moto.com.br

Publicidade:

Testes

Diversão em três rodas

29 de January de 2008
Compartilhe este conteúdo:
Aldo Tizzani

À primeira vista, o scooter MP3 400 i.e. da Piaggio chega a ser assustador, principalmente, pelas duas rodas na dianteira e também por seu porte avantajado (2,180 mm de comprimento).

Quando você olha o scooter de frente logo vem a mente a figura de um quadriciclo esportivo. De traseira, uma moto de alta cilindrada. Porém, quando o piloto sobe no MP3 tem a nítida impressão que está em uma grã-turismo, tamanho é o conforto que o modelo oferece. Além é claro de toda a tecnologia embarcada.

Nas ruas de São Paulo, o maxi-scooter chamou muita atenção de motoristas, motociclistas e transeuntes. As perguntas mais comuns eram: - qual é a marca? Quantas cilindradas? E, quanto custa? Esta é fácil: a bagatela de R$ 39.500,00. Só para comparar, a Honda CB 1300 Super Four custa cerca de R$ 39 mil.

Depois de apreciar o MP3 de cabo-a-rabo era hora de rodar com este revolucionário scooter fabricado pela italiana Piaggio. Nos primeiros metros, a insegurança tomou conta do piloto-jornalista.

Com o passar dos quilômetros rodados parece que se está pilotando uma moto comum, de duas rodas. Com o passar do tempo, o piloto tende a abusar da inclinação.

Mas qual é o segredo do Piaggio MP3: o projeto consiste em acoplar as duas rodas dianteiras junto a um sistema de paralelogramo formado por braços em alumínio.

Segundo o fabricante, esse sistema - que funciona em conjunto com a suspensão eletro-hidráulica do MP3 - permite uma pilotagem igual a qualquer moto convencional, mas com maior estabilidade e segurança para o condutor.

Prova disso é o angulo de inclinação em curvas que pode atingir facilmente os 40 graus. E é essa emoção que o piloto menos experiente procura: deitas nas curvas.

Detalhe: no punho direito há um seletor (com duas posições) no qual o motociclista informa se o scooter está rodando ou parado. Por exemplo, quando o MP3 estiver parado, esperando o semáforo abrir, o piloto aciona o dispositivo e a suspensão dianteira fica rígida, assim o piloto não precisa colocar os pés no chão. Para desabilitar o sistema é só acelerar. Essa é a tal da tecnologia!

Para completar, as rodas dianteiras contam com um sistema de freios a disco independentes (240 mm). Essa característica permite ao MP3 400 frear em um espaço de tempo e distância 20% menor se comparado aos scooters tradicionais, que usam apenas um disco de freio.

Na traseira, mais um disco simples também de 240 mm. O sistema atua de forma bastante eficiente, sem susto para o motociclista. Ou seja, enquanto nas motos de duas rodas qualquer frenagem mais agressiva pode resultar em desequilíbrio e, consequentemente, queda, neste caso o MP3 responde melhor por contar com uma base de apoio e aderência maior.

MOTOR E CONFORTO

Sessenta anos depois de apresentar a Vespa ao mundo, a Piaggio volta com mais um projeto inovador, o MP3 que alia tecnologia e design. Prova disso é o motor – monocilíndrico de quatro tempos – que esbanja força (torque de 3,7 kgf.m a 5.000 rpm), principalmente nas largadas.

Equipado com refrigeração líquida, sistema de injeção eletrônica e sistema de transmissão CVT (Transmissão Continuamente Variável), o propulsor de exatos 398.9 cm³ gera 34 cv a 7.500 rpm. Em função de seu torque e potência, o MP3 400 pode ser um bom companheiro, seja na cidade ou em uma viagem curta.

O modelo Piaggio oferece muito conforto para piloto e garupa (banco de couro em dois níveis, plataforma para os pés, escudo frontal etc.). Este scooter tem até controle remoto para abrir os compartimentos de carga que ficam sob o banco e no “porta-malas”.

Na Europa, o MP3 está disponível também nas versões de 125 cm³ e 250 cm³, ambas monocilíndricas, com motores de quatro tempos. Além disso, o modelo Piaggio tem várias opções de acessórios: alarme com sirene; capacetes com intercomunicadores via bluetooth; porta objetos e até um sistema de navegação TomTom Ride.

FICHA TÉCNICA

MOTOR
Tipo Monocilíndrico de quatro tempos e refrigeração líquida
Capacidade cúbica 398.9 cm³
Diâmetro e curso 85.8 mm X  69 mm
Taxa de compressão 10.5:1
Alimentação Injeção eletrônica de combustível
Potência máxima 34 cv a 7.500
Torque máximo 3,7 kgf.m a 5.000 rpm
Câmbio CVT 
Partida Elétrica
 
CICLÍSTICA
Quadro Tubos de aço
Suspensão dianteira Sistema eletro-hidráulica
Suspensão traseira Bichoque
Freio dianteiro Disco simples em ambas as rodas, de 240 mm
Freio traseiro Disco simples de 240 mm
Pneu dianteiro 120/70-12” 51S
Pneu traseiro 140/70-14” 68S

DIMENSÕES E CAPACIDADE
Comprimento total 2,180 mm
Largura total 745 mm
Distância entre-eixos 1,550 mm
Altura do assento 785 mm
Peso seco 244 Kg
Tanque de combustível 12 litros
Cor Azul, prata e vinho
Preço R$ 39.500,00

Onde Encontrar – Piva Import – Avenida dos Bandeirantes, 1350 (SP)
(11) 5506-5080 – www.pivaimport.com.br

Clique aqui para ver anúncios da Piaggio.


Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Triumph lança no Brasil a Thunderbird Commander

Teste: Comparativo BMW C 600 Sport versus Yamaha Tmax 530

Teste: Harley-Davidson CVO Breakout mais que exclusiva

Teste: BMW C 600 Sport, maxi scooter com espírito de moto

Teste: Ducati Hyperstrada dá velocidade ao turismo

Teste Triumph Explorer XC: Pronta para tudo!

Teste: Benelli TRE 899K uma touring na medida

Triumph lança no Brasil a Thunderbird Commander

Teste: Harley-Davidson CVO Breakout mais que exclusiva

Teste: Comparativo BMW C 600 Sport versus Yamaha Tmax 530

Teste: Comparativo Flex Honda CB 300R x Yamaha Fazer 250

Yamaha lança XTZ 150 Crosser e nós já avaliamos, confira!

Teste: BMW C 600 Sport, maxi scooter com espírito de moto

Teste: Primeiras impressões com a Honda CB 500X


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss