moto.com.br

Publicidade:

Testes

Duelo radical entre nakeds: XJ6 e CB 600F

17 de May de 2010
Compartilhe este conteúdo:

Aldo Tizzani e Arthur Caldeira

A emocionante luta entre os brasileiros Lyoto Machida e Mauricio Shogun, realizada em 8 de maio nos Estados Unidos e válida pela categoria meio pesado do Ultimate Fighting Champioship (UFC), ficou marcada pela extrema técnica e força física. Considerada uma das melhores revanches do UFC, a luta durou apenas 3 minutos e 35 segundos. Shogun nocauteou Lyoto conquistando assim o cinturão dos meio-pesados.  Enquanto isso no mercado de duas rodas outra bela disputa está sendo travada entre os modelos nakeds de 600 cm³ de capacidade cúbica. De um lado a Honda CB 600F Hornet, que chegou ao país em 2004 e que foi reestilizada em 2008. De outro, a Yamaha XJ6, recém lançada pela marca dos três diapasões. Apesar de os modelos estarem equipados com motores de quatro cilindros em linha, a semelhança entre eles pára por aí.

A Honda Hornet tem comportamento mais esportivo e especificações mais topo de linha entre as 600cc. Do outro lado do ringue, a Yamaha XJ6 tem configuração mais básica, e aparece como opção de entrada no mundo das motos de quatro cilindros.

No exterior, onde há mais opções entre as nakeds de 600cc, Hornet e XJ6 não chegam a disputar mercado. Mas no Brasil, há menos modelos do segmento à disposição do consumidor, e ambas representam as marcas líderes do segmento de duas rodas. Forçando uma luta até certo ponto desigual. Afinal, suas características ciclísticas – suspensão e freios – são bastante diferentes, assim como o preço. O modelo da Honda com sistema de freios ABS custa cerca de R$ 8.000 a mais que o modelo da Yamaha (R$ 36.680, 00 contra R$ 28.500).

Round 1: Desempenho e consumo

Os propulsores de quatro cilindros em linha que pulsam em cada uma das motos, apesar do mesmo tipo de arquitetura – duplo comando no cabeçote, 600 cm³, 16 válvulas e arrefecimento líquido –, não oferecem o mesmo rendimento. A Hornet oferece 102 cv de potência máxima a 12.000 rpm e atinge mais de 200 km/h com facilidade. É claramente um motor que gira alto e tem desempenho mais radical, quase esportivo.

Já o propulsor da XJ6 não tem o mesmo vigor e nem foi projetado para isso.  Os engenheiros da Yamaha privilegiaram a entrega de potência mais suave e o torque em baixas rotações. A potência máxima declarada é de 77,5 cv 10.000 rpm, portanto 24,5 cv a menos que a Hornet, mas que chegam 2.000 giros antes. Ou seja, a XJ6 oferece um comportamento mais “civilizado”, que se mostrou ideal para o uso urbano. Assim como o torque máximo de 6,1 kgf.m já nas 8.000 rpm. Ligeiramente menor que o torque da Hornet (6,53 kgf.m a 10.000 rpm), a “força” da XJ6 entretanto aparece antes.

Demonstrando claramente sua proposta de ser uma moto mais fácil de pilotar e com um comportamento mais “light”. Voltado para motociclistas novatos, ou até mesmo experientes, que terão nesta naked sua primeira grande moto.

Mas não interprete os números de forma absoluta. Apesar de girar mais, o motor da Hornet tem torque para rodar na “boa” em vias urbanas. Também seria uma opção para o uso diário. Ao mesmo tempo em que a XJ6 oferece doses de emoção quando seu propulsor trabalha em altas rotações, mas sem tanta esportividade. Subir uma serra sinuosa com a XJ6 não é menos divertido que com a Hornet.

Já diz o ditado que “cavalo anda, cavalo bebe” e a Hornet anda mais e bebe mais. Na cidade, rodou 17,8 km com um litro de gasolina, enquanto a XJ6 percorreu 19,4 km/l. Na estrada, vantagem novamente para a Yamaha que teve consumo de 21,3 km/l, enquanto a Honda consumiu 18,6 km/l.

Round 2: Ciclística e ergonomia

Na parte ciclística, as diferenças começam pelo chassi. A Hornet foi construída sobre um quadro monotrave superior fundido em alumínio. Já a XJ6 conta com uma arquitetura mais simples: tubular em aço do tipo diamante. Em ambos os casos, a estrutura é estreita e compacta, privilegiando a rigidez e, ao mesmo tempo, a boa maneabilidade do conjunto.

É no trem dianteiro que as diferenças são mais gritantes. A naked da Yamaha conta com tradicional garfo telescópico e freio de duplo disco de 298 mm de diâmetro. Já o modelo Honda traz suspensão invertida (upside-down) e discos duplos flutuantes de 296 mm e pinça de três pistões. Outro diferencial é que a Hornet oferece o sistema de freios ABS.
Apesar da maior eficiência e tecnologia embarcada do sistema de freios da Honda, a XJ6 não ficou devendo. Transmite boa dose de segurança, mesmo em situações extremas.

Na traseira, o “trivial”: balança monoamortecida com regulagens na pré-carga da mola, além de freios a disco. Para ajudar nos trabalhos de absorção de impactos, frenagem e estabilidade, tanto a XJ6 quanto a Hornet estão calçadas com pneus radiais. A diferença fica por conta da dimensão do pneu traseiro da 600cc da Honda, mais largo: 180/55 - ZR17 contra 160/60 ZR17 da naked da Yamaha. Na dianteira, as duas motos receberam pneus com a mesma medida: 120/70 ZR17.

Mas o pneu traseiro mais estreito faz da XJ6 uma moto mais ágil na cidade – com menos massa é mais fácil mudar de direção e, por exemplo, fazer um slalom. Por outro lado, a Hornet exige mais do piloto. No item conforto, leve vantagem para a Hornet, já que a moto parece feita para você.

Na XJ6, o banco é bastante confortável, mas o motociclista precisa se adaptar às curvas do novo modelo – vale dizer que o guidão da Yamaha pode ser ajustado em duas posições.

Round 3: Gosto e bolso

Para o último e decisivo round do duelo, as nakeds apresentam seus golpes mais eficientes: o design e o preço. A Yamaha XJ6, além de ser uma novidade, tem um desenho mais moderno que parece agradar a todos. Seu farol multifacetado, seu escapamento escondido sob o motor e a cor branca da unidade avaliada recebeu elogios por onde passou. Por outro lado, a Hornet já está a dois anos no mercado e a cor preta do exemplar testado não chama tanta atenção. Além disso, não são todos que gostam do conjunto óptico e do painel da naked Honda. Mas gosto é gosto e cada um tem o seu.

Briga boa mesmo está na relação custo-benefício das motocicletas. Neste quesito larga vantagem para a Yamaha XJ6. Apesar de ser mais “pacata” e com uma construção mais simples, a naked da Yamaha custa R$ 28.500 contra R$ 36.680 da Honda Hornet com ABS (preço médio praticado em seis concessionárias de São Paulo). Com a diferença de R$ 8.000, o motociclista que optar pelo modelo Yamaha pode pagar a documentação e, dependendo de seu perfil, garantir o primeiro ano de seguro da motocicleta.

Por outro lado, a CB 600F Hornet tem um comportamento muito próximo das motos esportivas e, neste caso específico, conta com a eficiência dos freios ABS. O piloto mais arrojado vai investir em adrenalina, com um pouco mais de segurança.

A conclusão é que se você quer uma moto de quatro cilindros e 600cc, com um preço mais acessível, a Yamaha XJ6 é uma excelente opção. Mas se você é um motociclista mais experiente, tem uma conta bancária mais recheada e quer esportividade, a CB 600F Hornet foi feita para você. Nessa disputa, não houve nocaute e nem decisão unânime.

 
FICHA TÉCNICA - Honda CB 600F Hornet
MOTOR:
Quatro cilindros em linha, 599,3 cm³, 16 válvulas, DOHC, arrefecimento líquido
POTÊNCIA MÁXIMA: 102 cv a 12.000 rpm
TORQUE MÁXIMO: 6,53 kgf.m a 10.500 rpm
ALIMENTAÇÃO: Injeção eletrônica de combustível
CAPACIDADE DO TANQUE: 19 litros
CÂMBIO: 6 marchas
TRANSMISSÃO FINAL: Corrente
SUSPENSÃO DIANTEIRA: Telescópica invertida (41 mm de diâmetro e 120 mm de curso) SUSPENSÃO TRASEIRA: Balança monoamortecida (128 mm de curso e sete regulagens na pré-carga da mola)
FREIO DIANTEIRO: Discos duplos flutuantes de 296 mm e pinça de três pistões
FREIO TRASEIRO: Disco de 240 mm com pinça de pistão simples
PNEUS DIANTEIRO: 120/70 - ZR17 M/C [58W]
PNEU TRASEIRO: 180/55 - ZR17 M/C [73W]
CHASSI: mono trave superior fundido em alumínio
ALTURA DO ASSENTO: 804 mm
ALTURA MÍNIMA DO SOLO: 135 mm
DIMENSÕES (C X L X A): 2.085 mm x 760 mm x 1.090 mm
ENTRE-EIXOS: 1.435 mm
PESO: 177 kg 
CORES: preta e vermelha metálica
PREÇO PÚBLICO SUGERIDO: R$ R$ 36.680,00

FICHA TÉCNICA - Yamaha XJ6F
MOTOR:
Quatro cilindros em linha, 600 cm³, DOHC, 16 válvulas, quatro tempos, arrefecimento líquido
POTÊNCIA MÁXIMA: 77,5 cv a 10.000 rpm
TORQUE MÁXIMO: 6,1 kgf.m a 8,500 rpm
ALIMENTAÇÃO: Injeção eletrônica de combustível
CAPACIDADE DO TANQUE: 17,3 litros (3,4 de reserva)
CÂMBIO: 6 marchas
TRANSMISSÃO FINAL: Corrente
SUSPENSÃO DIANTEIRA: Garfo telescópico convencional, com 130 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA: Balança monoamortecida com 130 mm de curso
FREIO DIANTEIRO: Disco duplo de 298 mm de diâmetro
FREIO TRASEIRO: Disco de 245 mm de diâmetro
PNEU DIANTEIRO:  120/70 ZR17M/C (58W)
PNEU TRASEIRO:  160/60 ZR17M/C (69W)
CHASSI: Tubular em aço do tipo diamante
ALTURA DO ASSENTO: 785 mm
ALTURA MÍNIMA DO SOLO: 140 mm
DIMENSÕES (C X L X A): 2.120 mm x 770 mm x 1.185 mm
ENTRE-EIXOS: 1.440 mm
PESO: 186 kg 
CORES: preta e branca
PREÇO PÚBLICO SUGERIDO: (sem frete e seguro) R$ 28.500

Fotos: Gustavo Epifanio 



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Roadwin 250R: Moto compacta com apelo esportivo

Dafra Riva 150 encara duelo com a Kasinski Comet 150

MV Agusta F4: Uma esportiva vestida para correr

XT 660Z Ténéré: Enfim, uma família feliz

Honda CRF 250 L: Boa opção para os trilheiros

Dafra Riva 150 encara primeiro teste

KTM 990 Super Duke é diversão garantida

Roadwin 250R: Moto compacta com apelo esportivo

CB 300 ou Fazer 250. Qual é a melhor?

Dafra Riva 150 encara duelo com a Kasinski Comet 150

MV Agusta F4: Uma esportiva vestida para correr

Nova CB 600F Hornet 2012 mudou apenas na aparência

Dafra Kansas 150: Grata surpresa

Honda CRF 250 L: Boa opção para os trilheiros

Comentários ( 29 )


Matheus -

postado em:28/05/2010, 16:15:40

Vamos lembrar também das "Kawas" a ER-6N e a Z 750. Mas acredito que a ER compete mais com a XJ e a Z 750 com a Hornet.

denuncie este comentário



Tracer -

postado em:25/05/2010, 12:45:29

Boa Tarde amigos, é obvio que estamos falando de motos distintas, nos idos de meu 40 anos já possui varias motos, minha primeira foi uma rd350, falar que a xj é melhor ou pior que a hornet é falar bobagem, são motos com características e consumidores diferentes. Um quer maior agressividade e esportividade outra uma gran turismo com uma pitada mais agressiva.

denuncie este comentário



Lucas -

postado em:22/05/2010, 22:24:43

E aí pessoal, blz? Tem de fato algum proprietário de uma xj para falar se ficou satisfeito com a aquisição?

denuncie este comentário



Webster -

postado em:19/05/2010, 17:43:41

O que me deixa impressionado é a indiferença que a Yamaha coloca uma moto na vitrine de uma loja. Na minha cidade o cara da Yamaha coloca lá no fundo da loja uma R1, uma XJ e a Custon 950 e não comenta com ninguém. Só quem conhece as motos vão lá ver. A loja não faz o mínimo esforço para roubar um cliente Honda. A Honda ao contrário faz coquetel até para lançar a POP rosa. O dono da Honda põe cartazes e faixas em toda a cidade. Manda e-mail, põe umas gatinhas lavando motos na porta da loja. . .

denuncie este comentário



Artibano -

postado em:19/05/2010, 09:12:18

A Yamaha é uma exelente marca, mas infelizmente vai acontecer o que aconteceu com a MT-03 de 27 mil por 24 a hoje 20 (fora de linha)a fazer 600 de 35 por 32 e hoje 26 mil (fora de linha).. quem comprar a xj6 de 28 vai para 23 isso se daqui a 2 anos não sair de linha. Também pode ser uma oportunidade para quem não tem toda essa grana ter uma moto boa menos visada e de boa qualidade. Depende do Bolso e do Gosto..abs.

denuncie este comentário



Bico -

postado em:19/05/2010, 07:21:55

Bom dia pessoal, sou um feliz proprietario de uma hornet, vamos falar serio para quem já anda um puco mais forte sabe que a hornet manda na categoria naked, tanto nas estradas como nas pistas já andei na fazer 600 e na xj6, a fazer faz frente c/a hornet mas a xj6 é muito mais mansa, claro gosto é gosto e todas tem suas qualidades!!! Já andei na pista c/Z-750 kawa e a máquina toca bem!! Abraço a todos amantes das máquinas de duas rodas !!! Allan

denuncie este comentário



Rider -

postado em:18/05/2010, 17:05:13

Como mencionei abaixo, rodei com uma XJ6 domingo aprox. 35Km e já foram mais do que sulficiente p/ notar seu baixo rendimento, não quero massacrar a moto, mas se a idéia é colocar uma gatinha na garupa e andar tranquilo e não ter fortes emoções a moto é essa... Mas o q chamou mais a atenção foi o escap, que coisa feia... que venha os esportivos p/ ela, assim quem sabe consegue subir uns 8 cavalinhos...rsrsrs!!!

denuncie este comentário



Daniel Pizzi -

postado em:18/05/2010, 16:53:19

Foi útil sim, Duende, inclusive o Soares e o Polak também foram. Valeu! Acho que 99% dos compradores dessas motos esperam um bom rendimento conseguindo andar a mais de 200km/h numa viagem com os amigos. Estava em dúvida, mas acho que vou segurar a ansiedade e o dinheiro por mais um tempinho e partir logo pra Z750. Mas falem mais da XJ6 que ainda não está totalmente descartada da minha lista.

denuncie este comentário



Polak -

postado em:18/05/2010, 15:42:33

pra quem não anda acima dos 200km/h o tempo todo, qualquer 600 do mercado satisfaz, o q pesa é preço e gosto.

denuncie este comentário



soares -

postado em:18/05/2010, 15:04:46

a yamaha do amigo do daniel teve q andar mais pq o cara q a comprou tem 150 kls. parece um porco!!. a yamaha é mt + bonita . vc nem v a ponteira. agora um conselho de amigo. moto é KAWASAKI. z 750 é a moto!!

denuncie este comentário



DUENDE -

postado em:18/05/2010, 14:32:47

Boa tarde Daniel ! tem um rapaz que trabalha aqui na empresa e esta amargamente arrependido,pois disse que sabia sobre o baixo desempenho,porém não imaginava que éra tão inferior,ele relatou que em duas viagens que fez com um grupo de amigos,teve um desgaste pessoal incrivel,devido a ter que andar em uma tocada mais agraciva enquanto seus amigos andavam redondo,esta é a informação que tenho de um proprietario.Espero ter sido util.

denuncie este comentário



Palito -

postado em:18/05/2010, 14:30:41

Concordo com os comentarios a respeito das moto,agora falar que Hornet é moto de mala, ou boy, espera aí esse comentario com certeza saiu de um imbecil, que nem motociclista deve ser, sinto muito cara, mais tú é ignorante.

denuncie este comentário



Daniel Pizzi -

postado em:18/05/2010, 13:23:21

Ah! Tá explicando então, Duende. Agora, alguém pode me falar se essa XJ6 é tão inferior assim em relação as suas "concorrentes"? Estou pensando em comprar uma, mas só acho comparativos de reporteres. Alguém que conhece a moto pode me falar se ela é boa mesmo?

denuncie este comentário



DUENDE -

postado em:18/05/2010, 11:20:31

Daniel Pizzi, me desculpe, me confundi no ato da z750, pois sei que de original para original a z 750 é mais motocicleta em alguns quisitos, inclusive potencia,mas no momento que começa a se investir em equipamentos de ganho de potencia, no presente momento a hornet possui maior quantidade de recursos a disposição.Mais uma vez desculpe pelo equivoco.

denuncie este comentário



DUENDE -

postado em:18/05/2010, 11:13:31

Seu Roger acho que o senhor tem problema em interpretação de leitura, não sei se vc entendeu ou se é um duro e não pode possuir duas motocicletas, mas para o seu conhecimento eu possuo uma hornet para circular nas rodovias,uma néo para ir no dia a dia ao meu trabalho e de sóbra uma twister que esta apodrecendo na garagem e já fui com muito orgulho da época das cg ou melhor rx 125 mais umilde ainda.sem comentarios para sua pessoa, leia entenda ou fique quieto kkkkkkkk

denuncie este comentário



Marcelo celta vermelho -

postado em:17/05/2010, 23:50:14

Eu tive a oportunidade de ver as duas motos inclusive essas ai, desviei dos fotografos quanto estavam tirando as fotos lá na estrada velha, parabéns pelas fotos vcs fizeram milagre, pois o tempo aquele dia estava Horrivél.

denuncie este comentário



Edir -

postado em:17/05/2010, 22:14:27

é Padre, não vem querer dar uma de sabichão. quer que um pneu esportivo dure 15 mil km guentando mais de 6kgf de torque. inda mais na mão dessa piazada vida loka que adora azrucrinar no transito. tu anda de biz né padre. a biz tem aquele escudo que não deixa a batina arregaçar com o vento né

denuncie este comentário



Seu Buce -

postado em:17/05/2010, 22:07:22

Painel da Hornet pelo menos tem o formato simétrico. mas ao vivo, a XJ é mais bonita, principalmente a rabeta. o que estraga são 20 "potros" a menos e essa balança de twister

denuncie este comentário



Roger -

postado em:17/05/2010, 21:09:39

Com todo respeito é melhor esse PADRE rezar uma missa do que andar de motocicleta...e o Duende voltar pro planeta CG dele...ando ha 25 anos em motos de grande cilindrada e não da pra montar numa cg nem pra ir a padaria..abs

denuncie este comentário



PADRE -

postado em:17/05/2010, 20:22:59

Realmente essa comparação não diz nada, por exemplo não diz o gasto abusivo de combustivel da Hornet, não fala que um pneu da Hornet dura 5.000km e custa R$750,00. Ou seja, além de cara, parece que vc esta numa CG. A Honda então agora vai trazer a petroleira maior, a Hornet 1000, afinal brasileiro compra e paga os tubos. Vamos ganhar nas costas deles né? Amplexos fraternais. Padre

denuncie este comentário



Daniel Pizzi -

postado em:17/05/2010, 19:01:32

Nossa! Esse Rider acabou com a XJ6 agora. Na minha opinião de forma bem injusta. É bom lembrar que logo no começo da reportagem e em todas as outras reportagens que já li sobre a XJ6 é explicado que não é moto para ser comparada com a Hornet, releia a reportagem que lá está o motivo do porque estão comparando uma e outra, e cá entre nós, existem pontos positivos e negativos bem diversificados entre as duas. E outra coisa: O Duende falar que Z750 não tem chance pra Hornet!!??

denuncie este comentário



Duende 55 -

postado em:17/05/2010, 16:47:11

Desculpem alguns colegas, mas tenho uma hornet e não sou boy nem ladrão,sou um trabalhador,no caso do valor do seguro é só pesquisar que acha em conta e alem do mais quem não aguenta bebe leite,e só mané quer uma 600 pra andar no transito kkkkk lugar de maquina grande é na rodovia,na cidade se anda de cg ou scooter,100 chance para xj6,bandit,z750 contra a hornet,quem fica andando a toa na cidade de moto grande quer ser roubado e pronto,compra uma pequenina motocicleta,sinão não tenha uma grande.

denuncie este comentário



Rider -

postado em:17/05/2010, 14:25:55

Amigos, boa tarde. Estive ontem em Campos do Jordão de moto, e tive a oportunidade de andar na XJ6, primeira coisa, o escapamento é Horrivel parece o da Buell se a idéia era baixar o centro de gravidade ficou uma mer-da... o ronco do motor não agrada, e ela é mesmo de baixo desempenho, comparada a kawasaki er 600n Bicilindrica. Abraços

denuncie este comentário



Octávio Weber - Floripa -

postado em:17/05/2010, 13:05:09

Mais bonita, mais barata de adquirir, mais econômica, pneu traseiro mais barato, igual desempenho nas estradas e melhor na condução urbana, a XJ só perde pra Hornet na hora do pau de verdade, em circuitos, onde as suspensões, o maior peso e a menor potência não ajudam. Como eu nunca irei colocar minha moto num circuito... :) Só faz falta o ABS opcional.

denuncie este comentário



RBD -

postado em:17/05/2010, 12:49:33

Nossa senhora, confesso que fiquei bem assustado ao ler isso ... as 2 motos simplesmente não são comparáveis, a hornet tem muito mais motor, obviamente mais cara ... essa Kawasaki é apenas comparável a Bandit 650 que tem potência muito parecida, agora querer comparar com a Hornet, quiseram forçar a barra hein ... desculpem mas o que importa é motor e sua respectiva potência, não sua cilindrada ...

denuncie este comentário



Rods -

postado em:17/05/2010, 12:42:15

Comparar a Xj com Hornet é sacanegem... Compara ela com a Bandit....

denuncie este comentário



bandit -

postado em:17/05/2010, 12:19:10

Concordo com o colega, a Hornet virou "moto de ladrao", assim como aconteceu com a CB500. Duvida? Observe a maioria dos "individuos" que as pilotam, 90 % sao "malas" e 10 % "boys" que nao tem noção do perigo!!

denuncie este comentário



Tonelli -

postado em:17/05/2010, 11:02:37

Se fosse comprar compraria a Yamaha, pelo comportamento menos agressivo, pelo preço e por ser pouco menos visada

denuncie este comentário



Cérebro Ambiental -

postado em:17/05/2010, 10:59:44

Bom, já que citaram a palavra 'seguro', o preço praticado por uma Hornet é um ABSURDO! Os únicos que andam com ela sem seguro são os bandidos que as roubam, caso contrário não vale a pena ter esta moto. Ué, cadê a Suzuki Gladius e Honda CB 600F ou a Kawasaki ER-6F com preços mais acessíveis que este da brasileira Hornet que tem preço de moto européia? Cadê as coreanas mais em conta? Tantos modelos por aí e a gente sofrendo aqui. Abs.

denuncie este comentário



Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss