moto.com.br

Publicidade:

Testes

Comparativo: Honda CB 600F Hornet vs Honda CBR 600F

25 de September de 2012
Compartilhe este conteúdo:

Leandro Lodo/Paulo Souza

De uma lado, a Honda CB 600F Hornet, uma lenda entre as nakeds de média cilindrada, de outro, a sua irmã carenada, a Honda CBR 600F, que apesar de compartilhar basicamente as mesmas especificações técnicas, possui características que reúnem o conforto e desempenho de uma naked com o design de uma superesportiva, mas será que é somente a “roupa” que diferencia estes modelos? Isso é o que veremos a seguir.

Notável

Notável, com certeza, a carenagem integral da Honda CBR 600F traz um atraente visual, digno de uma superesportiva. A sua carenagem integral, em conjunto com o seu pequeno pára-brisa, oferece uma boa proteção aerodinâmica para o piloto, ideal para as estradas. Entretanto, essa proposta mais touring não permaneceu na autonomia do modelo. Seu tanque de combustível exclusivo permite um melhor encaixe das pernas, mas sua capacidade é menor do que da Hornet: 18,1 litros contra 19 litros na versão naked.

Logo ao subir na CBR 600F, fica evidente a diferença na posição de pilotagem entre as irmãs, que ao invés vez do guidão conforto da versão naked, possui semi-guidões localizados acima da mesa, oferecendo uma posição agradável entre o conforto de uma naked e a esportividade de uma CBR 600 RR (réplica de corrida). Apesar do conforto dos semi-guidões da CBR 600F, no trânsito intenso de um grande centro urbano eles podem incomodar um pouco e a versão naked ganha com louvor nesse quesito.

Já na estrada a CBR 600F mostrou toda sua praticidade de pilotagem em relação à Hornet. Além de uma posição mais agressiva, a sua bolha frontal ajuda bastante a desviar o vento, deixando a viagem mais confortável e prazerosa. Em cima da naked, quando alcançamos alta velocidade, o vento frontal atrapalha bastante, tornando impossível manter a velocidade por muito tempo sem se cansar.

Ambas versões compartilham do mesmo painel, que traz bastante diferenciais entre os demais modelos da mesma categoria. Totalmente digital, o painel possui além dos itens básicos como conta-giros, marcador de velocidade, temperatura do motor, relógio, hodômetro total e parciais, ainda é possível visualizar o consumo médio, consumo instantâneo e fuel trip progressivo, assim que a moto entra na reserva. Só faltou mesmo um indicador de marcha, item já evidenciado em modelos como a Kawasaki Er-6n e a Suzuki Bandit 650.

Outras diferenças

Embora o conjunto de suspensões seja o mesmo, garfo invertido (upside-down) na dianteira com 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso e balança monoamortecida com 128 mm de curso na traseira, a CBR 600F traz uma grande diferença entre a CB 600F Hornet, que é o garfo invertido com regulagem de compressão e retorno, uma maneira fácil de adequar a suspensão a cada terreno e tipo de pilotagem.

O modelo testado da naked Honda CB 600F Hornet possui o sistema C-ABS e tem preço público sugerido de R$ 33.800, enquanto a sua irmã carenada, também equipada com o C-ABS tem o preço público sugerido de R$ 35.500, ambos sem frete. Entretanto, a maior preocupação na hora da compra não é o preço da motocicleta e sim o preço do seguro, que devido ao alto índice de roubo é um dos maiores da categoria.

Colocando uma versão ao lado da outra, fica visível também que a versão carenada é um pouco mais alta que a naked, exatos 78 mm. Embora essa seja a menor das diferenças entre as versões, o que vai definir a sua escolha entre uma ou outra será a sua necessidade, o tipo de uso que você fará. Para quem conhece a Hornet, a performance da sua irmã carenada é a mesma, porém a sua tocada é bem diferente e mais esportiva devido a sua carenagem e o seus semi-guidões.

A Honda CBR 600F é ideal para aquele piloto que viaja com frequência, já que possui carenagem integral e uma posição de pilotagem mais agressiva, revelando sua proposta mais touring. Esta versão carenada até se sai bem na cidade, já que é uma moto compacta e com um bom ângulo de esterço. Por outro lado, a versão naked nasceu para o perímetro urbano, e se você quer uma moto para o dia-a-dia, mas com potencial de sobra para eventuais viagens, a consagrada Honda CB 600F Hornet “cai como uma luva”.

Serviço
Cotação de Seguro (*)
Hornet
A vista R$ 5.206,16
Franquia R$ 2.326,97

CBR 600 F
A vista R$ 5.286,55
Franquia R$ 2.326,97

Ambas tem a opção de seguro apenas para roubo e furto por R$ 3.500,00

(*) Perfil médio: Homen, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (zona sul ou zona oeste, por exemplo).

Agradecimentos
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
(11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br

Ficha técnica
Honda CBR 600F
Motor Quatro cilindros em linha, 599,3 cm³, 16 válvulas, DOHC, arrefecimento líquido
Potência máxima 102 cv a 12.000 rpm
Torque máximo 6,53 kgf.m a 10.500 rpm
Diâmetro x curso 67,0 x 42,5 mm
Alimentação Injeção Eletrônica de combustível
Taxa de compressão 12,0 : 1
Sistema de partida Elétrica
Capacidade do tanque 18,1 litros
Câmbio 6 velocidades
Transmissão final Corrente
Quadro Mono trave superior fundido em alumínio
Suspensão dianteira Telescópica invertida, 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso ajustável
Suspensão traseira Monoamortecida, 128 mm de curso e sete regulagens na pré-carga da mola
Freio dianteiro Discos duplos flutuantes de 296 mm e pinça de três pistões (versão com C-ABS)
Freio traseiro Disco simples de 240 mm com pinça de pistão simples
Dimensões (c x l x a) 2,150 x 742 x 1,152 mm
Pneu dianteiro 120/70 – ZR17 M/C (58W)
Pneu traseiro 180/55 – ZR17 M/C (73W)
Altura do assento 803 mm
Altura mínima do solo 135 mm
Entre-eixos 1.437 mm
Peso seco 191 kg (versão Standard) 196 kg (versão C-ABS)
Cores Branca e Preta
Preço sugerido R$ 32.500 (versão Standard) e R$ 35.500 (versão C-ABS) – base estado de São Paulo, sem frete e seguro.

Ficha técnica
Honda CB 600F Hornet
Motor Quatro cilindros em linha, 599,3 cm³, 16 válvulas, DOHC, arrefecimento líquido
Potência máxima 102 cv a 12.000 rpm
Torque máximo 6,53 kgf.m a 10.500 rpm
Diâmetro x curso 67,0 x 42,5 mm
Alimentação Injeção Eletrônica de combustível
Taxa de compressão 12,0 : 1
Sistema de partida Elétrica
Capacidade do tanque 19 litros
Câmbio 6 velocidades
Transmissão final Corrente
Quadro Mono trave superior fundido em alumínio
Suspensão dianteira Telescópica invertida, 41 mm de diâmetro e 120 mm
Suspensão traseira Monoamortecida, 128 mm de curso e sete regulagens na pré-carga da mola
Freio dianteiro Discos duplos flutuantes de 296 mm e pinça de três pistões (versão com C-ABS)
Freio traseiro Disco simples de 240 mm com pinça de pistão simples
Dimensões (c x l x a) 2,150 x 751 x 1,074 mm
Pneu dianteiro 120/70 – ZR17 M/C (58W)
Pneu traseiro 180/55 – ZR17 M/C (73W)
Altura do assento 803 mm
Altura mínima do solo 135 mm
Entre-eixos 1.437 mm
Peso seco 188 kg (versão Standard) 193 kg (versão C-ABS)
Cores Verde metálico e preto
Preço sugerido R$ 30.800 (versão Standard) e R$ 33.800 (versão C-ABS) – base estado de São Paulo, sem frete e seguro.

Fotos: Leandro Lodo/Paulo Souza



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Teste: Harley-Davidson LiveWire aposta no futuro

Teste Daytona 675: Nem sempre a mais barata deixa a desejar!

Teste: Triumph Tiger Sport uma viagem de adrenalina

Teste: YamahaTénére 660 fica mais baixa e segura

Teste Triumph Tiger 800: A irmã indicada para o asfalto!

Primeiras impressões Honda NXR Bros 160: Por que não 200 cc?

Teste: Honda CG 150 Titan X Yamaha Fazer YS 150

Teste Daytona 675: Nem sempre a mais barata deixa a desejar!

Teste: Triumph Tiger Sport uma viagem de adrenalina

Primeiras impressões Honda NXR Bros 160: Por que não 200 cc?

Teste: Comparativo Flex Honda CB 300R x Yamaha Fazer 250

Honda anuncia chegada dos modelos CB 650F e CBR 650F

Teste: Primeiras impressões do scooter Honda PCX 150

Teste: YamahaTénére 660 fica mais baixa e segura


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss