Hornet. Mas o visual é impecável. Tá mais ou menos como uma loura burra. Um espetáculo de aparência encobrindo outras qualidades menos resolvidas. O ronco é muito bonito. Segunda-feira vou fazer um Test-drive...

denuncie este comentário



merreh -

postado em:09/03/2010, 15:07:47

Y A M A H A A F I N A D A M A N T É M A H O N D A A T R Á S! 20 cavalos eu tiro no braço!

denuncie este comentário



luca -

postado em:09/03/2010, 14:18:09

a kawasaki vai lançar a z800 em 2011 na mesma linha da nova z1000

denuncie este comentário



Luiz.Perobelli -

postado em:09/03/2010, 11:56:59

Tem neguinho que não quer entender o posicionamento da XJ. O Ivan tá certo, ela é um produto de "entrada" na categoria. Prô cidadão normal, que 95% do tempo vai andar na cidade ou estradas na boa e lógico que vai dar umas esticadas pros 4 canecos berrarem. Quem quer arrepiar deve comprar uma R6. Também acredito que a FZ8 não vai demorar. Concordo que a saída da FZ6 foi prematura, mas foi imposta pelo mercado. Apesar das críticas, desta vez a Yamaha acertou.

denuncie este comentário



Ivan -

postado em:09/03/2010, 01:03:57

Teremos uma 600cc bi-cilíndrica na casa dos $ 25,5, e 600cc tetra-cilíndricas por $ 27,5 - $ 30,5. Isso sem contar a Z750 e a possível FZ8 por algo perto de $ 34. Reparem que a Hornet fica no meio do tiroteio. Quem optar pela ER6 pode tentar espremer mais $2K e pegar a XJ6, de 4 cilindros (justo). Quem tem $ 30k para a H6 pode ficar na dúvida com a Z750 e FZ8, motos maiores e pouco mais caras. A Yamaha fechou um bom mix, cercando duas faixas. Só me pergunto pra onde vai a JToledo... Gladius-br?

denuncie este comentário



Ivan -

postado em:09/03/2010, 00:53:43

Acho que a FZ8 vem para cá pouco depois do lançamento, senão simultaneamente. Diria até que a retirada da FZ6 foi feita para antecipar as adaptações de linha de montagem. Especulação, mas faz sentido. E se a Yamaha realmente trouxer a FZ8, acertou a mão. Terá uma moto abaixo da Hornet e Bandit (com excelente custo-benefício) e outra acima, concorrendo com a Z750, com preço compatível (e parecido ao praticado na H6). A H6 perderá a pose e passará a ser vendida pelo preço de tabela. Bom para nós!

denuncie este comentário



luca -

postado em:08/03/2010, 23:45:33

edu, se vier rápido a fz8 eles fizeram certinho, exceto pelo preço da xj que eu acho alto pra vender muito..mas eu duvido que a fz8 chegue rapidamente..eles deviam manter a fz6 mais um pouco até chegar a nova. Vamos esperar pra Vêr?? olho na Kawasaki. os caras por enquanto estão indo bem..tô botando fé que vão passar a yamaha nas motos acima de 600cc..vamos esperar até o final do ano.

denuncie este comentário



Edu -

postado em:08/03/2010, 22:28:35

Para variar a equipe de mkt da yamaha tá fazendo besteira de novo! esses caras são muito incompetentes. Lá fora a FZ e a XJ convivem juntas no mercado, com preços diferentes. Só no BR a equipe ignorante em Mkt da Yamaha acredita que não dá para vender as duas. Põe preço que elas vendem, investe em publicidade que elas vendem. Tinham um ótimo produto na MT03 e mataram a moto a colocar o preço igual a Hornet. É por isso que a Yamaha não cresce no BR, os caras lá são muito ruins de mercado.

denuncie este comentário



elefante branco -

postado em:08/03/2010, 22:08:13

ola pessoal que isso a YAMAHA para variar fala em primeiro lugar que respeita o consumidor esta moto teria que ser ja do mix do brasil nao um refugo da colombia e sim fazer 800 como lancamento mas esquecemos que nossa fabrica seguer tem uma moto mix ainda nas baixa cilintradas e outra a yamaha do brasil e de terceiro mundo nao esperem muito dela nao que so chega resto para nos por isso que honda domina o mercados e o restante ja esta ultrapassando a yamaha que era 2 agora vai la ra 4 ou 5 marca

denuncie este comentário



Emilio -

postado em:08/03/2010, 21:54:47

Sei lá moto que se dispoe a andar, tem que andar senão fica aquela fustração, pq duvido que alguem que compra uma moto dessa, não vaiquerer ficar esguelando atras das outras que andam mais.

denuncie este comentário



Webster -

postado em:08/03/2010, 21:16:31

Eu não entendo nada de industrialização. Porém acho que seria muito mais coerente fazer um trabalho de nacionalização de componentes da Fazer 600 e adequar o preço. Muito mais fácil que fabricar um novo modelo que tem todo o seu projeto 100% diferente de qualquer opção no mercado de fabricantes de peças. A própria Honda faz isso a cada ano com a Hornet. Peças vão sendo nacionalizadas ao máximo. Ela só não abaixa o preço porque o produto está bem aceito. Em todo caso a nova 600 é bonita.

denuncie este comentário



Ivan -

postado em:08/03/2010, 20:41:22

E para engolirem o choro, lembrem-se que o último lançamento internacional da Yamaha, a Midnight Star, chegou simultaneamente aqui no Brasil.

denuncie este comentário



Ivan -

postado em:08/03/2010, 20:38:01

Ô meu Deus, a XJ6 não é a substituta da FZ6. A FZ8 será, e tudo leva a crer que as duas viverão juntas no mercado. Eles tiveram que tirar a FZ6 de linha pq as peças não são nacionais, e a FZ6 foi descontinuada no mundo todo para a entrada da FZ8 (apenas estão vendendo as últimas unidades). Logo, como a matriz brasileira vai continuar fabricando FZ6 sem peça?! Reclamem se a FZ8 demorar a chegar aqui (mas esperem ela ser lançada lá fora!). E parem de achar que a XJ6 veio tomar o lugar dela...

denuncie este comentário



luca -

postado em:08/03/2010, 19:52:15

para finalizar acredito que foi medo de ficar em 3° na linha 600cc pois a Kawasaki vai ganhar muito mercado com a bicilindrica

denuncie este comentário



luca -

postado em:08/03/2010, 19:49:40

sou profissional de marketing concordo 90% da reclamação de vcs pois traz um desconforto aos proprietários de yamaha FZ..porém eles não devem ter atingido a meta deles de vendas (poucas unidades/ano) mesmo depois de nacionalizar só que o preço da xj está muito alto (deveria ser perto de 25mil) no final foi um tiro no pé pois o preço está próximo D+ ao da FZ .. e o maior erro foi tirar a FZ de linha sem a chegada da fz8 . Isso realmente foi a bobagem, irrita os que acabaram de comprar uma FZ

denuncie este comentário



Fernando - BH -

postado em:08/03/2010, 19:38:48

Mas como tem gente mala neste Brasil.......Se a Yamaha coloca no mercado um modelo com o preço nas alturas eles reclamam (MT03) se coloca um modelo com preço coerente eles reclamam. Moto não é investimento meus amigos é prazer e prazer tem um preço. Agora fico aqui imaginando quem tem Hornet antiga para vender. Se lascou ........KKKKK Quem vai querer comprar moto usada, carburada com preço de moto 0KM injetada. BORA CHORAR QUE O CHORO É 0800..KKKKKKKK .

denuncie este comentário



della -

postado em:08/03/2010, 17:55:27

Uma boa moto para os motoboys que agora poderao andar com motos iguais aos motoboys europeus

denuncie este comentário



scott -

postado em:08/03/2010, 17:22:36

estou extremamente satisfeito com minha FZ6S e não penso em trocá-la tão cedo, quanto ao fato da Yamaha substituí-la por uma moto muito inferior considero sim uma baita falta de respeito com o consumidor da marca. Mas é por isso que a niponica com Y sempre está atrás da Honda...são erros grotescos de planejamento. E o pior é que nego vai comprar e adorar a moto "nova" com a mesma tecnologia da CB450 TR com freio a disco...óóólhaaaa!!!!

denuncie este comentário



Diego -

postado em:08/03/2010, 17:10:02

É isso Leonardo!!! SÓ UM AVISO A YAMAHA: A HONDA É LÍDER DE MERCADO NÃO PELO PREÇO. YAMAHA, BANDO DE TRAÍRAS!!!!

denuncie este comentário



RONALDO -

postado em:08/03/2010, 16:57:34

muito boa a iniciativa de abaixar o preço de uma 4 cc, mas qual sera agora o novo preço da xt 660? nenhuma fabrica aproveita a oportunidade deixada pela honda de uma 400 parecida com a falcon? no brasil, so tem 250cc e depois 600? pqp...

denuncie este comentário



Leonardo -

postado em:08/03/2010, 14:55:57

A Yamaha cansa seus consumidores brasileiros. Não possui coerência em sua estratégia. A partir do modelo 2009 passou a produzir a FZ6 (NeS) e no final daquele mesmo ano a tirou de linha. Fiz uma longa pesquisa, ao longo de 2008 e estupidamente comprei minha FZ6S. Agora, para tentar ganhar mercado no preço, desrespeita seus consumidores. Eu desisti desta marca. Só um aviso à Yamaha: a honda é líder de mercado não pelo preço.

denuncie este comentário



Diego -

postado em:08/03/2010, 14:34:24

Tive a oportunidade dever uma ao lado da outra (XJ6XFZ6S) na concessionária. O que dizer para a Yamaha...... Substituem uma moto consagrada, que inclusive possui categoria na motovelocidade, por um modelo inferior tecnologicamente alegando valores e facilidade para os principiantes. Não dá para entender aonde estava a cabeça da Yamaha. Ando de moto a muito tempo e sinceramente, que decepção Yamaha!!! Espero não passar por isso de novo. Ficarei com a minha FZ6S, passarei pela XJ6 e darei risada

denuncie este comentário



bker -

postado em:08/03/2010, 13:34:40

eu já cho que estaria bom se trouxessem logo a fz8 mas agente sabe q vai demorar muito, como sempre a yamaha faz...a bandit é feinha , a hornet roubam muito ..se o preço fosse igual da kawasaki 650 bicilindrica 25,5 ia estourar de vender...eu acho que em pouco tempo a Kawa vai passar a yamaha e ficar em 2° lugar..eles tem mais produtos bons pra trazer..a z1000 nova por exemplo

denuncie este comentário



Ivan -

postado em:08/03/2010, 12:17:46

Para mim a Yamaha acertou no seu reposicionamento no mercado. É evidente que a FZ8 está subsitituindo a FZ6, e penso que em breve a FZ8 deve desembarcar por aqui (até pq "nacionalizar" uma moto como foi feita com a FZ6, apenas para driblar impostos, é fácil de ser feito). Enquanto isso a Yamaha oferece uma 600 linda e mais acessível. Em termos de mercado, a Hornet ficará cercada "por cima e por baixo". E a Suzuki terá que se mexer por aqui para se adaptar. Muito bom!

denuncie este comentário



Ben Long -

postado em:08/03/2010, 11:50:19

COMO PODE A YAMAHA TIRAR DE LINHA AS FZ 6 S e N COM APROXIMADAMENTE 100 CV E COLOCAR NO MERCADO UMA MOTO COM 77 CV. PONTOS PARA A HONDA COM A CB 600 F. AS XJ NÃO VAI CONSEGUIR ENCARAR ATÉ MESMO AS BANDIT 650. QUE VERGONHA DE ANDAR DE XJ.

denuncie este comentário



Gilbert -

postado em:08/03/2010, 11:47:53

Quem tem 27.500 pra comprar uma xj6, com sertesa vai segurar mais um pouco pra comprar uma hornet ou uma bandit. A YAMAHA é sem noçao........

denuncie este comentário



kbça -

postado em:08/03/2010, 11:46:59

Pessoal, desse jeito vocês acabam com a moto antes de começarem a vendê-la. Favor consultar o site da Yamaha Europa ou de Portugal. 205 Kg é o peso em ordem de marcha e não a seco, isso para a N. Já para a F, são 211 Kg toda abastecida ou "wet" como aparece no site. Algumas revistas chegaram a colocar 211 kg como peso seco para a versão N...

denuncie este comentário



Seu Buce -

postado em:08/03/2010, 09:43:33

parabéns à Yamaha pela iniciativa de oferecer uma 4 cilindros com um custo-benefício ótimo. sempre pensei em sair da minha atual falcon para uma XT660, agora penso seriamente nessa XJ. Apesar de serem mundos completamente diferentes, acho que todo motociclista que está galgando degraus acima na escalada de cilindrada e tamanho da moto, sonha um dia com uma máquina de 4 cilindros, e esse sonho agora ficou mais próximo. um abraço e paz.

denuncie este comentário



Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss