moto.com.br
Publicidade:

Fique por dentro de tudo que acontece no Rally Dakar, considerado o rally mais difícil do mundo! Muita adrenalina, drama e superação.

Rally Dakar - O Rally mais difícil do mundo

Rally Dakar: Maior percurso na América do Sul em 2014

Principal competição Off Road do planeta terá em sua 36º edição cerca de 9.000 km para todos os veículos

27 de December de 2013

Com o maior percurso da história na América do Sul, o Dakar 2014 terá mais de 9.000 quilômetros a serem percorridos, em diferentes trajetos e distâncias para as categorias motos/quadriciclos, carros e caminhões. A 36ª edição, que tem largada marcada para o dia 5 de janeiro, na cidade de Rosário, na Argentina, e inclui passagem pela primeira vez na Bolívia, até a chegada no dia 18 de janeiro, em Valparaíso, no Chile, tem como filosofia a “extrema resistência”, o que mostra o duro caminho a ser percorrido pelos mais de 430 participantes.

A caravana da competição off-road mais difícil e dura do mundo passará por 14 cidades. Na Argentina, serão sete bases de apoio (Rosário, San Luis, San Rafael, San Juan, Chilecito, San Miguel de Tucumán e Salta), na Bolívia, apenas uma (Uyuni), e no Chile, seis municípios (Calama, Iquique, Antofagasta, El Salvador, La Serena e Valparaíso).

Em treze etapas, os competidores das motos e quadris enfrentarão uma distância completa de 8.734 km, sendo 5.228 km de cronometrados.  Nos carros, os pilotos e navegadores terão 9.374 quilômetros de percurso total, dos quais 5.522 km de trechos cronometrados (especiais). Os caminhões desafiarão 9.188 km, com 5.212 km de especiais.

Outra novidade é em relação às etapas. Cinco delas terão rotas e terrenos completamente diferentes para as categorias motos/quadris e carros/caminhões. Isso corresponde a cerca de 2.000 quilômetros de trechos cronometrados, cobrindo mais de 40% da distância. O objetivo da organização com essa “separação” é fazer com que os participantes atinjam o desempenho máximo, tanto dos equipamentos quanto da parte física e mental.

O Dakar 2014 tem algumas particularidades para cada categoria. Nas motos e quadriciclos, destaques para as duas maratonas (dias 7-8 e 12-13 de janeiro), etapas em que os pilotos não podem ter ajuda externa das equipes na manutenção dos equipamentos. Além disso, no dia 12, os participantes destas categorias irão à Bolívia. Na data, o trajeto inclui a cidade de Uyuni, onde está localizado o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. No mesmo dia, carros e caminhões farão uma especial em laço, em Salta, no norte da Argentina. Já no dia seguinte, chegam a Calama, no Chile, onde se reencontram com as motos e quadriciclos para dar sequência ao rali.

Brasil no Dakar 2014
Na prova, o Brasil será representado por seis participantes de duas equipes oficiais de fábrica: a Honda, com Jean Azevedo e Dário Júlio, nas motos, e Mitsubishi, com duas duplas nos carros, formadas por Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin.
 
Distâncias das categorias no Dakar 2014
 
Motos/quadris
Trechos cronometrados (especiais): 5.228 km
Deslocamento: 3.506 km
Percurso total: 8.734 km
 
Carros
Trechos cronometrados (especiais): 5.522 km
Deslocamento: 3.852 km
Percurso total: 9.374 km
 
Caminhões
Trechos cronometrados (especiais): 5.212 km
Deslocamento: 3.976 km
Percurso total: 9.188 km

Foto: Luiz Pires (Vipcomm)/Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

40ª edição do Rally Dakar voltará a passar pelo Peru

Entrevista: Leandro Torres, campeão de UTV no Rally Dakar 2017

Dakar: Brasil é campeão no topo do pódio na categoria UTV

Rally Dakar: Classificação Final - 2017

Dakar: Confira o vídeo TVPA da chegada das motos de 2017

Dakar: Confira o vídeo da 12ª etapa de 2017

Dakar: Confira o vídeo TVPA da 11ª etapa de 2017

Conheça as motos na disputa do Rally Dakar 2016

ROTAS RALLY DAKAR

PILOTOS RALLY DAKAR

Entrevista: Leandro Torres, campeão de UTV no Rally Dakar 2017

Dakar: Leandro Torres e Lourival Roldan levam título na UTV

40ª edição do Rally Dakar voltará a passar pelo Peru

Rally Dakar 2017: todas as equipes contra a KTM

Comentários

Galeria de Fotos

Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender